O que faz um analista de sistemas? Leia e entenda

analistas de sistemas trabalhando em frente ao computador

Se você tem afinidade com a área da Tecnologia da Informação (TI), já deve ter pensado em cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mas, para ter certeza de que essa é a melhor opção para você, é importante entender o que faz um analista de sistemas.

O profissional é responsável por apresentar soluções para os problemas dos clientes com base no uso de tecnologias de informação. Esses sistemas operam com o objetivo de apresentar informações relevantes aos usuários.

O mercado de TI cresce constantemente, o que aumenta o interesse pela área. Por isso, ela é uma opção cada vez mais popular entre quem quer ter uma carreira de sucesso. Descubra o que faz um analista de sistemas por meio da leitura dos seguintes tópicos:

  • O que é análise de sistemas?
  • O que faz um analista de sistemas?
  • Quais são as principais atribuições de um analista de sistemas?
  • Quais são as principais possibilidades de atuação?
  • Como se tornar um profissional da área?

O que é análise de sistemas?

Podemos entender a análise de sistemas como a atividade inicial do processo de desenvolvimento de sistemas, em que se define e detalha o que o modelo deve fazer, assim como a condição sob a qual deve operar.

Em geral, isso envolve o trabalho colaborativo entre analistas de sistemas e usuários, de forma que o profissional possa entender quais são as expectativas e as necessidades dos clientes a fim de apresentar a melhor solução.

Ou seja, a análise de sistemas consiste nas técnicas e nos métodos de investigação e de caracterização da solução de problemas a partir das condições levantadas, para criação e implementação de softwares em algum meio que o suporte.

O que faz um analista de sistemas?

O analista de sistemas é responsável por analisar, desenvolver e implementar sistemas de informação em diversas áreas. Ele cria softwares, programas de computadores e sistemas inteligentes que integram, organizam e melhoram as informações.

Com o avanço tecnológico, essa carreira tornou-se uma das profissões do futuro, e o profissional encontrará muitas oportunidades no mercado de trabalho. No primeiro semestre de 2018, foram contratados 15.863 analistas de sistemas, sendo a segunda profissão mais requisitada do mercado.

De acordo com o site Vagas.com, o salário inicial para o cargo de analista de sistemas é de R$ 3.312,00. Quem já tem experiência na área pode receber mais de R$ 7 mil.

Quais são as principais atribuições de um analista de sistemas?

Os analistas de sistema fazem mais do que apenas programar e criar softwares. Desenvolver soluções tecnológicas que sejam adequadas para determinados contextos envolve diversas etapas, do planejamento à execução.

Entre as funções do profissional, está o levantamento dos requisitos e dos dados necessários para a criação de soluções, além da análise dessas informações. A etapa posterior é o desenvolvimento do projeto, que envolve estágios como escolha da linguagem que será utilizada, arquitetura do software e interface do programa.

Também é função do analista de sistemas desenvolver, implementar e testar os softwares, resolver problemas técnicos, fazer a análise de desempenho dos sistemas e elaborar um treinamento para os profissionais que utilizarão as ferramentas.

Quais são as principais possibilidades de atuação?

A Anhanguera identificou as demandas do mercado com o objetivo de formar os profissionais que as empresas buscam. Com isso, desenvolveu um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com conteúdo atualizado e abordagem interdisciplinar.

Você pode se formar na especialidade que escolher, de acordo com o seu plano de carreira. Conheça as 4 opções disponíveis.

DevOps

A área de DevOps é responsável por melhorar a confiabilidade das operações e a produtividade dos desenvolvedores. Isso inclui as etapas de idealização, de desenvolvimento e de feedback para garantia de que o sistema atenda às necessidades dos clientes.

O profissional da área trabalha com colaboração, comunicação e integração contínua entre as equipes, promovendo a padronização dos processos e a implementação mais rápida das novas versões.

Back-end

Nessa área, o analista de sistemas preocupa-se com os bancos de dados, a segurança da empresa e a integração de webservices. Isso significa que ele codifica, programa, testa e faz a manutenção dos sistemas, sendo o responsável por impulsionar os sites.

O profissional trabalha de acordo com as necessidades dos usuários, de forma que a experiência com os softwares e sistemas seja mais agradável.

Mobile

Essa é uma das áreas da análise de sistemas mais populares atualmente. Com a chegada dos smartphones, muitas empresas passaram a desenvolver aplicativos para os aparelhos, facilitando o acesso aos clientes.

O processo de desenvolvimento mobile é trabalhoso e complexo, pois é necessário criar programas diferentes, de acordo com os sistemas operacionais disponíveis no mercado.

Web

O profissional que trabalha com web é responsável pela elaboração e pela correção do desenvolvimento visual de páginas da internet. Para isso, ele deve desenvolver sistemas de informação que adequam custos e qualidade.

Outro ponto importante do desenvolvimento web é ter domínio das linguagens e das lógicas de programação para que seja possível melhorar a interface com o usuário, além de aperfeiçoar e de otimizar os softwares.

Como se tornar um profissional da área?

Se você planeja ter uma carreira na área de TI, precisa se preparar. A Anhanguera oferece o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade Tecnólogo, que desenvolve habilidades profissionais de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

A faculdade de Análise de Sistemas deve ser dinâmica e prática, preparando o estudante para atuar em empresas de diversos portes e segmentos, e é ideal para quem quer ter uma formação superior em menos tempo.

Além disso, para alcançar uma boa posição na carreira em análise e desenvolvimento de sistemas, é fundamental investir em uma faculdade de qualidade e manter-se atualizado por meio de pós-graduações e de especializações. Falar inglês também é essencial, porque muitos materiais e linguagens de programação só estão disponíveis nesse idioma.

Para evoluir na profissão e conseguir prestar um serviço eficaz, é interessante ter uma visão abrangente e clara dos objetivos da empresa. Também é importante trabalhar a capacidade de relacionar-se com pessoas e saber comunicar-se bem com os clientes para entender seus problemas e necessidades.

Agora que você já sabe o que faz um analista de sistemas e como se tornar um profissional da área, pode fazer uma escolha mais consciente. O mercado oferece muitas possibilidades para quem deseja atuar com TI, e é importante se preparar. Para isso, você pode usar a nota do Enem e transformar o futuro!

Gostou do assunto? Então, acompanhe nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.