Odontologia é uma faculdade de Humanas ou Biológicas? Entenda

odontologia é humanas ou biológicas

O curso de Odontologia pode abrir grandes portas para o mercado de trabalho. Por esse motivo, muitos apostam na formação como forma de encontrar melhores oportunidades profissionais no segmento da saúde. Por outro lado, ao considerar o curso superior, diversos alunos se pegam perguntando se Odontologia é humanas ou biológicas.

Se você também tem essa dúvida, saiba que não está sozinho! Na verdade, essa confusão é bastante comum, apesar de a questão ser fundamental para decisão sobre a carreira profissional do futuro.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=4d7dca4f-1a8c-45c3-9fb7-b201bd877963]

Pensando nisso, e para que você não erre na escolha do curso dos sonhos, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Não deixe de conferir o conteúdo e ficar por dentro de conceitos importantes na área da Odontologia!

Mas, afinal, quais as diferenças entre os tipos de Ciência existentes?

Para entender melhor em que categoria se situa o curso de Odontologia, é necessário conhecer primeiro os tipos de Ciência existentes e os respectivos campos de estudo. Confira a seguir o que são as Ciências Humanas, as Ciências Biológicas e as Ciências Exatas!

Ciências Exatas

As Ciências Exatas talvez estejam entre as mais antigas e acompanham a curiosidade do homem em desvendar os fenômenos da natureza. Para tanto, essa área de estudo se utiliza de símbolos, números, cálculos e lógica.

O conhecimento é construído por meio da observação, pesquisa, experimentação e análise científica. Nessa categoria, por exemplo, se enquadram os cursos como Física, Química e Matemática.

Ciências Humanas

As Ciências Humanas também compõem um campo abrangente do conhecimento e são de extrema importância para sociedade. Para quem está em fase de escolher a faculdade ideal, essa é uma alternativa interessante caso não se identifique com as Ciências Exatas.

Afinal, a área é responsável por estudar o homem, tanto em sua individualidade quanto em sua perspectiva social. Não é raro, por exemplo, encontrar estudos sobre a cultura, as relações sociais e históricas nesse sentido. Enquadram-se nessa categoria cursos como Direito, Economia e Filosofia.

Ciências Biológicas

Por último, as Ciências Biológicas são aquelas que têm como objeto de estudo os seres vivos e o meio ambiente, bem como a relação que ambos estabelecem entre si. Nessa categoria se enquadram os cursos de Medicina, Nutrição, Biologia e Fisioterapia, por exemplo.

Todos têm em comum o estudo das funções do organismo, tanto humano quanto animal ou vegetal. Para dar uma dica se Odontologia é Humanas ou Biológicas, muitas matérias de Odontologia têm como foco o estudo das funções do corpo humano, mais especificamente da cavidade oral.

Qual é a categoria da faculdade de Odontologia?

Como já sugerido no tópico anterior, o curso de Odontologia é da área de Biológicas. A graduação está intimamente ligada ao estudo da saúde bucal. Por isso, o curso é composto em sua maioria por matérias que estudam o funcionamento do corpo humano, sobretudo dos órgãos relacionados à cavidade bucal.

Como veremos melhor a seguir, existem matérias de base que, inclusive, acompanham o estudo da anatomia, também vista na Medicina. Embora os conteúdos também possam passar pelas Exatas e Humanas em alguns momentos, a Ciência predominante é a Biológica. Por esse motivo, inclusive, o perfil de Odontologia ideal é aquele que tem afinidade com essa matéria e interesse em atuar na promoção do bem-estar da coletividade.

Quais são as características que comprovam a Odontologia ser de Biológicas?

Se você ainda tem dúvidas sobre o curso de Odontologia ser da área de Biológicas, confira aspectos importantes desse curso. Aproveite para se aprofundar nelas durante a graduação pelo Trilhas de Carreira, exclusivo para os alunos Anhanguera!

Conhecimentos relacionados

Como visto, os conhecimentos que o aluno de Odontologia adquire ao longo da graduação são um grande indício de que o curso faz parte das Ciências Biológicas. Para ter uma ideia, entre as matérias de Odontologia estudadas, estão:

  • Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Cirurgia e Traumatologia;
  • Anatomia Humana;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico.

Objetivos da profissão

Os objetivos da profissão, da mesma forma, apontam para o estudo das Ciências Biológicas. A finalidade da graduação, além de instruir o aluno em tudo sobre Odontologia, é formar profissionais capazes de identificar, prevenir e tratar doenças bucais. Elas são aquelas que acometem a dentição, a gengiva e os ossos da face. Por essa razão, o estágio é obrigatório para conquista do diploma na área.

As atividades propostas envolvem a aplicação de conhecimentos em laboratórios e o acompanhamento de pacientes com assistência do professor. Afinal, o bom aprendizado teórico aliado à prática é indispensável para quem pretende trabalhar na área da saúde.

É pensando nisso, inclusive, que a Anhanguera promove a Aula Destaque aos seus alunos, com profissionais renomados da área da saúde que possam orientar em todos os aspectos da profissão.

Áreas de atuação

Por último, a dedicação ao estudo das Ciências Biológicas também se reflete nas áreas da Odontologia em que os profissionais podem atuar. Isso se verifica tanto nos segmentos de atuação mais tradicionais quanto nos segmentos mais inovadores, como Odontologia e Estética.

Na clínica geral, por exemplo, o dentista trabalha com o acompanhamento de pacientes, realizando os procedimentos necessários para restauração e manutenção da saúde bucal.

Na Ortodontia, outra área de grande relevância, o profissional é responsável por corrigir a posição da arcada dentária pela utilização de aparelhos, tanto por questão estética quanto por questão de saúde. Outra área importante é a Odontopediatria, em que o dentista cuida do desenvolvimento da saúde bucal infantil, auxiliando no progresso da fala e da mastigação, por exemplo.

Buscar uma instituição de qualidade é fundamental!

Sem dúvidas, estudar Odontologia abre grandes portas no mercado e possibilita a consolidação de uma carreira, tanto nos setores públicos quanto no setor privado. Por outro lado, ao buscar a formação, muitos alunos se perguntam se Odontologia é humanas ou biológicas. Como visto, a segunda resposta é a verdadeira, apesar de haver na formação certa interdisciplinaridade com as áreas das Ciências Humanas e Exatas.

Por isso, se você pretende seguir na área, é importante estar atento a esse detalhe e certificar-se de que há familiaridade com os conteúdos abordados. Além disso, é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade, de modo a obter uma formação completa.

E aí? Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece a área de investigação da Odontologia, não deixe de se inscrever no curso da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados