De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa posições preocupantes em rankings de países mais ansiosos e depressivos¹. E, em meio a esse cenário, as crianças também são afetadas. Levantamentos da Sociedade Brasileira de Pediatria² (SBP) mostram que o problema tem se agravado em diversas regiões do país.☹️
Sendo assim, a Psicologia Infantil é uma área em pleno crescimento e que traz uma importância fundamental para a sociedade: o cuidado com a saúde mental dos mais jovens. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro da importância do curso de Psicologia e desse segmento de atuação!
O que um psicólogo infantil faz?
O psicólogo infantil ajuda a criança a trabalhar habilidades e competências importantes para o crescimento dela, como a autonomia e a autoestima. 😎
Ao mesmo tempo, realiza procedimentos avaliativos (como testes, escalas e dinâmicas) para averiguar a existência de processos neuropsicológicos e cognitivos disfuncionais capazes de afetar não só o desenvolvimento e a maturação delas, mas também os estudos e a interação social.
Fora isso, muitos psicólogos infantis se dedicam a atuar em relação à saúde mental e ao aparecimento de psicopatologias na infância, como:⬇️
- depressão;
- ansiedade;
- fobia social;
- estresse pós-traumático;
- esquizofrenia.
Mas não acaba aí. Quem escolhe esse campo também trabalha questões emocionais conflitantes relacionadas ao processo de adoção, luto por familiares que faleceram e pais que estão se separando.
Outras atividades que aparecem no dia a dia de quem segue essa carreira dizem respeito ao acompanhamento clínico do desenvolvimento da personalidade e da atenção às dificuldades de relacionamento interpessoal.
Como é o seu dia a dia de trabalho?
Uma das rotinas mais populares é o atendimento ambulatorial que ocorre em um consultório. Nesse cenário, os pais agendam as consultas de forma particular, por plano de saúde ou preço social, e os filhos passam a ser atendidos de acordo com a questão de saúde, personalidade, emoção, cognição ou desenvolvimento que apresentam.
No entanto, isso não é tudo. A Pedagogia e a Psicologia são áreas complementares e, por isso, o psicólogo especializado em crianças pode participar ativamente do dia a dia escolar.
Ele assume a função de identificar, por exemplo, estudantes que tenham transtornos de aprendizagem e precisam de encaminhamentos para profissionais da saúde. O profissional que atua com psicologia infantil ainda pode participar do processo de mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola — visando maior inclusão e acessibilidade do espaço aos alunos com deficiência ou necessidades especiais. 🏫
Ele também colabora no processo educacional e orienta os jovens em suas vidas acadêmica e pessoal. Não é para menos que o psicólogo infantil tem uma importância na realização de testes vocacionais.
Outra possível área de atuação é a hospitalar🏥, auxiliando pacientes no processo de adoecimento e na adaptação ao período de internação. Afinal, em alguns casos, ele é bastante longo e traz impactos na vida social e escolar dos mais novos.
Por fim, o profissional especializado em psicologia infantil também pode atuar na área forense (com a emissão de laudos técnicos e a participação na resolução de eventos judiciais), no campo da pesquisa e na confecção de materiais voltados ao público infantil, como propagandas, programas de televisão e livros didáticos.
Qual é o salário de um psicólogo infantil?
O salário de um psicólogo no Brasil é de R$ 3.091,99*, como destaca o levantamento do site Salário. Esse valor é para uma jornada de 33 horas trabalhadas por semana com atendimento clínico. Ou seja, não se trata de um valor fixo.
Ele é influenciado diretamente pela demanda de pacientes que aparece e pela quantidade de acompanhamentos, procedimentos e avaliações realizadas ao longo do mês.
Inclusive, até mesmo os horários que o psicólogo disponibiliza nos consultórios vão trazer impactos. Afinal, um profissional pode atender tanto de manhã quanto de tarde. Já outro, só à tarde, e por aí vai. É por isso que o mesmo portal aponta que muitos profissionais chegam a receber até R$ 6.208,49* mensais.🤑
Quais são as abordagens da Psicologia Infantil?
Entre as mais comuns estão a terapia cognitiva-comportamental (TCC), a psicanálise, a abordagem centrada na pessoa, a gestalt-terapia e a fenomenologia. Como não há uma unanimidade quando se envolve esse assunto, a escolha por uma abordagem da psicologia vai variar de profissional para profissional.
Alguns escolhem vertente A em vez da B por se identificar com o referencial teórico dela, enquanto outros optam por vertente C no lugar da D pelas técnicas e intervenções utilizadas durante o atendimento clínico.
A recomendação é que você estude o máximo delas e busque praticá-las nas atividades e nos estágios obrigatórios durante a faculdade antes de tomar uma decisão para começar a carreira. ✌🏽
Como atuar na área?
Está interessado em seguir essa área? Então, você precisa fazer a faculdade de Psicologia.
O curso da Anhanguera é um Bacharelado presencial e tem duração de cerca de 5 anos (10 semestres). Terminado esse período, você pode fazer uma pós-graduação para se especializar nas demandas do público infantil. É o caso da Neuropsicologia, que capacita o estudante a lidar, entre muitas coisas, com os aspectos cognitivos e do neurodesenvolvimento na infância.
Além dela, dá para cursar, por exemplo, Psicologia Clínica, Psicomotricidade, Psicologia Escolar e Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial. As possibilidades são muitas e abrem portas para carreiras em diferentes campos de atuação.
O que você está esperando? Vem para a Anhanguera!
Que tal fazer a diferença e se tornar o mais novo especializado em Psicologia Infantil do Brasil? Essa é, sem dúvidas, uma área que tem tudo para crescer! Isso com o bônus de ser uma carreira fundamental para que a nova geração cresça mais saudável e feliz. Não dá para perder a chance, não é mesmo?
Inscreva-se agora mesmo para o vestibular online da Anhanguera! Você pode fazer a prova completamente online ou utilizar a nota do Enem como substituta para o exame. Venha fazer parte de nosso time!
* Sujeito a alteração.
¹ https://www.paho.org/pt/topicos/depressao. Acessado em dezembro de 2022.
² https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_21999c-DocCient_-_Depressao_na_infancia_e_adolescencia.pdf. Acesso em dezembro de 2022.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 48
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?