O cotidiano está cada vez mais repleto de tecnologias e soluções de inteligência artificial. E você, já percebeu como isso altera o comportamento das pessoas e até dos diferentes profissionais que consultamos ou contratamos? 🤔Pois esse é o terreno promissor da Psicologia 4.0.
Isso porque a área está em franco desenvolvimento, e estudantes do curso de Psicologia estão se posicionando no mercado como facilitadores do uso das tecnologias para diferentes segmentos de atuação como atendimento, recrutamento, educação e mais. Entenda!
O que é Psicologia 4.0?
Psicologia 4.0 é a aplicação de tecnologias para a administração e o atendimento clínico.
Trata-se de um termo que pode ser usado para descrever a evolução da psicologia no contexto da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Esta revolução é caracterizada pela integração de tecnologias digitais, físicas e biológicas, e tem levado a mudanças significativas em muitas áreas, incluindo a psicologia.🙂
Ou seja, são inovações que ajudam no levantamento de dados na gestão de recursos humanos, permitem o acompanhamento de pacientes a distância e até trazem melhores experiências durante as sessões. Estamos falando de:
- Psicologia Online: Uso de videoconferências para sessões de terapia, recursos e ferramentas de psicologia disponíveis online💻;
- Uso de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning: Aplicação de IA e machine learning para analisar dados de pesquisas psicológicas e desenvolver chatbots de terapia;
- Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): Uso de RV para tratar fobias em um ambiente seguro e RA para promover a aprendizagem interativa;
- Neurofeedback e Biofeedback: Técnicas para monitorar e fornecer feedback sobre respostas fisiológicas, auxiliando no controle de problemas como ansiedade, depressão e TDAH.
É importante dizer que eles servem de apoio, mas não substituem a necessidade de ter um profissional de Psicologia qualificado para o atendimento de um indivíduo ou grupo.
Programas de computadores podem ser usados para identificar aspectos emocionais e cognitivos, mas esses dados só vão compor informações para o diagnóstico dado pelo responsável.💪🏽
Por que se tornou uma tendência em Psicologia?
Assim como a aplicação de tecnologias em outras áreas de atuação, a Psicologia 4.0 tornou-se tendência por agilizar coleta e análise de informações, facilitar as conexões a distância e outras limitações que a atuação tradicional enfrentava.
Ou seja, ela promoveu inovações que dinamizaram e trouxeram melhorias para o tratamento — perceptíveis tanto para os profissionais da Psicologia quanto para os seus pacientes. 🔝
Sem falar que a Psicologia 4.0, impulsionada pela digitalização, IA e novas tecnologias, se popularizou devido à crescente demanda por flexibilidade e acessibilidade em serviços de saúde mental e ao foco reforçado na saúde mental durante a pandemia de COVID-19.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
Algumas dessas tecnologias e inteligências artificiais já são utilizadas e trazem suas contribuições.
Redes sociais, por exemplo, trabalham algoritmos que identificam padrões de comportamentos fragilizados, alertando indivíduo, suas conexões e até entidades especializadas.
Mas outras inovações ainda chegarão no mercado ou vão melhorar as existentes no futuro da Psicologia. Entenda melhor!
Recrutamento e seleção de profissionais para as empresas
Empresas poderão desenvolver ou contratar tecnologias que traçam o perfil de candidato ideal para uma vaga e, conectados às redes sociais e bancos de dados, busquem os contatos para as entrevistas.
Outras etapas do processo de recrutamento e seleção podem receber outras inovações para o mercado também.😎
Recomendações de estudos personalizadas
O ensino remoto já é consolidado no Brasil, sendo para muitos a primeira opção de graduação e cursos profissionalizantes.
E a experiência de aprendizado também pode ser otimizada com a Psicologia 4.0 se as plataformas forem preparadas para recomendar estudos específicos aos alunos após seus testes e exercícios enviados online.
Atendimentos de psicologia a distância
Os recursos de conversação remota já permitem o atendimento psicológico a distância, mas as plataformas poderão ser incrementadas com inteligência artificial capazes de reconhecer reações nos pacientes às quais o psicólogo não esteja atento. Então, o diagnóstico do profissional pode ser otimizado com outras informações.
Psicologia é na Anhanguera!
A Psicologia 4.0 é um assunto que os profissionais mais atualizados na área acompanham e contribuem. Para quem deseja ingressar na área, é preciso escolher uma instituição igualmente moderna, que trabalhe com esses conceitos.
Sem falar que é preciso estar atento à experiência de aprendizado, à qualidade do corpo acadêmico e ao relacionamento com o aluno. Tudo isso você encontra aqui, na Anhanguera. Assim, ao vivenciar a inovação, o profissional ficará ainda mais capacitado para promovê-la.😉
Quer preparar-se para trabalhar com o que existe de mais inovador na área como a Psicologia 4.0? Então, inscreva-se agora mesmo para o vestibular online Anhanguera! 🚀
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 37
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?