Pesquisar

Nutricionista esportivo: veja as vantagens de atuar na área

Você sabe o que faz um nutricionista esportivo? Conhecer essa área é interessante para quem quer seguir a carreira de nutrição, na qual há muita demanda hoje por novos profissionais. Além disso, é possível trabalhar em diversos locais no esquema de consultoria ou fixo.

Isso porque, no mundo de hoje, as pessoas estão muito preocupadas com sua forma física, saúde e prática esportes, visando alcançar um alto desempenho.

Sendo assim, as consultas e as orientações de um nutricionista do esporte serão voltadas a esse objetivo, tendo como resultado alunos disciplinados e focados em garantir um corpo adequado às suas necessidades.

Quer saber mais informações sobre as características de um nutricionista esportivo? Então, acompanhe os tópicos a seguir!

O que faz um nutricionista esportivo?

Esse profissional, que se formará no curso de Nutrição, direcionará sua carreira para melhorar a saúde dos atletas por meio das mudanças nos hábitos alimentares, do estabelecimento de metas e do acompanhamento do paciente. Pode utilizar também os conhecimentos da Nutrição Comportamental, quando necessário.

Para tanto, avaliará a rotina alimentar do indivíduo, o tipo de exercício físico que ele pratica e as recomendações nutricionais para alcançar os objetivos propostos. Elas podem ser sobre o fortalecimento muscular, o aumento da disposição, entre outros.

Etapas de uma avaliação

Primeiramente, o nutricionista precisa de um levantamento do perfil bioquímico do paciente, que é obtido por meio de exames de proteínas, carboidratos, gorduras e enzimas, além de outros que identificam doenças.

A partir desse check-up laboratorial, o profissional fará um levantamento das pregas cutâneas com um aparelho específico, que determina o percentual de gordura distribuído ao longo do corpo. Ou, então, pode usar equipamentos mais modernos que fazem esse diagnóstico.

Diante dessas informações, o nutricionista conversará com o paciente perguntando sobre sua rotina alimentar e solicitando detalhes relacionados à quantidade e ao tipo de alimento ingerido em cada refeição, bem como o intervalo entre elas.

Também questionará se ele tem alguma queixa recorrente, como cansaço pela manhã, dificuldade para se concentrar nos treinos, fraqueza ao levantar pesos durante a musculação, insônia, ansiedade, entre outros relatos.

Após uma avaliação completa, será elaborado um plano nutricional considerando o horário das refeições e dos treinos, as preferências alimentares e a condição financeira do paciente. Esse plano será avaliado constantemente.

Relação entre nutricionista e paciente

Nos dias de hoje, deve-se fazer o acompanhamento de forma constante, sobretudo quando a rotina de treinos for modificada. Então, a relação entre o nutricionista esportivo e o atleta em formação deve ser objetiva, clara e de confiança.

Como também deve ser participativa: o paciente avalia quais são os seus alimentos preferidos na dieta e o nutricionista procura equilibrar as preferências com o valor nutricional.

Assim, desde que tudo seja conversado abertamente, o paciente ficará mais satisfeito de seguir uma dieta, de não comer algo de que gosta muito ou de realizar substituições por refeições mais saudáveis.

Onde ele pode atuar?

Com o grande interesse por uma vida saudável, que inclua também a prática de exercícios físicos, o nutricionista especializado no esporte tem atuado em consultório ou em parcerias com outras instituições.

Consultório

Àqueles que preferem atender em consultório, é importante ter equipamentos necessários para fazer uma avaliação completa. Eles incluem uma balança de peso corporal, fitas métricas e uma excelente plataforma informatizada para inserir as informações e acompanhar o quadro clínico ao longo das consultas.

Academias e clubes

Nos estabelecimentos coletivos, o nutricionista pode prestar atendimento em academias de ginástica, clubes de treinamento, clínicas multidisciplinares, entre outros locais relacionados. Em cada um desses estabelecimentos, é possível fazer atendimentos esporádicos ou ser trabalhador fixo.

Nas academias de ginástica, por exemplo, esses profissionais são indicados pelo personal trainer para ajudar na perda de peso, ou para melhorar o condicionamento físico do indivíduo por meio de complementação ou suplementação de nutrientes.

Nos clubes de treinamento, em especial em esportes coletivos, o nutricionista elabora um perfil personalizado para cada jogador, avaliando as necessidades calóricas e a resposta de cada um após as orientações repassadas.

Nos esportes individuais, como natação, arremesso de peso, atletismo etc., o nutricionista precisa trabalhar as questões relacionadas à resistência física e muscular para que o indivíduo suporte os treinos diários.

E em todos os esportes, esse profissional deve estabelecer limites calóricos e nutricionais diferenciados durante os treinos e as competições, para que o atleta consiga desenvolver suas habilidades.

Como é o dia a dia do nutricionista esportivo?

Como você pôde ver até aqui, a atuação de nutricionistas esportivos é bastante variada. Depende do seu modelo de trabalho, onde vai praticar e o tipo de clientes que você quer ter — principalmente a diferença entre clientes “casuais” e aqueles de alto rendimento.

Dito isso, a rotina do trabalho de nutrição esportiva é bastante focada em estudo, acompanhamento e interpretação de resultados. É um dia a dia dividido em duas partes.

O lado mais conhecido, claro, é o de consultas e atendimento. O profissional recebe seu paciente no consultório ou o encontra no local da prática da atividade (academia ou clube) e faz todas as medições e questionamentos necessários para entender a evolução do cliente.

É, inclusive, muito importante que quem trabalhe nessa área desenvolva bastante suas habilidades interpessoais, goste de se comunicar e principalmente de ouvir com atenção as queixas e questionamentos de quem atende.

Durante essa parte do seu dia, você passará em contato com perfis parecidos de pessoas: que se preocupam bastante com a saúde e buscam evolução de desempenho físico. Um público que gosta de participar da discussão sobre dietas e rotinas em vez de apenas acatar o que você tem a dizer.

Por isso, outro pedaço importante dos seus dias úteis vão ser gastos estudando. Uma hora de consulta e conversa com seu paciente pode se tornar horas, dias de pesquisa, análise de métricas físicas e elaboração de planos nutricionais.

O profissional mais valorizado na área é exatamente aquele que se importa e está sempre buscando a maneira mais eficiente de melhorar os resultados de seus clientes. Pesquisas online, análise de estudos e bibliografias, discussões e seminários com outros profissionais da área, tudo isso acompanha o dia a dia de quem quer se destacar na nutrição.

Portanto, é importante reforçar que a nutrição esportiva é uma área para quem gosta de ouvir e aprender — dois verbos que vão fazer muito parte do seu futuro na carreira.

Quais os desafios do nutricionista esportivo?

Falando sobre o que será preciso para ganhar valor e mercado como nutricionista esportivo, é importante saber desde já quais são os principais desafios da profissão. Todos eles podem ser superados com facilidade se você tiver aptidão e gosto para ajudar pessoas a melhorarem sua saúde e seu desempenho. Confira.

Educação do público

Por melhor que seja o profissional de nutrição, é impossível ter resultados consistentes se os clientes não compram sua ideia e colaboram. É uma das áreas dentro das ciências humanas que mais depende dessa parceria para dar certo.

Por isso, quem quer seguir essa carreira precisa ter algumas das chamadas soft skills, habilidades que vão além da prática da profissão em si.

As principais são empatia, comunicação e até um certo dom para conversas didáticas. É preciso educar seu público para que ele entenda não só o que deve fazer para ter resultados, mas porque cada uma das suas recomendações vão ajudar a pessoa a atingir seus objetivos.

Área de constante atualização

Se você já tem algum interesse e contato na área de nutrição, deve ter notado o quanto o setor muda com o tempo. Novas pesquisas alimentares e do desempenho físico humano surgem a todo momento mostrando novas abordagens que podem dar ainda mais eficiência para dietas e planejamentos de nutrição.

Por isso, um grande desafio do profissional da área é nunca parar de aprender. Você terá que ir atrás de renovação constante e praticar essas novidades até entender o que funciona melhor para seus clientes. Quem se prende a um modelo nesse setor pode perder relevância bem rápido.

Uso de tecnologia

Na mesma linha do tópico anterior, a tecnologia de nutrição esportiva também nunca para de evoluir. Novos equipamentos para exercícios e novos dispositivos de medição tornam o acompanhamento nutricional cada vez mais eficiente e inteligente.

Um exemplo disso são os werables, como os smartwatches que fazem uma série de medições ao longo do dia de uma pessoa, antes, durante e depois do exercício.

Essas tecnologias ajudam seu trabalho coletando cada vez mais informações de cada pessoa para personalizar ainda mais dietas e planos esportivos. O desafio no caso é estar sempre de olho nessas novidades e em como integrá-las na rotina da profissão.

Quais são as vantagens de ser nutricionista esportivo?

Os benefícios de dedicar a Nutrição ao esporte é que essa área está bastante valorizada ultimamente. A média salarial é de R$ 2.616, podendo chegar a R$ 3.894.

No entanto, é preciso muito conhecimento, dedicação e experiência para entrar nesse mercado de trabalho. O conhecimento pode ser obtido pela graduação em Nutrição. Pesquise as formas de ingresso nas melhores faculdades privadas, que oferecem disciplinas básicas e clínicas, direcionadas a todas as áreas de atuação do nutricionista.

Além disso, é interessante que os futuros graduados façam estágio em empresas. Aqui na Anhanguera, nossos alunos destacam-se por ter acesso ao Canal Conecta, plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio em todo o Brasil. Assim, você terá apoio e mais oportunidades para conhecer a rotina de um nutricionista esportivo e as ferramentas de trabalho dos profissionais, além de fazer networking.

Como se tornar um nutricionista especializado em esportes?

Para se tornar um nutricionista especializado em esportes, é fundamental fazer cursos sobre o assunto, de preferência os de pós-graduação, que comprovam o conhecimento nessa linha de pesquisa.

Para tanto, o futuro nutricionista desportivo deve aprofundar seus conhecimentos em bioquímica, fisiologia e imunologia, bem como nas modalidades esportivas, principalmente em relação às lesões dos pacientes, pois os aspectos nutricionais são relevantes na recuperação do indivíduo.

Também é fundamental que esse profissional conheça o mecanismo de ação dos suplementos nutricionais, sabia avaliar quais podem ser usados durante uma competição e como eles melhoram a performance dos atletas.

Outro ponto interessante para se tornar um nutricionista com experiência no esporte é saber atender bem o paciente, ponderando sobre suas expectativas em relação ao peso corporal ou ao rendimento, como também alertando sobre os riscos da ingestão irracional de substâncias.

O nutricionista esportivo é um profissional bastante requerido nos dias de hoje devido à grande preocupação das pessoas com o corpo perfeito e saudável, além de sua valiosa contribuição nos clubes de treinamento ou nas academias de ginástica. Além disso, é importante fazer uma boa faculdade, que ofereça estágios na área, e, posteriormente, especializar-se para conseguir uma vaga nessa área de atuação.

Gostou do nosso texto? Você viu que a realização de uma faculdade é essencial para ter uma carreira de sucesso na área. Saiba em nosso artigo mais informações sobre como o ensino superior pode definir melhores oportunidades no mercado trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário