O que faz um Engenheiro Elétrico? Conheça as funções em diferentes cargos!

O que faz um Engenheiro Elétrico

Existem vários cursos de Engenharia, cada um deles ligado especificamente a uma área de atuação. A formação em Engenharia Elétrica é direcionada aos profissionais com interesse no desenvolvimento de habilidades direcionadas a utilização, distribuição, transmissão e geração de energia elétrica. Neste artigo, você vai descobrir o que faz um engenheiro elétrico e os tipos de funções exercidas pelo profissional.

Se está em dúvida a respeito de qual Engenharia fazer, este artigo é para você! Selecionamos as principais atribuições e cargos de um engenheiro eletricista para que você faça uma escolha alinhada às suas expectativas. Confira!

Geração de Energia

A faculdade de Engenharia Elétrica agrega o conhecimento necessário para que o profissional atue em áreas voltadas para a geração de energia. Isso significa que o engenheiro elétrico tem a possibilidade de trabalhar na criação de usinas geradoras de energia elétrica.

As atividades incluem criação e dimensionamento de turbinas, de sistemas de armazenamento e redes de transmissão. Além disso, o engenheiro elétrico poderá trabalhar em subestações, no ajuste de processos e na avaliação e desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento de energia elétrica a partir da análise das particularidades de uma determinada região.

Somado a isso, o profissional pode trabalhar em concessionárias de energia elétrica, desenvolvendo atividades como acompanhamento, manutenção e reparos. O objetivo é garantir o funcionamento dos meios para fornecimento de energia elétrica.

O que faz um Engenheiro Elétrico em Automação? Uma área em alta!

A automação é uma área em franca expansão e que oferece oportunidades para profissionais de diferentes setores do mercado. Trata-se de um setor responsável pela construção e pelo desenvolvimento de sistemas, especialmente para indústrias. Os sistemas desenvolvidos são construídos a partir das necessidades de cada empresa, podendo ser automatizados ou robotizados.

O engenheiro elétrico desempenha um papel importante na automação, pois o seu conhecimento técnico permite a criação dos sistemas elétricos que garantem o funcionamento dos aparelhos e dos seus componentes.

No segmento de automação, o engenheiro elétrico pode ser contratado por indústrias ou, ainda, poderá cuidar da análise e do planejamento do fornecimento de energia em uma instalação industrial, bem como da manutenção preventiva de máquinas e de aparelhos.

Eletroeletrônica

O engenheiro elétrico também pode atuar no segmento de eletroeletrônica. Com o conhecimento adquirido durante a formação, ele tem condições de criar e de realizar a manutenção de componentes eletrônicos e dos hardwares que permitem o funcionamento de equipamentos.

Desta forma, poderá exercer funções ligadas ao trabalho em indústrias, empresas de eletrodomésticos, operadoras telefônicas e até mesmo em indústrias que criam aparelhos de medição usados por engenheiros de outras áreas e profissionais de diferentes segmentos do mercado.

Nanotecnologia

Nanotecnologia é um termo utilizado para se referir à tecnologia que trabalha em escala nanométrica — 1 bilionésimo de metro. Por meio dessa tecnologia, são criados aparelhos, circuitos e dispositivos eletrônicos com dimensões de moléculas ou átomos.

A Engenharia Elétrica é uma área que tem grandes possibilidades quando associada à nanotecnologia. Juntas, possibilitam a criação de produtos inovadores e que podem ser implementados em diferentes mercados. Medicina, Eletrônica, Física, Química, Biologia, Engenharia de Materiais e Ciência da Computação são exemplos.

Função do Engenheiro Elétrico na Construção Civil

Área bastante conhecida e que desempenha papel importante na vida das pessoas, a construção civil não precisa apenas do trabalho do engenheiro civil. Nessa área, o trabalho do engenheiro elétrico é imprescindível, já que ele é responsável por atividades como a projeção dos circuitos elétricos utilizados em casas, apartamentos, edifícios, indústrias e prédios comerciais.

Dentro da construção civil, desenvolvem atividades relacionadas à elaboração e à manutenção de plantas de geração de energia. Com isso, garantem o funcionamento adequado de sistemas elétricos, a segurança dos moradores e a otimização no uso da energia elétrica.

O salário do engenheiro elétrico varia muito de acordo com a especialidade escolhida, a região de atuação e a experiência no mercado, tendo média de R$ 7.500,00*. Assim, apesar dessas variáveis, trata-se de uma profissão bem-remunerada e com ótimas possibilidades em termos de crescimento.

Vale lembrar que o engenheiro elétrico trabalha com o exercício de uma atividade essencial. Por isso, a área sempre tem oportunidades, e é muito difícil ficar sem uma colocação. A construção de uma carreira de sucesso depende da escolha de uma boa faculdade e da dedicação durante todo o processo de formação.

Se você quer se tornar um engenheiro elétrico, precisa ter familiaridade e se identificar com os conteúdos abordados durante a formação, que incluem:

  • engenharia;
  • ciência e tecnologia;
  • química e ciência dos materiais;
  • circuitos elétricos;
  • automação de processos industriais;
  • cálculo diferencial e integral;
  • instalações elétricas;
  • eletromagnetismo.

O sucesso da formação profissional depende de boas escolhas, inclusive quando se trata da definição de qual será a instituição responsável pelo desenvolvimento técnico do engenheiro elétrico.

Isso porque as boas práticas voltadas para o desenvolvimento do profissional dependem de uma boa base teórica e prática, razão pela qual o aluno deve estar atento à grade curricular do curso, à infraestrutura e ao suporte em estágios. É possível fazer boas escolhas e ainda cursar uma faculdade com mensalidade que cabe no seu bolso: o valor do curso de Engenharia Elétrica na Anhanguera começa a partir de R$ 399,00*.

Na Anhanguera, os alunos de engenharia elétrica EAD semipresencial aproveitam os benefícios mencionados, além de usufruir das vantagens atreladas aos programas de incentivo à empregabilidade. Por meio do Canal Conecta, os alunos de Engenharia Elétrica da Anhanguera acessam oportunidades profissionais de estágio e emprego em empresas parceiras.

Comece a construir a sua carreira como engenheiro elétrico!

Para se tornar um engenheiro elétrico e construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho, escolha uma boa instituição de ensino, que ofereça todo o suporte para uma qualificação profissional adequada às demandas do mercado. A Anhanguera forma profissionais completos e capazes de atuar em diferentes segmentos.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro elétrico, é hora de dar um dos passos mais importantes na sua trajetória profissional: a escolha da faculdade.

Comece hoje mesmo a construir a sua história com o curso de Engenharia Elétrica da Anhanguera. Aproveite as melhores oportunidades inscrevendo-se no vestibular online da Anhanguera. Venha estudar com a gente e faça parte do nosso time de alunos de Engenharia!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.