Quem elabora o PPP da escola? Descubra como o pedagogo atua nesse sentido!

Saber quem elabora o PPP da escola é importante para identificar as responsabilidades dos envolvidos nos processos educacionais. E o pedagogo tem um papel muito importante aqui, sabia?

Ele é o responsável não só pela redação do documento, mas também por todo o processo até a sua implementação. Vamos ver a seguir como o pedagogo atua nesse sentido!

O que é o PPP?

O PPP é o Projeto Político-Pedagógico. É um documento importante para as escolas, que traz propostas de ação a serem realizadas dentro de um determinado período de tempo e reflete a importância de encarar a escola como um local político de construção de saberes e de cidadãos responsáveis para atuar em sociedade.

E, por isso, precisam ter o componente pedagógico, ou seja, definir quais serão as atividades educacionais a serem realizadas para preparar crianças e jovens para proporcionar melhor aprendizagem.

Qual a importância do PPP?

O PPP tem um papel fundamental para ajudar a ser um guia para os profissionais de educação, tanto os gestores quanto os professores em seu dia a dia.

Além disso, ele também é uma forma de informar aos pais quais são os princípios e ações da empresa com o objetivo de identificar se aquela escola está mais alinhada, de fato, com as expectativas da família.

Como o pedagogo atua na elaboração do PPP?

Normalmente quem está envolvido nesse processo é o coordenador pedagógico. Ele ajuda na coordenação das reuniões que listarão os principais pontos que devem estar presentes no PPP. Ele deve ajudar para que o documento seja elaborado de forma colaborativa, dando voz a todos os envolvidos.

Além disso, ele também é responsável por adequá-lo às normas necessárias para que seja um documento válido e, assim, garantir que ele possa ser cumprido de fato.

Qual a importância do pedagogo para os processos educacionais?

O profissional formado em pedagogia atua não só para ajudar na elaboração do PPP, mas também possui outras funções muito importantes para a área educacional. Estão entre elas:

  • realiza o planejamento de aula;
  • ajuda demais professores no desempenho educacional;
  • ajudar em eventuais conflitos existentes no ambiente das escolas;
  • realizar o diálogo necessário com os pais, diretores, demais professores ou responsáveis para auxiliar as crianças em seu pleno desenvolvimento.

Aproveite a expansão da pedagogia e comece sua carreira na Anhanguera!

Você agora sabe quem elabora o PPP, um dos documentos mais importantes na área de educação, é hora de começar a investir na carreira de pedagogo.

Diante da importância do profissional, vemos o salário do pedagogo aumentando, bem como temos o aumento das vagas no mercado de trabalho. Por isso, é um ótimo momento para entrar nessa área.

Quer transformar-se em pedagogo? Aproveite este momento de expansão! Conte com a Anhanguera. Nós temos o melhor curso, com um corpo de professores excelente em que vai trazer todo o conhecimento que você precisa para se tornar um ótimo profissional!

Faça sua inscrição! Não perca essa oportunidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados