Qual é o objetivo da Contabilidade? Por que atuar na área?

contabilidade

Muitos alunos gostam da área administrativa e de lidar com números e, assim, se interessam pelo curso de Ciências Contábeis. No entanto, é comum terem dúvida sobre qual é o objetivo da Contabilidade.

Trata-se de uma área que logo remete aos profissionais que fazem a declaração do imposto de renda para Pessoas Físicas e Jurídicas, mas saiba que essa é apenas uma das várias possibilidades de quem escolhe seguir a carreira.

Para orientar você, preparamos um conteúdo completo, que vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e descubra ainda os diferenciais do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera para você construir um futuro de sucesso nessa área!

Qual é o objetivo da Contabilidade?

É importante destacarmos que o profissional de Ciências Contábeis é figura-chave nas organizações públicas e privadas, independentemente do porte ou setor. Ele trabalha em uma área voltada ao gerenciamento da contabilidade geral da empresa: realiza o controle das entradas e saídas de recursos e também cuida da parte fiscal, ficando responsável por tudo o que se relaciona aos tributos.

Qual é a importância da área de Ciências Contábeis?

Agora que você já viu o que é Contabilidade, precisa entender que se trata de um setor estratégico de uma empresa. Isso porque atua diretamente na gestão financeira, fiscal e patrimonial das organizações.

É função da Contabilidade analisar números e planilhas para evitar despesas e também para garantir que o negócio siga tanto as legislações tributárias quanto aquelas específicas do seu ramo de atividade.

Quem decide seguir essa carreira pode trabalhar com:

  • área fiscal — o profissional direciona suas atividades para os encargos e para tributos;
  • departamento pessoal — é o setor responsável pela folha de pagamento, além de cuidar dos trâmites burocráticos relativos à admissão e à demissão de colaboradores;
  • controladoria — analisa os dados sobre o desempenho de um negócio, trabalhando com o planejamento estratégico e subsidiando a tomada de decisão de gestores;
  • auditoria — é uma função voltada ao monitoramento e controle externo do setor financeiro de uma organização, apontando erros e até fraudes;
  • perícia — é a área da Contabilidade em que o profissional faz um parecer sobre aspectos contábeis a pedido do juiz ou de uma das partes de um processo judicial.

Quais são os benefícios de ser um contabilista?

Viu só como o conceito de Contabilidade abrange diferentes áreas? É uma profissão muito versátil, pois permite trabalhar como colaborador de uma empresa ou autônomo, prestando consultoria, ou ainda enquanto empreendedor — gerenciando o próprio escritório contábil. Dessa maneira, é um segmento voltado a diferentes perfis profissionais.

Pode propiciar também uma jornada de trabalho flexível para quem decide atuar como autônomo e, por ser uma profissão intelectual, é voltada a pessoas de todas as idades.

Os avanços na área, como a Contabilidade Digital, que otimizou os processos, também abre mais portas a quem escolhe a faculdade de Ciências Contábeis, visto que as empresas buscam mais qualidade nesses serviços. Se você acessar o Canal Conecta, portal de vagas da Anhanguera, vai perceber como há boas oportunidades para a carreira.

Alta empregabilidade

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstrou ainda a alta empregabilidade na Contabilidade, que chega a 93,87%. Além disso, é uma área com boas perspectivas no mercado de trabalho, visto que todas as empresas precisam de um contabilista.

A remuneração desse setor também é atrativa. De acordo com informações do site de recrutamento Vagas, o salário médio desse profissional é de R$ 4.238.

O que é preciso para se tornar um profissional de Contabilidade?

Ficou interessado em seguir essa carreira, sabendo qual o objetivo da Contabilidade? Então, o primeiro passo é fazer a graduação em Ciências Contábeis. É um curso da modalidade Bacharelado, que dura 4 anos, e tem uma grade curricular bem completa para preparar o aluno aos desafios profissionais da área.

Aqui na Anhanguera, o curso é dividido em:

  • formação inicial — é o conhecimento básico para exercer a profissão, incluindo as disciplinas de Administração, Economia, Direito, Matemática e Estatística;
  • formação profissional — aqui são as teorias e técnicas específicas da Contabilidade. Dessa forma, o aluno acompanha as matérias de Ciclo Contábil, Gestão, Finanças e Controladoria, além de Perícia, Arbitragem e Auditoria.

Possibilidade de cursar no formato EAD

A boa notícia é que as Ciências Contábeis estão na lista de cursos a distância. Isso mesmo: se você trabalha ou se, por alguma outra razão, tem a rotina corrida e não conseguiria comparecer presencialmente às aulas, é possível fazer essa faculdade online.

Com essa modalidade de ensino, você pode acessar as aulas nos horários e nos locais mais convenientes: basta um tablet, notebook ou celular e conexão com a internet. É a mesma qualidade do curso presencial, e o aluno conta ainda com o suporte de tutores em caso de dúvidas, ou se tiver algum problema na plataforma digital de ensino.

A faculdade EAD oferece ainda a vantagem de ter uma mensalidade com valor mais baixo quando comparada à dos cursos presenciais. Dessa maneira, fica mais fácil estudar sem comprometer seu orçamento.

No vídeo a seguir, você pode entender como funciona o curso de Ciências Contábeis EAD oferecido pela Anhanguera:

Registro no conselho profissional

Após conquistar o diploma do curso superior em Ciências Contábeis, o contabilista só pode atuar na área depois de obter o registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade de seu estado. É preciso ainda ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Conseguimos explicar qual o objetivo da Contabilidade e como há uma demanda grande pelo profissional formado em Ciências Contábeis? Então, se você está na dúvida na hora de escolher a faculdade por conta da empregabilidade na área, saiba que seguir essa carreira é um caminho seguro, permitindo sua ascensão profissional, além de bons salários.

Gostou do nosso post? Precisa de mais alguma informação sobre essa área ou o curso superior? Fique tranquilo: entre em contato com a Anhanguera e confira a unidade mais próxima de você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.