Psicologia Infantil: o que é e como atuar na área?

Psicologia Infantil

O povo brasileiro é conhecido, em todo o mundo, como uma nação bastante alegre e cheia de hospitalidade. Ainda que isso seja verdade, nós também escondemos uma realidade pouco discutida: a existência de uma série de problemas de cunho psicológico e emocional em nossa sociedade.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa posições preocupantes em rankings de países mais ansiosos e depressivos¹. E, em meio a esse cenário, as crianças também são afetadas. Levantamentos da Sociedade Brasileira de Pediatria² (SBP) mostram que o problema tem se agravado em diversas regiões do país.

Sendo assim, a Psicologia Infantil é uma área em pleno crescimento e que traz uma importância fundamental para a sociedade: o cuidado com a saúde mental dos mais jovens. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro da importância do curso de Psicologia e dessa especialização!

O que é a Psicologia Infantil?

A Psicologia é um campo de estudos da área da saúde que, como o nome já nos indica, cuida da psique dos seres humanos. Essa é uma palavra de origem grega utilizada para, de certa forma, denominar o alinhamento entre a nossa mente e o nosso espírito.

O psicólogo é, portanto, o “médico dos pensamentos” da sociedade. Em um mundo tão repleto de problemas ligados ao emocional, como a depressão e a ansiedade, o profissional é um indivíduo indispensável para garantir o bem-estar físico e mental da população.

E, claro, as crianças e os adolescentes também precisam dessa mãozinha! Os pequenos têm particularidades e são criaturas muito singulares. Por isso, precisam de atenção especializada, dada por um profissional que realmente entenda os seus anseios e os desafios que a criançada enfrenta em seu dia a dia.

Sendo assim, a Psicologia Infantil é uma área da Psicologia dedicada exclusivamente ao diagnóstico, ao tratamento e, claro, à prevenção de problemas que estejam relacionados ao âmbito emocional e mental de jovens.

Qual é a sua importância e finalidade?

A carreira em Psicologia é importante para a sociedade e tem, como finalidade, cuidar da mente de nossa população. Para as crianças, no entanto, ela tem um significado um pouco diferente.

Crianças e adolescentes estão passando pelo que conhecemos como amadurecimento. Aqui, seu caráter, gostos, personalidade e até mesmo a forma como eles veem o mundo estão sendo constantemente moldados. Isso faz com que eles também estejam mais suscetíveis a influências externas e mais vulneráveis no âmbito emocional.

Fazer com que um jovem amadureça de forma consistente e saudável é essencial para garantir que ele tenha, no futuro, uma vida adulta também equilibrada e cheia de sucessos. Por isso, o objetivo do Psicólogo Infantil também é prevenir a ocorrência de alterações futuras e fazer com que a passagem da infância para maturidade seja a mais tranquila possível.

Tudo isso, é claro, com uma visão voltada para aquele universo e falando uma linguagem que dialogue diretamente com o grupo de pacientes atendido.

Como é a atuação do psicólogo infantil?

O psicólogo infantil, portanto, atua ajudando a criança a construir e a desenvolver habilidades importantes para o seu crescimento, como a autonomia e a autoestima. Ele pode fazer isso de várias maneiras, sendo uma delas com o atendimento ambulatorial padrão, em um consultório.

No entanto, isso não é tudo. A Pedagogia e a Psicologia são áreas complementares e, por isso, o psicólogo especializado em crianças pode participar ativamente do dia a dia escolar. Ele colabora no processo educacional e orienta os jovens em suas vidas acadêmica e pessoal.

O psicólogo infantil tem uma importância na realização de testes vocacionais e na orientação de carreira para adolescentes. Outra possível área de atuação é a hospitalar, auxiliando pacientes que passam por períodos de internação e muito mais.

Por fim, o profissional especializado em Psicologia Infantil também pode atuar na área forense (com a emissão de laudos técnicos e a participação na resolução de eventos judiciais), no campo da pesquisa e na confecção de materiais voltados ao público infantil, como propagandas, programas de televisão e livros didáticos.

Como ingressar na área?

Está interessado em seguir essa área? Isso é muito legal! Para isso, no entanto, você precisa, antes, fazer uma faculdade. O curso ao qual estamos nos referindo é o de Psicologia, que tem duração de cerca de 5 anos.

Depois, é só se especializar na área por meio de uma pós-graduação ou, quem sabe, prestar um concurso público voltado para a atuação com crianças. De qualquer forma, isso renderá muitos frutos, já que o salário médio de um Psicólogo é de R$ 2.700* para uma jornada de 33 horas trabalhadas por semana.

Como escolher uma boa faculdade de Psicologia?

Agora que já conversamos bastante sobre o assunto, finalizamos o bate-papo com uma dica importante: que tal descobrir como escolher uma instituição entre as melhores faculdades de Psicologia?

Bom, certamente há muitas opções, mas uma instituição se destaca em meio às outras: a Anhanguera! Aqui, contamos com uma grade atualizada com as principais matérias de Psicologia, além de uma metodologia voltada para a prática clínica e para a preparação do aluno ao mercado de trabalho.

Essa prática, inclusive, é incentivada por meio de uma parceria exclusiva com o Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade que ajuda o estudante da instituição a encontrar vagas de estágio e emprego que combinem com o seu perfil. Temos em nossa infraestrutura, também, a Clínica de Psicologia da Anhanguera Bauru, um incrível diferencial!

Para mais informações sobre nossos diferenciais, dê uma olhadinha no site oficial Anhanguera!

O que você está esperando?

Que tal fazer a diferença e se tornar o mais novo especializado em Psicologia Infantil do Brasil? Essa é, sem dúvidas, uma área que tem tudo para crescer! Isso com o bônus de ser uma carreira fundamental para que a nova geração cresça mais saudável e feliz. Não dá para perder a chance, não é mesmo?

Inscreva-se agora mesmo, então, para o vestibular Anhanguera! Você pode fazer a prova completamente online ou utilizar a sua nota do Enem como substituta para o exame. Venha fazer parte de nosso time!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.