Como ser um nutricionista de sucesso? 5 dicas para você!

Como ser um nutricionista de sucesso

Todo estudante que começa seu curso de Nutrição quer saber como ser um nutricionista de sucesso, certo? Afinal, ter uma carreira bem-sucedida é um desejo natural para o profissional de qualquer área.

Um dos segredos para alcançar esse objetivo é começar o planejamento ainda durante a faculdade. Ter foco logo no início pode ajudar bastante no seu futuro.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para quem quer atuar na Nutrição. Se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar a leitura!

Conheça a área

O interesse inicial e saber o que se estuda em Nutrição muitas vezes é o suficiente para alguém escolher o curso. Porém, vale a pena aprofundar o conhecimento mesmo depois de já ter decidido seguir essa carreira.

O que queremos dizer com isso? Conhecer a área é pesquisar sobre o mercado, entender suas possibilidades de atuação, buscar as tendências, acompanhar canais de informação especializados, conversar com outros profissionais do mesmo campo, participar de eventos etc.

Essa proximidade com a profissão já é um excelente ponto de partida para quem não sabe como ser um nutricionista de sucesso. A dedicação diária é um diferencial que nem todos os profissionais têm e que pode te colocar à frente!

Descubra sobre o perfil ideal do nutricionista

Além de fazer uma graduação e dominar os principais assuntos da área, é fundamental desenvolver as habilidades comportamentais que vão favorecer o seu sucesso.

Ou seja, conhecer o perfil ideal do nutricionista é uma tarefa importante e, quanto antes você faz isso, maiores são as chances de terminar a faculdade com pelo menos alguns desses diferenciais para se destacar no mercado de trabalho.

E quais seriam as habilidades? Boa comunicação, criatividade, empatia, curiosidade e flexibilidade são algumas delas. Lidar com outras pessoas faz parte do cotidiano dos nutricionistas, e essas qualidades com certeza vão facilitar o trabalho em equipe ou mesmo o atendimento dos pacientes.

Além de focar as características mais comuns que são exigidas de um profissional da área, cada um deve reconhecer que tipos de habilidades podem contribuir com a conquista dos seus objetivos pessoais. Quem pretende ter um negócio próprio deve desenvolver a capacidade de gestão e de liderança, por exemplo. Estar sempre atento é imprescindível!

Aqui na Anhanguera, nossos alunos têm acesso a atividades extracurriculares que possibilitam o desenvolvimento de várias habilidades. As Trilhas de Carreira são capacitações complementares escolhidas por cada estudante de acordo com seus interesses.

Você nem precisa pagar um curso extra se quiser aprender Mídias Sociais, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Gestão de Projetos, entre outros temas. Não é demais?

Aplique-se em passar no vestibular

Não adianta muito se preocupar com o seu plano de carreira de Nutrição se você não der o primeiro passo, que é começar o curso superior. Para exercer a profissão aqui no Brasil, é preciso ser formado na área e ter o registro no Conselho Regional de Nutricionistas. Isto é, não é possível ser um nutricionista sem um diploma.

Portanto, tudo começa na preparação para o vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Inclusive, a dedicação nos estudos nessa fase já pode servir como um treinamento para continuar com foco e disciplina durante a faculdade.

Uma boa dica é ser organizado para manter a produtividade em alta. Faça uma boa gestão do seu tempo e monte um cronograma de estudos para ser aprovado no processo seletivo, garantir sua vaga e continuar sendo um estudante de sucesso enquanto estiver cursando a graduação!

Encontre uma especialização do seu interesse

A competitividade do mercado de trabalho é uma realidade, e a área da Nutrição não foge disso. Essa é uma das razões pelas quais os profissionais buscam sempre agregar diferenciais à sua formação.

Já falamos sobre as habilidades comportamentais que ajudam a destacar um bom nutricionista, mas o conhecimento técnico também é essencial. Continuar os estudos e investir em uma especialização é como ampliar suas oportunidades de trabalho, além de ser mais um título para diferenciar o seu currículo.

Nesse caso, o ideal é analisar as opções de vertentes da Nutrição e escolher aquela que mais atrai o seu interesse. Pesquisar sobre o mercado na sua região também é importante para tomar essa decisão. Algumas das especialidades nas quais você pode apostar para uma pós-graduação são:

  • Nutrição Esportiva;
  • Saúde Coletiva;
  • Nutrição Infantil;
  • Nutrição Hospitalar;
  • Fitoterapia Nutricional;
  • Comportamento Alimentar.

E ainda tem mais: o salário de um nutricionista tem grandes chances de ser maior quando ele tem especializações. Um especialista pode cobrar mais pelo seu trabalho e conseguir oportunidades exclusivas por ter uma formação diferenciada.

Por exemplo, aqui na Anhanguera, buscamos professores experientes e especializados para cada disciplina, o que confere a alta qualidade do nosso corpo docente. Junto a uma boa infraestrutura e metodologias inovadoras, essa é uma combinação de vantagens de ser um aluno Anhanguera!

Divulgue o seu trabalho

Dificilmente um profissional cresce sozinho ou sem divulgar o seu trabalho. Isso é necessário desde o início da carreira, na hora de conseguir um estágio ou o primeiro emprego, e permanece durante toda a vida.

É claro que um nutricionista muito experiente e qualificado pode atingir uma posição privilegiada com o tempo, mas entender um pouco de Marketing é um segredo que faz a diferença em qualquer fase — ainda mais quando falamos de uma área que tem tantos profissionais autônomos.

Hoje, as redes sociais são grandes facilitadoras nessa divulgação. Elas são ferramentas simples, práticas e acessíveis, permitindo que qualquer pessoa se comunique diretamente com seu público e atraia cada vez mais gente. Basta interagir e oferecer um conteúdo de qualidade para construir sua imagem profissional, aumentar seu alcance e multiplicar as oportunidades.

Agora é com você!

Enfim, acho que você já descobriu como ser um nutricionista de sucesso e percebeu que esse é um caminho que exige muita dedicação. Portanto, não desanime e comece a se organizar para realizar os seus sonhos! Aqui na Anhanguera, você encontra ensino superior de qualidade para chegar aonde quiser.

O que mais está esperando para construir sua carreira na área da Nutrição? Faça a sua inscrição no nosso vestibular e não perca mais tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.