Afinal, o que faz um Físico?

físicos trabalhando

Você gosta de matemática e de outras disciplinas de Exatas? Então, precisa saber o que faz um físico. Seja qual for a sua área de atuação, o profissional deve se apoiar em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, ser capaz de discutir problemas e buscar novas descobertas científicas e tecnológicas.

Em todas as suas atividades, o perfil profissional investigativo deve estar sempre presente. Além disso, a curiosidade é a característica mais marcante dos estudantes de Física. Também é preciso gostar de raciocínio lógico e querer compreender em profundidade tudo o que acontece à sua volta.

Se você deseja entender o que faz o formado em Física, não perca o nosso post. Por aqui, você vai conferir os setores de atuação e as atribuições de um físico. Boa leitura!

Atribuições do físico

A Física é uma área que estuda as interações da matéria com a energia, os fenômenos naturais e suas propriedades. Na graduação, os alunos têm disciplinas muito mais aprofundadas que a base abordada no ensino médio, o que permite desenvolver um entendimento maior sobre os estudos desse campo do conhecimento.

Aqui na Anhanguera, os estudantes do curso de Física contam com uma infraestrutura completa. Com isso, eles podem compreender melhor fenômenos como eletricidade e eletromagnetismo, ondas, óptica, fluidos e mecânica.

Para entender o que faz o físico, é importante conhecer algumas áreas da Física em que o profissional pode atuar.

Dar aulas

Quem faz Física pode optar por dois graus acadêmicos: Licenciatura e Bacharelado. O licenciado pode dar aulas na educação básica, nos ensinos fundamental e médio, além de cursos técnicos, pré-vestibulares e profissionalizantes.

Para seguir carreira acadêmica e atuar em faculdades, é necessário continuar seus estudos e fazer, pelo menos, o mestrado. Se quiser se destacar nessa área, é fundamental manter-se atualizado sobre as tendências pedagógicas do mercado. O professor de física do ensino superior ganha em média R$ 3.974,67.

Fazer pesquisas

Como pesquisador, o físico utiliza as leis da Física na pesquisa pura e aplicada, resolvendo questões práticas do cotidiano. Entre as áreas nas quais o profissional pode desenvolver pesquisas, estão:

  • Física Médica: atua na criação e na melhoria de equipamentos hospitalares. A média salarial desse profissional é de R$ 5.017,16.
  • Física de Partículas: busca conhecer os constituintes fundamentais da matéria;
  • Física Nuclear: responsável pelo estudo dos átomos em escala nuclear, além de fenômenos como fusão, fissão, radioatividade, entre outros;
  • Astrofísica: estuda as estrelas, os planetas, as galáxias e os demais objetos em grande escala;
  • Biofísica: busca a ligação entre os fenômenos físicos e biológicos, estudando aspectos gravitacionais, elétricos, nucleares e magnéticos baseados em fatos da Biologia;
  • Física de Plasmas: desenvolve estudos com matérias no estado de plasma, tratando de questões como propriedades de transporte, confinamento, instabilidade, caos, entre outras.

Aplicar as leis da Física para resolver problemas

A alta capacidade do físico em ter raciocínio lógico e dominar as leis da Física faz com que ele se destaque em diversos setores. O mercado financeiro, por exemplo, mostra-se muito promissor. Instituições bancárias de grande porte admitem esses profissionais devido à habilidade de resolver questões em que é necessário tomar decisões complexas, às vezes em curto espaço de tempo.

Ajudar a desenvolver produtos e equipamentos

A área de desenvolvimento de produtos envolve a criação de instrumentos de precisão e de equipamentos para diversas indústrias e para a realização de experimentações. Esse setor atrai pessoas que desejam desenvolver novas técnicas no campo da Física, o que, normalmente, inclui pesquisas.

Fazer análise de dados

A análise de dados é a atividade que transforma um conjunto de dados com o objetivo de analisá-los melhor e retirar informações que possam ajudar na tomada de decisão. Esse trabalho tem diferentes facetas e abordagens, além de incorporar diversas técnicas.

Pelos conhecimentos e perfil do físico, ele está apto a atuar nessa área. Por causa da diversidade de modelos possíveis, a análise de dados tem grande importância em subáreas como estudos sociais, ciências e negócios.

Contribuir para o melhor uso de novas tecnologias

Com o tempo, a Física tem ganhado cada vez mais espaço no cenário das inovações tecnológicas, de forma que as leis, os conceitos e os princípios físicos têm possibilitado o desenvolvimento de tecnologias e produtos mais personalizados, sofisticados, eficazes e seguros.

É por meio da inserção da Física na tecnologia que as inovações nos sistemas de alarme ou a identificação por meio da íris têm se difundido e ganhado cada vez mais espaço no cotidiano. Por isso, o físico pode contribuir — e muito — nesse setor.

Atuar em peritagem técnica

Para atuar com perícia, o físico deve ser cauteloso e ter boa capacidade de análise. Afinal, o profissional será responsável por registrar todas as evidências antes das coletas e constatações, além de analisar criticamente se os vestígios são suscetíveis à degradação.

Prestar consultoria ambiental

O físico ambiental faz pesquisas sobre as propriedades da atmosfera e do solo, de forma a relacionar esses estudos com as mudanças de clima. Esse meio relaciona ecologia, ecossistemas e sistemas da natureza.

Dessa forma, quem opta por trabalhar com consultoria ambiental deve compreender o funcionamento dos ecossistemas a partir da relação do homem com a natureza e das mudanças globais, de forma a evitar novas degradações do meio ambiente.

Setores de atuação em Física

A profissão de físico foi regulamentada pela Lei 13.691/2018. Para exercer a carreira, é necessário ser graduado em um curso de Física reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e fazer o registro no Conselho competente.

A regulamentação foi muito importante no reconhecimento da profissão. Assim, a tradição brasileira de que o físico fica apenas na faculdade estudando e pesquisando começou a mudar, o que abriu mais espaço de atuação para o profissional.

Entre as possibilidades de atuação em Física, estão:

  • escolas;
  • faculdades;
  • indústrias;
  • empresas;
  • hospitais;
  • observatórios astronômicos;
  • órgãos ligados ao meio ambiente.

Além de ter formas de ingresso facilitadas, quem opta por estudar na Anhanguera tem acesso ao Canal Conecta, que ajuda alunos e profissionais recém-formados em Física a conseguirem uma oportunidade de emprego na área. São diversas vagas que podem se encaixar com o seu perfil.

Agora que você sabe o que faz um físico, é possível perceber que o campo de atuação é amplo, e a área tem alta demanda por novos profissionais. Por isso, essa é uma boa opção de carreira e pode garantir excelentes oportunidades no mercado de trabalho!

Gostou de conhecer as áreas da Física? Então, inscreva-se no nosso vestibular e comece a traçar uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados