Como ser Professor do Estado? Descubra como chegar lá!

Com muitas vagas abertas em vários estados, quem se forma em Pedagogia tem diversas oportunidades de construir uma carreira sólida. Mas se essa é a sua meta, antes você precisa entender bem como ser Professor do Estado.

Neste post, confira algumas etapas que você tem que passar, e veja como a Anhanguera pode ajudar. Boa leitura!

Qual é o passo a passo para ser professor do Estado?

Para se tornar um Professor do Estado, você precisa de uma formação específica, mas também tem que considerar outros aspectos para começar a sua carreira. Veja alguns a seguir!

Defina a sua área de atuação

Mesmo antes de entrar na faculdade, você precisa saber o seu campo de atuação. Afinal, existem várias áreas da Pedagogia. Assim, escolhendo pelo ensino nas escolas, você precisa definir para quem quer dar aulas.

Por exemplo, para atuar no Ensino Infantil e Fundamental I, você vai precisar da formação em Pedagogia. Mas se quer expandir a atuação para o Ensino Fundamental II e Médio, é preciso uma licenciatura específica, como Matemática ou Geografia.

Além disso, se você quer chegar a um cargo maior, como coordenação e direção de uma escola, pode precisar de algum outro tipo de especialização, como uma pós-graduação em gestão escolar.

Preste o concurso

Com a formação completa ou estando no último ano, chega a hora de você colocar em prática como ser Professor do Estado. Nesse caso, geralmente a contratação é feita por concurso público. 

Porém, no caso de professores temporários, ela pode ser feita por meio de um processo seletivo mais simples.

Nesse caso, cada estado pode aplicar suas próprias regras. Num geral, elas incluem a análise da formação, com a comprovação de títulos, e o tempo de experiência. Com isso, são gerados pontos que classificam os candidatos.

Descubra quanto ganha um professor!

Escolha uma boa faculdade

Outro ponto de atenção para saber como ser professor do Estado é escolher a faculdade certa. Isso porque para ensinar os alunos, você também vai precisar de uma formação de qualidade. 

Nesse caso, depois de definir como quer atuar nas escolas, procure instituições de renome, que ofereçam os melhores recursos para você se formar em Pedagogia e exercer a profissão. Dessa forma, considere aspectos como:

  • qual é a estrutura física da faculdade ou do polo, se for EAD;
  • a grade curricular da sua formação;
  • a equipe de professores;
  • o suporte ao aluno que a instituição oferece;
  • o tempo de graduação e o sistema de ensino;
  • as vantagens que você pode ter como estudante.
YouTube video

Como ser Professor do Estado com a Anhanguera?

É claro que com mais experiência, é mais fácil conseguir as melhores vagas. Mas mesmo quem está começando, também pode encontrar boas colocações nas escolas. 

Assim, vale a pena saber como ser Professor do Estado, para você se preparar para essa carreira, antes mesmo de sair da faculdade.

Falando nisso, escolher o melhor lugar para estudar Pedagogia faz toda a diferença. Por isso, você pode contar com a Anhanguera

Afinal, a gente tem um sistema de ensino dinâmico, trilhas de carreira, apoio personalizado e avaliação continuada para você se formar com qualidade, seja de forma presencial ou EAD.

Inscreva-se no vestibular de Pedagogia da Anhanguera e dê o primeiro passo rumo a sua carreira de docente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.