Qual é a faculdade para atuar como perito criminal?

perito criminal faculdade

Se você pesquisou por uma faculdade para ser perito criminal, é sinal de que está pensando em trabalhar nesse campo e entende bem o papel da qualificação para alcançar o sucesso nessa carreira.

O primeiro passo já foi dado, mas vamos te ajudar a seguir firme nesse objetivo e se tornar um grande profissional da área. Para isso, preparamos este post com informações essenciais sobre o curso de Investigação e Perícia Criminal – Tecnológo da Anhanguera.

A seguir, você descobrirá o foco do curso, a grade curricular, a duração, a modalidade de ensino, e muito mais! Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é e o que faz um Perito Criminal?

Só de falar em Perícia Criminal, muitas pessoas já começam a se imaginar em cenas de crime, não é mesmo? Elas não estão tão erradas assim, mas é preciso entender bem o que é e o que faz um perito criminal.

Esse profissional é altamente capacitado para identificar e esclarecer situações e fatos criminosos. Suas decisões sempre são fundamentadas na ciência forense, por meio de exames físicos, químicos ou biológicos.

Sendo assim, o perito é um servidor público e pode atuar dentro da estrutura da polícia ou como agende da justiça. Na sua rotina de trabalho, ele visita cenas de crime, coleta provas e participa de investigações, por exemplo.

Vale a pena destacar o salário do perito criminal (lembrando que a remuneração varia conforme o local de atuação e o tipo de perícia que será executada). Segundo o site Vagas, o profissional em início de carreira ganha, em média, R$ 6.867,00* e pode chegar a ganhar mais de R$ 11 mil*.

Perito Criminal faculdade: afinal, em qual graduação investir?

Quando falamos em faculdade para ser perito criminal, é preciso destacar que o Tecnólogo em Investigação e Perícia Criminal é o mais indicado. Isso porque o curso tem como objetivo formar peritos criminais capacitados e prontos para exercer a função tão logo recebem o diploma.

Como você já deve ter visto em suas pesquisas sobre como atuar como perito, deve ter visto que é fundamental passar em um concurso público. Todos os anos, os diversos estados brasileiros abrem vagas para essa função, que exige nível superior.

Por ser uma área ampla e que envolve diversas ciências, os editais não costumam exigir um curso superior específico para o candidato. Porém, não há dúvidas de que investir em uma graduação voltada para a formação desses profissionais é muito vantajoso e ajuda a se preparar para a prova.

Qual é o foco do curso de perito?

Afinal, qual o foco do curso de perito? De maneira resumida, o curso da Anhanguera foi criado para qualificar peritos criminais. Ou seja, garantir que esses profissionais tenham contato com as ciências que farão parte do seu cotidiano.

A ideia é prepará-los para os desafios da profissão, garantindo que eles tenham as habilidades e os conhecimentos necessários para interpretar provas e tomar decisões seguras e acertadas.

Além disso, ao fazer a faculdade de Investigação e Perícia Criminal, você já começa a se preparar para o concurso público. Esse é, sem dúvidas, um diferencial na busca por uma vaga no concurso público.

Quais são as principais matérias da faculdade de Investigação e Perícia Criminal?

Se você está pensando em fazer uma faculdade de perito, é interessante saber o que aprenderá ao longo da graduação, não é mesmo? Embora seja um curso Tecnólogo, com uma duração menor, há muito conteúdo para ser absorvido.

Veja, a seguir, as principais disciplinas presentes nessa graduação:

  • Administração e Negócios;
  • Arquitetura de Dados;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Governança Corporativa;
  • Linguagem de Programação;
  • Matemática Básica;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

Quais são as habilidades e competências desenvolvidas no curso de Investigação e Perícia Criminal?

Como vimos, o perito criminal é um profissional que ajuda a solucionar crimes no âmbito jurídico. Então, ele tem uma atuação bastante dinâmica que envolve coleta de provas, de amostras de sangue e até análises laboratoriais.

Sabendo disso, o curso de Investigação e Perícia Criminal ajuda a desenvolver múltiplas habilidades nos alunos. Eles entram em contato com diversas disciplinas da área de Exatas e da Terra e têm a oportunidade de interagir com professores experientes.

Aliás, é importante dizer que a equipe da Anhanguera é selecionada com muito critério. O corpo docente é composto por especialistas preparados para compartilhar conhecimento e contribuir com o seu crescimento profissional.

Qual é a modalidade do curso de Investigação e Perícia Criminal na Anhanguera?

Fazer uma faculdade é o sonho de muitos brasileiros e, como ficou demonstrado, é essencial para quem deseja trabalhar com Perícia Criminal. Nesse ponto, o curso de Investigação e Perícia Criminal da Anhanguera tem um grande diferencial: a modalidade EAD.

O ensino a distância é uma inovação que permite que mais pessoas se qualifiquem sem sair de casa. Com a mesma qualidade de uma graduação presencial, o aluno Anhanguera tem acesso a uma plataforma intuitiva e muito simples de manusear.

Ele pode montar seus próprios horários de estudos e adequá-los à sua rotina. Mas isso não é tudo! Além desse grande benefício, optar por uma graduação EAD gera outros benefícios que merecem destaque, como:

  • economia com transporte e alimentação fora de casa;
  • flexibilidade para estudar quando e onde quiser;
  • possibilidade de rever as aulas para tirar dúvidas;
  • diploma com a mesma validade de um curso presencial.

Em quanto tempo me formo em Investigação e Perícia Criminal?

Ficou interessado no curso de Tecnólogo na Anhanguera? Então você vai gostar de saber que sua duração é de apenas 3 anos. Isso mesmo! Em 6 semestres você pode ter o seu diploma de curso superior em mãos. Para quem não quer perder tempo e começar a atuar na área, otimizar o tempo é fundamental, não é mesmo?

Além disso, durante o curso, você já pode começar a se preparar para as provas de maneira estratégica, pois terá aulas aprofundadas com professoras qualificados. Por isso, esse é um investimento que te deixa mais perto do seu sonho.

Por fim, é válido destacar que, optando pelo nosso curso, você terá direito a desfrutar de diversos diferenciais da Anhanguera. A Aula Destaque e o Canal Conecta, um portal exclusivo para vagas de estágios e empregos, são apenas dois exemplos.

E se você está se perguntando como é o vestibular da faculdade Anhanguera, não se preocupe! Ele é simplificado, e as provas podem ser realizadas na modalidade online ou presencial.

Faça o vestibular Anhanguera!

Viu só quantas informações interessantes sobre a faculdade de perito criminal? Essa carreira está atraindo cada vez mais pessoas, mas apenas os mais preparados conseguem uma vaga. Os concursos são concorridos, então você precisa começar a estudar logo e com qualidade.

Pronto para começar sua preparação? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera agora mesmo!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.