O que se estuda em Engenharia Elétrica? Saiba o que esperar dessa Faculdade!

Áreas da Engenharia Elétrica

Você está interessado em saber o que se estuda em Engenharia Elétrica? Além de ser uma área com diversas possibilidades de atuação, essa carreira oferece ótimas remunerações. Se você gosta de atuar com matérias da área de Exatas, saiba que você pode se dar super bem com as funções de um engenheiro elétrico

Para ficar por dentro de tudo o que te espera, confira alguns dos principais temas estudados nesta faculdade, desde os fundamentos da Engenharia Elétrica, até disciplinas específicas da área. Vem ver só!

Circuitos elétricos

Esta é uma das principais disciplinas estudadas no curso, e refere-se às disciplinas de rotina da Engenharia Elétrica. Nessa matéria é abordado o conceito de circuito elétrico, que equivale a um sistema de distribuição de energia elétrica. 

Além disso, também é estudado a execução operacional desses circuitos no dia a dia do engenheiro elétrico. Durante a faculdade, você estudará diversos conceitos ligados a circuitos elétricos, como corrente elétrica, energia, tensão, resistores, geradores, indutores, medidores, potências e circuitos resistivos. ?

Cálculo diferencial e Integral

Essa é uma das disciplinas fundamentais da faculdade de Engenharia Elétrica, pois serve como base para desenvolvimento das demais disciplinas do curso. Você verá vários conceitos de Matemática e Física, bem provavelmente no primeiro semestre.

Nesta matéria são estudados cálculos matemáticos como: funções exponenciais, trigonométricas e logarítmicas; além de conceitos de álgebra, interpretações geométricas e regras de integração. 

Eletromagnetismo

Outro tema que serve como base para as demais disciplinas do curso é a de eletromagnetismo. Você já deve ter visto um pouco desse conceito no ensino médio, não é mesmo? Porém, o que se estuda em Engenharia Elétrica é mais aprofundado. 

Em suma, o eletromagnetismo é um instrumento muito usado para produção de energia elétrica de aparelhos de comunicação, como rádios e celulares. ?

Nesta disciplina você estudará os principais fenômenos eletromagnéticos e como eles se ligam ao conteúdo de elétrica. Além de ondas eletromagnéticas, você também verá outros conceitos como: radiação eletromagnética, linhas de transmissão, antenas e ondas planas. 

Eletrônica de sistemas digitais

Nesta disciplina são estudados os sistemas digitais. Ou seja, sistemas que empregam circuitos eletrônicos muito utilizados em equipamentos como: televisores, computadores e outros diversos eletrodomésticos. ?‍?

Na faculdade, são estudados conceitos de base teórica como: código e linguagem aritmética binária, circuitos aritméticos, circuitos lógicos combinatórios e grandezas digitais. Além de outros conceitos mais específicos, como máquinas de estado finita.

Instalações elétricas

Durante a rotina de trabalho de um engenheiro elétrico, você vai se deparar com projetos de instalações elétricas — principal atuação de engenheiros elétricos no mercado. Na faculdade essa matéria é uma das mais importantes da graduação. 

A disciplina consiste na implementação física de ligações elétricas, com o intuito de gerar energia elétrica em casas, prédios e empresas. 

No estudo de Engenharia Elétrica serão abordados componentes e equipamentos para a realização de manutenção predial ou industrial. Alguns dos temas de estudo são curto-circuitos, automação predial e automação de processos industriais.

Onde estudar Engenharia Elétrica?

Agora que você já sabe o que se estuda em Engenharia Elétrica, agora é a hora de encontrar a faculdade certa para você.

No curso de Engenharia Elétrica EAD da Anhanguera você tem diversas vantagens! Além da facilidade de poder estudar sem sair de casa, na Anhanguera você também tem acesso a atividades práticas em nossos laboratórios, onde você pode realizar testes e simulações. Desse jeito, você só sai ganhando! ?

Além disso, você pode contar com o Trilhas de Carreira, nosso programa que te prepara para o mercado de trabalho por meio de várias formações e certificados complementares. Que tudo, né? ?

E ainda tem como ficar melhor: aqui você também tem acesso ao Canal Conecta, um portal gratuito que te liga a diversas oportunidades de emprego em empresas de Engenharia Elétrica. Desse jeito é impossível não avançar na carreira!?

Dê o primeiro passo para realizar seus sonhos e inscreva-se no vestibular da Anhanguera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados