Como trabalhar com Produção Publicitária? Entenda aqui

Como trabalhar com Produção Publicitária

A produção publicitária, com certeza, sofreu muitas mudanças nos últimos anos. No entanto, essas mudanças não foram negativas e nem tampouco significaram que a publicidade perdeu seu lugar de destaque no mundo da oferta de produtos.

O que houve foi uma readaptação da área, sobretudo, em função da transformação digital em que temos passado. Mesmo assim, os publicitários continuam sendo muito importantes para as empresas, e elas não costumam subestimar o poder de uma campanha.

Neste artigo, vamos ajudar você a compreender como é trabalhar com publicidade. Também vamos dar dicas sobre o mercado, o Curso de Produção Publicitária e as áreas que essa prática cobre. Leia até o final e fique por dentro!

O que é produção publicitária?

Trata-se da área da Comunicação Social que se encarrega da divulgação de produtos por meio de campanhas que envolvem propaganda, anúncios de tráfego pago (mídia) e outras formas de publicidade online ou offline, como outdoors e campanhas corporativas.

As ações publicitárias normalmente compõem-se de vários anúncios em diferentes mídias na internet e fora dela, todas obedecendo um mesmo conceito. Os publicitários desenvolvem esse conceito com base na necessidade de comunicação de uma marca e depois apresentam uma estratégia para levá-lo ao público-alvo dessa marca.

Ou seja, trata-se de uma área criativa, mas subordinada a interesses comerciais. Uma boa campanha publicitária é surpreendente e muitas vezes divertida, mas ela sempre tem como função transmitir uma ideia clara sobre a qualidade de um produto ou serviço.

Como é o mercado de trabalho?

Dito dessa forma pode parecer demasiadamente simples, mas a verdade é que as campanhas publicitárias podem não serem rápidas de pensar e executar ou, quando possuem um orçamento condizente, conter grandes conceitos sendo oferecidos a milhões de pessoas.

Em ambos os casos, a responsabilidade é grande: empresas pequenas não podem perder dinheiro, e as grandes corporações ficam muito expostas quando uma ação publicitária vai mal, uma vez que essa ação é exibida para milhões de pessoas.

O mercado de trabalho para essa profissão é muito amplo, pois quase todas as empresas precisam de publicidade. No entanto, isso não significa que, com a enorme demanda, o trabalho não precise ser qualificado.

Várias são as frentes de atuação de um publicitário, dentre as quais podemos citar:

  • realizar pesquisas de mercado que descubram a percepção que os potenciais clientes têm de um produto ou serviço;
  • criar conceitos que despertem apelo e empatia, fixando a ideia de produtos ou serviços no público da marca divulgada;
  • desenvolver planos de mídia que levem a mensagem certa ao consumidor certo, na hora certa, contendo um conceito envolvente ou divertido.

Há publicitários contratados por grandes agências que recebem salários invejáveis. Também é possível trabalhar como freelancer na área, sendo encarregado do planejamento, da redação publicitária ou do design e conceito visual de campanhas impressas ou virtuais.

Ou seja, o que não falta são opções para o publicitário desenvolver seu talento e sedimentar uma carreira.

Quais são as áreas da produção publicitária?

Existem vários tipos de publicitários. Esses profissionais se dividem nos afazeres de uma campanha, segundo diferentes funções: redator, designer, diretor de arte, executivo de contas, diretor de criação e assim por diante.

Então, trata-se também de uma profissão versátil, e que pode englobar diferentes talentos e perfis profissionais, cada um destinado a uma das diferentes áreas da publicidade e propaganda. O setor criativo da publicidade, como é chamado, é formado por pessoas que dominam texto e imagem, criando as campanhas.

Então, não é de se espantar também que a formação do publicitário seja bem diversa. Abaixo, você confere as principais disciplinas ofertadas no Curso de Produção Publicitária.

  • Gestão em Comunicação;
  • Fotografia Publicitária;
  • Produção de Áudio;
  • Marketing e Marketing Digital;
  • Atendimento;
  • Redação Publicitária;
  • Conceitos Publicitários;
  • Direção de Arte e Direção Criativa;
  • Planejamento de Campanha;
  • Processo Criativo;
  • Mídia Online e Offline;
  • Recursos Audiovisuais;
  • Pesquisa de Mercado, entre outras.

O curso de graduação na área, a exemplo do que acontece com tantos outros das áreas de Comunicação, dura em média 4 anos. No entanto, uma possibilidade para quem quer se inserir no mercado de trabalho rapidamente é fazer o Tecnólogo em Produção Publicitária.

Os cursos tecnólogos, além de serem mais curtos, têm a vantagem de apresentar um currículo mais voltado à prática. Sua função é justamente a de preparar o profissional para atuar em agências sem que ele precise de alta carga horária teórica.

Por sinal, a publicidade é uma área muito pragmática. Muito mais do que valorizar conhecimentos teóricos, as agências vão julgar seu trabalho pelo resultado que eles apresentam no reconhecimento de marca e nas vendas dos clientes.

Como é o curso de Produção Publicitária?

Pela leitura deste texto, você já deve ter percebido que as competências necessárias para atuar em publicidade variam conforme a área escolhida pelo estudante.

Por exemplo, redatores e designers devem ser pessoas criativas, com apurado senso de organização da sua criação, mas sempre devotadas à natureza dos trabalhos publicitários: colocar as necessidades do produto e dos clientes de uma marca acima de questões estéticas puras e simples.

Executivos de contas são pessoas pragmáticas, com empatia pelos clientes e capacidade de solucionar problemas rapidamente. São eles que ouvem demandas em reuniões e as comunicam aos criativos.

O diretor de arte e o diretor de criação devem ter senso estético apurado, mas sobretudo disciplina e liderança. Em última análise, são eles que respondem pelo sucesso ou fracasso das campanhas, então é um cargo bem remunerado, mas cheio de responsabilidades.

A publicidade mudou muito nos últimos anos, mas isso não fez dela, nem de longe, uma profissão defasada. A necessidade das campanhas publicitárias, em um ambiente de divulgação pela internet, apenas se reinventou.

E para quem tem interesse na área e está vivendo o processo de escolher a faculdade, não faltam opções de trabalhos em diferentes segmentos, o que também contempla perfis profissionais muito diversos entre si.

Gostou dessa área? Então, seja um profissional de Produção Publicitária! Não perca mais tempo e faça agora sua inscrição no vestibular na Anhanguera. Venha estudar com a gente! Com certeza você vai se encantar pelo nosso currículo e nossos diferenciais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.