Plano de aula do EJA: entenda como funciona

Banner curso de Inteligencia Artificial por R$ 66,42 na Anhanguera

Nos seus estudos em Pedagogia ou Licenciatura, você já parou para pensar quanto tempo seu aluno Estudante de Educação de Jovens e Adultos (EJA) leva para entender um tema? Criar um bom plano de aula para esse perfil de alunos requer bastante atenção e cuidados para oferecer um ensino de qualidade e que seja realmente efetivo nesse contexto.

Neste artigo, vamos explicar como deve ser um plano de aula do EJA, a maneira de funcionamento das aulas e quais são as atividades que precisam ser desenvolvidas. Também destacaremos as principais vantagens da Educação de Jovens e Adultos para você reforçar junto a seus alunos atuais e futuros. Acompanhe! 🚀

Como deve ser um plano de aula para EJA?

Um plano de aula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino. Sua premissa é que os professores possam traduzir suas intenções curriculares em objetivos específicos, que definam as etapas necessárias para alcançar um aprendizado significativo.

Planos de aula para EJA precisam levar em consideração que os alunos desse grupo já abandonaram os estudos antes. Além disso, eles já são adultos, com experiências e vivências diferentes de um público em idade escolar típica. Assim, para ter sucesso na sala de aula, o professor precisa considerar esses fatores e ser flexível nas suas abordagens durante o processo de ensino-aprendizagem. 

O plano deve ser claramente estruturado, oferecer contextualizações relevantes e mostrar como atividades em grupo, trabalhos individuais ou demais propostas diversificadas contribuem no desenvolvimento do conhecimento desses estudantes. 🔝

Por fim, é importante criar uma conexão entre os tópicos abordados e consequências práticas: mostrar que determinada teoria pode trazer resultados na vida real — no mercado de trabalho ou em atividades do dia a dia em casa, por exemplo — motivará mais os alunos no aprendizado da disciplina.

Como funcionam as aulas no EJA?

A Educação de Jovens e Adultos requer que os planos de aula para este tipo de alunos sejam diferentes dos planos usados ​​para ensinar crianças pequenas no Ensino Fundamental ou adolescentes no Ensino Médio.

Leituras dinâmicas realizadas em aula, por exemplo, nas quais diferentes grupos leem trechos distintos de um texto e depois precisam apresentá-los aos colegas para que, juntos, escrevam um resumo do conteúdo, são atividades interessantes. ✍🏽A ideia é ser prático e dinâmico — pense que muitos alunos estão indo à escola após uma longa jornada de trabalho e transporte público.

É importante estabelecer métodos pedagógicos adequados à faixa etária do grupo e às habilidades individuais dos alunos presentes na sala. Aqui, estimular discussões interativas entre os alunos e apresentações orais é uma boa forma de desenvolver relacionamentos sociais saudáveis, bem como aumentar a autoconfiança para falar e defender ideias em público. 💬

Quais são as atividades desenvolvidas no EJA?

A Educação de Jovens e Adultos permite o uso de diversos tipos de atividades em sala de aula, seja no contexto do ensino público, seja no ensino privado. A seguir, vamos abordar as principais.

Leitura pelo professor

Existem várias formas de apresentar os conteúdos em sala de aula. No caso da EJA, a leitura feita pelo professor pode ser bastante eficiente, desde que alguns cuidados sejam tomados. Afinal, manter pessoas adultas entretidas e envolvidas durante uma leitura não é tão fácil quanto acontece com crianças.

É fundamental que esse momento seja mais interativo e traga elementos do cotidiano dos alunos para compor o cenário da leitura. Aqui, além da dica da leitura dinâmica que já demos, em temas mais complexos, ou que sejam considerados mais maçantes, o uso de conexões com memes, filmes, novelas e demais artifícios se torna uma excelente estratégia para garantir o aprendizado. 🤩

Leitura pelo aluno

Os livros usados nas lições podem ser os clássicos da literatura infantojuvenil ou outras obras contemporâneas relevantes para abordar temas do mundo moderno. Lembre-se também da importância dos títulos literários voltados ao público adulto, pois, assim, seu aluno terá contato com diversas fontes para ampliar horizontes culturais. 📚

Aqui, vale, por exemplo, deixar dois ou três alunos responsáveis pela apresentação de um capítulo da obra na semana. Além disso, sempre vale aquela regra: antes da teoria vem sempre a prática. Esteja preparado para providenciar um momentinho durante as sessões no qual os alunos possam discutir sobre temas abordados na leitura e debater ideias, pontos de vista e impressões da leitura feita.

Produção de texto

Atividades com foco na produção textual permitem que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas necessárias para prosperarem na EJA, no ensino acadêmico e no âmbito profissional.

Nesse sentido, apresente tarefas variadas com base nos diferentes tipos textuais existentes (argumentativos, descritivos, narrativos, entre outros) — sempre dando ênfase às habilidades adquiridas durante o processamento destes exercícios específicos.

Além das habilidades escritas, estimule a oralidade de forma leve e despretensiosa. Em lugar de anunciar uma prova oral (o que pode gerar uma ansiedade desnecessária), peça que os alunos comentem o conteúdo da aula naturalmente, como se fosse uma simples conversa e, depois, sugira a escrita de um resumo coletivo.

Atividades em grupo

Como foi possível notar nos exemplos de atividade que demos, uma ótima maneira de estimular os alunos da EJA é dividir as atividades por grupo. Isso permite que os estudantes trabalhem juntos para resolver problemas, troquem ideias e explorem conceitos de forma criativa. Um professor bem-preparado saberá usufruir destas discussões entre grupos como parte das lições ensinadas durante as aulas. 

Atividades em grupo permitem estimular um ambiente cooperativo no qual todos sintam-se confortáveis compartilhando suas opiniões pessoais sobre o assunto abordado na classe. Apesar de estarem ali para aprender, as vivências de cada estudante acabam ensinando muito a todos, inclusive ao professor.😃

Quais são as principais vantagens do EJA?

Enquanto pedagogo ou professor, você deve imaginar como a Educação de Jovens e Adultos é uma iniciativa que gera benefícios para muitas pessoas, em especial aos alunos. Veja alguns deles.

Conclusão dos ensinos fundamental e médio

Muitas pessoas, em sua grande maioria das classes sociais mais baixas, não conseguem concluir os estudos na idade regular. Os principais motivos envolvem a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, mas também há aquelas pessoas com alguma dificuldade de assimilação do conteúdo no formato de ensino tradicional.

Seja qual for o motivo da interrupção, a verdade é que as turmas de EJA proporcionam a oportunidade de essas pessoas voltarem à sala de aula para concluírem essa etapa da vida e aprenderem o conteúdo que vai ajudá-las a ter uma vida melhor. E você vai ser peça-chave nessa caminhada!

Melhores oportunidades de trabalho

Quanto maior o nível de estudos, melhores são as oportunidades profissionais. Com o ensino fundamental ou médio completos, os alunos podem prestar concursos e se candidatarem a vagas de emprego que pagam melhores salários, aumentando a renda familiar e, consequentemente, a qualidade de vida. 😎

Sem falar que o convívio com os colegas em sala de aula e os novos aprendizados ajudam a melhorar o autoconhecimento e a autoestima, causando melhoria no bem-estar e até mesmo na convivência em casa.

Quer ser professor do EJA? Vem para a Anhanguera!

Para que os alunos alcancem esses e outros tantos benefícios, é fundamental que o plano de aula do EJA seja elaborado com atenção e cuidado. Na graduação em Pedagogia ou na Formação Pedagógica da Anhanguera, você vai aprofundar tudo o que viu neste artigo para criar ótimos planejamentos, que considerem as características individuais dos alunos diante do conteúdo a ser ministrado. 🧑‍🎓

Se gostou deste conteúdo e ficou interessado em ingressar na área, não perca tempo: faça o vestibular online da Anhanguera e dê o primeiro passo para atuar com esse público!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados