Como ser Perito Criminal? Conheça os cursos para atuar nessa área!

perito criminal faculdade

Se você curte CSI, Criminal Minds, NCIS e outros seriados de investigação criminal, provavelmente já se perguntou como ser um perito criminal. Afinal, esse profissional sempre ganha destaque nas cenas dos crimes, ajudando o investigador a solucionar os casos.

Como essa é uma dúvida comum entre as pessoas que se interessam pela área, resolvemos trazer este post. Aqui, você descobrirá quais os cursos colaboram para atuar nessa área.

Confira!

O que é e como ser perito criminal?

Para começar, vale a pena entender exatamente o que é um perito criminal. Esse profissional pode pertencer à Justiça ou à Polícia Civil, atuando na análise científica dos crimes.

Para isso, o perito realiza a coleta das provas no local da ocorrência, encaminhando o material até o laboratório. Nesse ambiente, o profissional realiza diversas análises por meio de técnicas e aparelhos.

Assim, ele pode ajudar a entender o que aconteceu no crime e apontar os suspeitos para que outros profissionais de investigação criminal possam atuar.

No Brasil, é necessário ter nível superior e ser aprovado no concurso público para ser perito criminal. Embora não haja cursos específicos para se candidatar ao cargo, algumas faculdades preparam melhor o aluno para assumir essas responsabilidades.

Você descobrirá algumas delas no próximo tópico!

Qual faculdade cursar para ser perito criminal?

Como você viu, a grade curricular de alguns cursos oferecem conhecimentos mais profundos e específicos que podem ajudar o perito criminal em suas funções. 

Veja quais são!

Tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal

Quando se fala em perito criminal, logo vem à mente o curso de Investigação e Perícia Criminal. Afinal de contas, a faculdade tem tudo a ver com o cargo, não é mesmo? Essa formação capacita o aluno não somente para a coleta de materiais, mas também para a apuração de ocorrências.

Por ser tecnólogo, a grade curricular é mais objetiva, e, consequentemente, a formação tem duração mais curta, de 2 anos.

Entre as matérias desse curso, estão:

  • criminalística;
  • crimes digitais,
  • perícia criminal e toxicológica,
  • crimes ambientais; 
  • fraudes empresariais e contábeis. 

Vale saber que esse curso também prepara o graduado para atuar fora do cargo de perito criminal. Assim, o tecnólogo pode trabalhar na investigação de fraudes em instituições e auditorias de empresas de seguros, por exemplo.

Bacharelado em Criminologia

Outra faculdade que tem tudo a ver com o cargo de perito criminal é a de Criminologia, que é uma das áreas do Direito. Ela tem nível de bacharelado e dura, em média, 2 anos e meio.

Nesse curso, é possível aprender as motivações dos crimes e o perfil da vítima, por exemplo. Dessa maneira, o bacharel em Criminologia está apto para analisar não somente a cena do crime, mas também os elementos que compõem a ocorrência

Consequentemente, ele pode fazer um levantamento sobre os comportamentos do criminoso e da vítima, encontrando um padrão que pode ajudar a encontrar o suspeito e prevenir novos crimes semelhantes.

Entre as matérias estudadas no curso estão:

  • direito;
  • análise criminal;
  • antropologia;
  • teorias de investigação criminal;
  • psicologia;
  • organizações criminosas.

Bacharelado em Direito

Por falar em Direito, esse curso também oferece uma base de conhecimentos importantes para o cargo de perito criminal. O bacharelado tem a duração de 5 anos, preparando o estudante para se tornar um advogado.

Na área de perícia criminal, o curso de Direito auxilia na identificação dos crimes que os suspeitos cometeram, assim como a penalidade e, até mesmo, o tempo em que o acusado poderá ficar preso.

Além disso, o profissional se destaca nas investigações de violação de direitos e de documentações.

Entre as disciplinas que colaboram para preparar o bacharel em Direito para o cargo de perito criminal estão:

  • direito civil;
  • direito penal;
  • direito constitucional;
  • direito administrativo.

Bacharelado em Química

Você sabia que o bacharelado em Química também pode ser um curso muito aproveitado na profissão de perito criminal? Pois é isso mesmo! Uma das principais atividades de um químico é trabalhar em laboratórios, elaborando fórmulas com objetivos variados. 

Assim, na área criminal ele pode ajudar na análise química das evidências, como na averiguação de resíduos de pólvora na mão do suspeito ou de outras amostras de materiais encontrados na cena do crime.

Nesse caso, as matérias que mais se destacam por contribuírem com o cargo de perito criminal são:

  • química das soluções;
  • química experimental;
  • química de superfícies e coloides;
  • química dos sólidos e mineralogia bioquímica;
  • química geral.

Vale destacar que a faculdade de química pode ser feita no grau de licenciatura ou bacharelado, podendo durar entre 2 anos e meio a 4 anos, respectivamente.

Onde estudar para ser perito criminal?

Agora que você já sabe quais são os cursos que contribuem para o trabalho como perito criminal, é o momento de descobrir onde estudá-los! Primeiramente, é necessário entender qual faculdade é de seu desejo — Investigação e Perícia Criminal, Criminologia, Direito ou Química.

Para isso, você deve estudar mais sobre cada uma delas, entendendo a grade curricular e as atribuições do profissional para saber se você se identifica com alguma. Assim, é possível fazer uma escolha mais acertada para a sua carreira.

Então, é hora de escolher uma instituição de ensino que ofereça uma excelente base de conhecimentos. Afinal, é necessário passar em um concurso público concorrido para assumir o cargo de perito, não é mesmo?

A boa notícia é que não há motivos para procurar uma instituição por aí, já que a Anhanguera tem tudo o que você precisa para decolar na sua carreira. Por exemplo, infraestrutura de primeira, corpo docente incrível e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Com isso, você tem a certeza que terá um ótimo ensino, ficando preparado para assumir o cargo de perito criminal ou outro, se assim desejar. Portanto, não perca mais tempo e venha se formar com a gente!

Neste post, você descobriu como ser um perito criminal e quais são os cursos que podem ajudar nessa missão. Se ajudar na investigação de crimes é o seu sonho, conte com a Anhanguera para realizá-lo!

E aí, já sabe qual dos cursos você vai fazer para seguir na carreira de perito criminal? Então se inscreva no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 369

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados