Pacientes internados precisam de cuidados especiais para auxiliar em sua recuperação. E um ponto muito importante nesse processo é a alimentação. Por isso, a figura do Nutricionista Hospitalar é tão importante em tratamentos de longo prazo e na promoção da qualidade de vida dos pacientes. Mas você sabe o que faz um Nutricionista Hospitalar?
Essa é uma pergunta bem importante para quem deseja seguir carreira na área de nutrição. Há diversas especialidades disponíveis, sendo importante conhecer a diferença antes de se comprometer com uma delas.
Confira, aqui, o que faz um Nutricionista Hospitalar e tire suas dúvidas sobre essa formação.
- 1 1. Avaliar a saúde nutricional dos pacientes
- 2 2. Elaboração de cardápios para cada paciente
- 3 3. Monitoramento do estado nutricional dos pacientes
- 4 4. Zelo pela higiene na preparação dos pratos
- 5 5. Coordenação com os demais profissionais do hospital
- 6 Conte com a Anhanguera para conseguir a sua formação ideal!
1. Avaliar a saúde nutricional dos pacientes
Promover a melhor alimentação e nutrição dos pacientes em hospitais é um processo. E ele começa com uma avaliação nutricional.
Por meio de exames e consultas, tanto por esse profissional quanto por outros membros da equipe do hospital, é possível identificar se um paciente apresenta alguma deficiência nutricional, dificuldade de alimentação ou se precisa de reforço para melhorar sua recuperação.
2. Elaboração de cardápios para cada paciente
A partir dos dados coletados nos exames e consultas, o Nutricionista Hospitalar pode definir qual será o cardápio dos pacientes enquanto estão se recuperando.
Isso significa que o conhecimento adquirido no curso de nutrição ajudará a pensar cada dieta individualmente, levando em conta as necessidades nutricionais de cada corpo e quais alimentos mais vão ajudar no processo. E, claro, o sabor também é levado em conta, para incentivar o paciente a manter a dieta.
3. Monitoramento do estado nutricional dos pacientes
O mais importante em qualquer internação é garantir que o estado de saúde do paciente possa progredir. Sendo assim, o Nutricionista Hospitalar também deve acompanhar o desenvolvimento do paciente, sua alimentação e sua recuperação de forma geral.
Caso haja alguma mudança no tratamento, complicação ou o resultado esperado não seja alcançado, o ideal é estar preparado para reavaliar a situação e fazer ajustes.
4. Zelo pela higiene na preparação dos pratos
A comida também pode ser uma fonte de infecções e intoxicações, o que deve ser evitado o máximo possível quando se trata de hospitais. Para pacientes em estado fragilizado, por exemplo, esse pode ser um alto risco.
Por isso, o Nutricionista Hospitalar deve acompanhar também o processo de preparação das refeições, garantindo que ele siga as normas de higiene necessárias.
5. Coordenação com os demais profissionais do hospital
O tratamento hospitalar é um trabalho multidisciplinar, envolvendo diferentes especialidades médicas, equipes técnicas, assistência, entre outros campos de conhecimento. E para cumprir bem o seu papel como especialista da área da nutrição, o Nutricionista Hospitalar precisa se comunicar regularmente com os demais profissionais que atuam no hospital.
Dessa forma, terá mais dados para elaborar o cardápio de cada paciente e mais apoio para implementar essas medidas.
Conte com a Anhanguera para conseguir a sua formação ideal!
O Nutricionista Hospitalar é um profissional cada vez mais importante. Hoje, essa é uma das principais áreas da nutrição para promover a melhor recuperação de pacientes internados. Ter a formação certa é o primeiro passo para se especializar nessa linha.
O que está esperando? Acesse o site e inscreva-se no vestibular da Anhanguera e trace o melhor caminho para se tornar um Nutricionista de sucesso!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?