Qual a nota de corte do curso de Direito? Descubra!

nota de corte direito

O curso de Direito é, sem dúvidas, um dos mais tradicionais. Todos os anos, milhares de pessoas buscam uma vaga nessa graduação. Ela traz ótimos salários (cerca de R$ 4.5001 para profissionais recém-formados) e muitas oportunidades para uma carreira muito bem-sucedida.

Isso, é claro, aumenta — e muito! — a concorrência por uma vaga. Por isso, uma alternativa interessante é utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir a sua tão sonhada colocação em uma faculdade de Direito.

Mas, afinal, qual é a nota de corte do curso de Direito? É muito difícil entrar nessa faculdade? Como posso aumentar as minhas chances? Confira a resposta para todas essas perguntas a seguir e saiba como a Anhanguera pode ajudar. Boa leitura!

O que é a nota de corte?

Entender bem os conceitos dos processos seletivos é parte importante da preparação para o vestibular. Por isso, se você quer conquistar a sua vaga no curso de Direito, é fundamental entender o que é a nota de corte.

Essa nota representa, de modo simplificado, a menor pontuação obtida por um candidato que esteja dentro do número de vagas para um determinado curso. Não entendeu? Vamos explicar!

Imagine que existam 50 vagas para o curso de Direito em uma faculdade. André conquistou a maior pontuação, de 700 pontos, sendo o primeiro colocado da lista. Pedro, por sua vez, ficou na 50.ª posição, com 630 pontos. Qual será a nota de corte?

630, é claro!

O candidato que ocupou a 51.ª colocação precisará esperar a segunda chamada, ou seja, aguardar que algum dos outros 50 candidatos desista da vaga para que ele possa ser chamado.

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem?

Agora que já sabemos o que é a nota de corte, que tal descobrirmos como usar a nota do Enem para ingressar na carreira em Direito? É normal que fiquemos meio perdidos nesse momento. Por isso, estamos aqui para ajudar!

Bom, a nota do Enem pode ser utilizada de diferentes maneiras. Uma das mais comuns é o ingresso em faculdades públicas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas isso não é tudo! Você também pode usar essa pontuação para ingressar em faculdades particulares de todo o Brasil.

Para isso, basta usar a nota como substituição para o vestibular — algo que pode ser feito aqui na Anhanguera! — ou participar de programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Cada forma de ingresso tem uma nota de corte diferente para Direito. Veja mais a seguir.

Qual é a nota de corte para o curso de Direito?

Agora, vamos descobrir quais são as principais notas de corte para o curso de Direito utilizando a nota do Enem!

Sisu

O Sisu é uma das principais formas de ingresso para o ensino superior no Brasil. Ele é um programa que concede vagas em faculdades públicas, sejam elas do âmbito federal, sejam no âmbito estadual.

O lado negativo dessa alternativa é a concorrência árdua pelas poucas vagas disponíveis, o que faz com que as notas de corte sejam consideravelmente altas. Em algumas instituições, por exemplo, elas giram em torno dos 750 a quase 800 pontos.

Prouni

O Prouni é uma alternativa para aqueles que não podem bancar um curso superior. Aqui, o aluno consegue uma bolsa para estudar Direito, sendo ela de 100% ou 50% (nesse último caso, existe a possibilidade de financiamento do restante pelo FIES).

As notas de corte do Prouni variam de ano para ano, já que dependem do desempenho de outros estudantes no processo seletivo. Na Anhanguera, no entanto, elas giram em torno de 630 pontos.

FIES

O FIES é um programa que concede parcelamentos a juros baixos aos estudantes que não podem pagar, no momento da matrícula, as mensalidades de Direito. Sendo assim, eles só começarão a arcar com os custos da faculdade após terem o diploma em mãos.

As notas de corte do FIES, na Anhanguera, costumam oferecer uma ótima oportunidade para aqueles que sonham em ser advogados ou juízes e não podem arcar com os gastos de uma faculdade no momento. Elas giram em torno dos 615 pontos, podendo variar.

Substituição ao vestibular

Outra possibilidade para o uso da nota do Enem pelos candidatos às vagas de Direito está na substituição dos vestibulares tradicionais nas faculdades privadas. Sendo assim, em vez de fazer outra prova, o estudante pode apenas utilizar a nota já obtida no Enem.

A Anhanguera é um ótimo exemplo disso! Para utilizar sua pontuação do Enem, basta selecionar essa opção na hora de sua inscrição ao vestibular. Não tem segredo!

O que fazer para garantir uma boa nota no Enem?

Para finalizar, nada melhor do que conversarmos sobre algumas dicas bacanas para melhorar o seu desempenho nessa prova tão concorrida. Vamos lá?

A primeira recomendação que podemos fazer é: tenha um cronograma de estudos. Você pode escolher as matérias com base no próprio edital do Enem, que traz uma seleção dos temas que mais caem nas provas todos os anos. Uma rotina bem definida ajuda a evitar a procrastinação e faz com que o aprendizado seja mais produtivo.

Depois, não deixe de contar com bons materiais de apoio. Seja estudando em casa ou em um cursinho presencial, é fundamental que você tenha o auxílio de professores capacitados para os momentos em que for estudar sozinho. O Trilha do Enem é um ótimo portal gratuito para essa finalidade!

Por fim, não deixe de realizar provas antigas e simulados. Esse tipo de atitude fará com que você fique familiarizado com o jeitão do Enem, que é um exame bastante particular e cheio de detalhes. Assim, na hora da prova, você estará muito mais tranquilo e seguro!

Agora é com você!

Você já sabe a nota de corte do curso de Direito e também aprendeu a se preparar para as provas do Enem, certo? Com todas essas informações, chegou a hora de arregaçar as mangas e se preparar para conquistar a sua vaga!

Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo para o vestibular Anhanguera de Direito. Aqui, você terá acesso a uma educação de qualidade e contará com a ajuda dos melhores professores para se tornar um bacharel de sucesso. Vem com a gente!

1. Salário.com.br

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.