Oftalmologia Veterinária: conheça essa área de atuação

oftalmologia veterinaria

Engana-se quem pensa que a atuação de um médico veterinário se resume ao atendimento clínico geral de cães e gatos. Além de poder atuar em diversos outros campos — como a inspeção de produtos de origem animal e a saúde pública —, esse profissional também pode optar por especializações na área clínica, assim como vemos na medicina humana.

É isso mesmo! O avanço da preocupação com os animais de estimação e o surgimento de novas tecnologias fez com que áreas como a Oftalmologia Veterinária ganhassem força e se tornassem cada vez mais importantes para os cuidados com nossos amigos de outras espécies.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=44c6935a-0e01-45ad-a6e6-cddeef4afb4e]

Quer saber mais sobre como funciona esse campo de atuação, quais são as atribuições desse profissional, como seguir essa carreira após a conclusão do curso de Medicina Veterinária e muito mais? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a Oftalmologia Veterinária?

A Medicina Veterinária é uma profissão cada vez mais parecida com a Medicina. Hoje, os animais, sejam eles de companhia, sejam de produção, têm acesso a tecnologias voltadas à área da saúde, que contribuem para o seu bem-estar e longevidade.

Nesse contexto, podemos citar a Oftalmologia Veterinária, uma área presente também nos cuidados humanos e que tem como objetivo cuidar da saúde da visão e dos órgãos e das estruturas relacionados com esse sentido.

Com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação, queixas relacionadas à saúde de seus olhos têm se tornado mais frequentes nos consultórios veterinários. Assim, o clínico geral pode encaminhar o paciente para uma consulta com um especialista, que avaliará o problema e identificará a melhor forma de tratamento para cada caso.

Quais são as funções de um oftalmologista veterinário?

As funções de um oftalmologista veterinário incluem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas relacionados aos olhos dos animais.

Para isso, ele contará com as seguintes ferramentas em seu dia a dia:

  • conhecimentos técnicos e teóricos sobre o tema, que o permitirão identificar problemas e categorizá-los, além de tratá-los da forma correta;
  • exames modernos;
  • aparelhos e produtos que permitem o diagnóstico mais preciso no atendimento.

Além disso, é fundamental que as habilidades de comunicação façam parte do dia a dia desse profissional. Afinal, ele precisará extrair o máximo de informações possíveis dos tutores dos pets, a fim de traçar um histórico do paciente e identificar as possíveis causas para aquela alteração.

Todo esse esforço, no entanto, é muito bem-recompensado. Saber quanto ganha um veterinário é algo complexo, já que depende de uma série de fatores. A remuneração média de um veterinário clínico geral é de R$ 3.948,71*. No entanto, a área da Oftalmologia é uma das que mais crescem e que permite um salário ainda maior e muita valorização no mercado de trabalho.

Quais doenças esse profissional trata em seu dia a dia?

Algumas das possíveis enfermidades tratadas pelo oftalmologista veterinário são:

  • conjuntivite;
  • glaucoma;
  • úlceras na córnea;
  • catarata;
  • uveíte;
  • ceratoconjuntivite seca;
  • prolapso da glândula de terceira pálpebra.

Além disso, o veterinário especializado em Oftalmologia poderá atuar na área cirúrgica, realizando procedimentos relacionados aos olhos dos pets, como operações para a correção de catarata.

Outras possíveis áreas de atuação para esse profissional são a acadêmica, lecionando para novas turmas de médicos veterinários, ou a pesquisa. Nesta, ele pesquisará novas técnicas ou elaborará estudos sobre doenças para otimizar o tratamento de pacientes e o trabalho de outros veterinários.

Quais animais podem ser atendidos por esse médico veterinário?

O veterinário especializado em Oftalmologia poderá atender a animais de vários grupos. Alguns exemplos são:

  • animais convencionais, como cães e gatos;
  • animais exóticos, como cobras, coelhos, tartarugas e alguns tipos de aves;
  • animais silvestres, como macacos, onças, entre outros.

Por conta disso, ele poderá atuar não apenas em clínicas e em hospitais veterinários, mas também em organizações como zoológicos e santuários ou órgãos do governo voltados para a preservação da fauna brasileira.

Como trabalhar nessa área?

Ficou interessado? Então, agora é hora de descobrirmos como você pode fazer essa especialização em Medicina Veterinária e tornar-se, enfim, um dos próximos oftalmologistas de pets do Brasil!

O primeiro passo para seguir nessa carreira é, claro, fazer um curso Bacharelado em Medicina Veterinária. A partir dele, você obterá o seu diploma de graduação e poderá seguir em frente com a sua carreira.

O curso tem duração de 5 anos (10 semestres). As matérias de Medicina Veterinária incluem conceitos de anatomia, biologia, química, física, fisiologia, citologia e muito mais. É uma graduação completa e que cobrirá aspectos de quase todas as especialidades possíveis para o futuro profissional.

Além disso, nela, você realizará estágios em áreas variadas, o que permitirá a aquisição de um conhecimento amplo e palpável.

Após a graduação, é hora de fazer uma pós-graduação. No caso, você pode optar por muitas áreas, inclusive a Oftalmologia Veterinária. Alguns hospitais oferecem também programas de residência veterinária. Ambas têm, normalmente, a duração de 2 anos.

Qual é a importância de uma formação de qualidade?

Você pode até pensar que a graduação não importa, já que a especialização será a responsável por trazer os conhecimentos específicos sobre a área da oftalmologia. No entanto, isso não poderia estar mais errado!

Na verdade, a graduação serve como base para todo o conhecimento que será aprofundado na especialização. Será nela, também, que você entrará em contato com várias possibilidades de carreira e escolherá aquela que mais combina com você.

Sem contar, é claro, a importância de uma boa graduação no currículo. O nome de uma faculdade reconhecida faz toda a diferença na hora de procurar um bom emprego no futuro!

Nesse contexto, a Anhanguera está aqui para ajudar você! Contamos com uma série de diferenciais:

  • uso da tecnologia no ensino;
  • infraestrutura adequada para o curso de Medicina Veterinária;
  • várias formas de ingresso possíveis;
  • muitas opções de bolsas e descontos;
  • apoio frequente ao aluno;
  • preocupação com a inserção no mercado de trabalho, por meio do Canal Conecta.

E muito mais!

Agora é com você!

Você já sabe como funciona o dia a dia de uma pessoa especializada na área de Oftalmologia Veterinária. Agora é a hora de agir e buscar uma formação de qualidade para a sua graduação. Esse conhecimento de base será fundamental para a sua especialização e, claro, para o atendimento de excelência de seus futuros pacientes!

Então, não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Medicina Veterinária da Anhanguera e venha fazer parte desse time!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados