Como é o mercado de trabalho para Medicina Veterinária?

mercado de trabalho veterinária

O começo da domesticação de animais foi um marco para a história. Com essa atitude, o ser humano pôde evoluir de forma mais consistente contando com a ajuda, os produtos e a companhia de seres de outras espécies.

Sendo assim, podemos dizer que essas criaturas são fundamentais para o nosso dia a dia, seja econômica, seja emocionalmente. E há um profissional dedicado a cuidar desses animais: o Veterinário, formado em Medicina Veterinária.

A questão emocional, por sinal, é um dos fatores que faz com que o Brasil seja, hoje, o segundo colocado no ranking de países com mercado pet mais forte¹ em todo o mundo. Já a economia é fortemente representada pelo agronegócio, setor em que nossa nação é um dos destaques em nível global.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=8427d8d2-782b-4b62-83f3-11bffa89a811]

Com essas informações, já podemos perceber que o mercado de trabalho para Medicina Veterinária é bastante amplo e muito promissor. Mas que tal abordarmos isso de forma aprofundada? A seguir, confira algumas das possíveis áreas de atuação do médico veterinário e saiba o que essa carreira reserva para você no futuro!

Como anda o mercado de trabalho da Medicina Veterinária?

Aqueles que se graduam em um curso de Medicina Veterinária certamente terão ótimas oportunidades ao longo da vida profissional. Essa é uma área em alta e que está trazendo mais vagas no setor privado e também na esfera pública.

Os avanços tecnológicos em Medicina Veterinária permitem que esse profissional atue em locais diferentes. O médico veterinário é altamente requisitado para funções essenciais que envolvem, além do cuidado com os animais, a vida da população.

Sendo assim, tudo indica que essa é uma área que tem muito para crescer! Afinal, o amor por nossos pets e a preocupação com a qualidade dos produtos de origem animal para a economia não param de aumentar.

Quais são os campos de atuação da área?

O médico veterinário pode atuar em muitas áreas! Confira, a seguir, algumas das mais importantes para o mercado.

Clínica e cirurgia de pequenos, grandes e silvestres

Essa é, sem dúvidas, a área de maior procura dos médicos veterinários. Ela consiste na busca direta por tratamentos clínicos e cirúrgicos para animais domésticos e silvestres, por meio da realização de procedimentos, de estratégias e da ministração de medicamentos. Aqui, o profissional pode optar por uma série de especialidades, assim como na Medicina humana.

Área forense

A medicina veterinária forense é uma área que ainda não é muito difundida no Brasil, mas que tem tudo para crescer. Esse profissional estará encarregado de avaliar cenas de crimes que envolvam animais e poderá, também, participar da emissão de laudos e de vistorias em estabelecimentos dedicados aos pets.

Inspeção sanitária

Você sabia que os médicos veterinários também têm um papel importante na vigilância sanitária? Esses profissionais realizam fiscalizações em estabelecimentos diversos, que podem ir desde clínicas veterinárias até restaurantes que servem produtos de origem animal.

Saúde pública

O veterinário também é importantíssimo para a saúde pública, área que cuida do bem-estar de seres humanos. Aqui, o foco é a prevenção de zoonoses e a distribuição de informação acerca dos cuidados necessários com animais para evitar infecções e problemas na população.

Agronegócio

Uma das áreas mais valorizadas da Medicina Veterinária. No agronegócio, o profissional cuidará da fiscalização da cadeia de produção de produtos de origem animal, como ovos, carnes e leite. Ele cuidará do bem-estar do animal e garantirá que tudo está de acordo com as normas para a saúde daqueles que farão uso desses insumos no futuro.

Pesquisa e desenvolvimento de produtos na indústria

A pesquisa de novos medicamentos (na Farmácia Veterinária) e procedimentos para facilitar a vida dos animais e humanos é uma das áreas de atuação do veterinário. Ele também poderá atuar na indústria. Um bom exemplo é a fabricação e o desenvolvimento de alimentos adequados para a nutrição de diferentes espécies.

Quais são as principais tendências para a área da Medicina Veterinária?

A Medicina Veterinária mudou bastante. O que, no começo, era uma ciência com muita “tentativa e erro”, que basicamente utilizava os recursos vistos na Medicina Humana, hoje é uma área cheia de inovações e com uma representatividade importante no âmbito científico mundial.

Os recursos dos médicos veterinários são muito tecnológicos e modernos, fazendo com que os cuidados com os pets sejam cada vez mais precisos. Alguns setores que crescem muito dentro da clínica e cirurgia são:

  • oncologia;
  • medicina de felinos;
  • medicina de animais exóticos;
  • medicina de invertebrados.

Além disso, a tendência voltada para a área farmacêutica ou industrial não pode deixar de ser mencionada. Afinal, o aumento da preocupação dos tutores com os seus pets impulsiona o mercado de forma impressionante todos os anos. Isso faz com que seja fundamental elaborar medicações e alimentos adequados para a vida desses animais.

Por fim, o agronegócio é uma tendência importante, como comentado. Na Medicina Veterinária, a participação nesse segmento envolve:

  • cuidados com a saúde dos animais de produção;
  • melhoramento genético das espécies;
  • investimento em técnicas de reprodução;
  • controle de qualidade dos produtos obtidos a partir dos animais;
  • fiscalização de estabelecimentos voltados para a criação animal.

Como a Medicina Veterinária se relaciona com a tecnologia?

A relação da Medicina Veterinária com a tecnologia é direta. Os estudos no campo não param e, hoje, esse é um segmento inovador e que ajuda bastante na descoberta de técnicas utilizadas em vários outros setores.

Os avanços tecnológicos da Medicina Veterinária incluem:

  • uso de exames cada vez mais modernos para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de doenças em animais de várias espécies;
  • utilização de inteligência artificial no processo de diagnósticos;
  • uso de inovações no dia a dia da profissão, como prontuários e laudos digitais, otimizando a relação entre tutores e médicos veterinários.

E muito mais!

Qual é o papel da faculdade para a carreira de um veterinário?

O veterinário será responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que atingem os pets. Ele também será fundamental para a manutenção da saúde dos seres humanos, sejam eles tutores de animais de estimação ou não.

Por isso, uma preparação adequada na faculdade é crucial para a formação desse profissional. E, na Anhanguera, isso é a nossa prioridade! Aqui, focamos uma educação voltada para a prática do estudante, preparando-o para o que ele verá em seu dia a dia como médico veterinário.

O curso de Medicina Veterinária na Anhanguera conta com um hospital e laboratório próprios. Outra vantagem desse curso é a parceria exclusiva com o Canal Conecta, que possibilita o encontro das melhores vagas no segmento. Assim, o aluno pode entrar em contato com diversas áreas de atuação antes mesmo de se formar!

Além disso, temos a oferta das mais importantes matérias da Medicina Veterinária em uma grade curricular bem distribuída. E, claro, contamos com o trabalho de professores altamente respeitados na área de cuidados aos animais.

Qual é a média de remuneração?

Ao sair da faculdade, o médico veterinário vai se deparar com remunerações médias de R$ 3.800* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. Isso, no entanto, é válido para o profissional clínico geral.

Com a aquisição de mais experiência e a realização de cursos e de especializações, esse salário tende a subir consideravelmente. Além disso, áreas como a inspeção e as vagas ofertadas por concursos públicos são bastante vantajosas.

Áreas diferentes, inclusive, também trazem remunerações diferentes. Um bom exemplo é o veterinário sanitarista, que recebe uma média salarial de R$ 3.939,17* para 39 horas semanais. Essa remuneração também tende a variar bastante a partir das áreas na clínica e cirurgia, por exemplo.

Para escolher a melhor carreira para você, indicamos:

  • pesquisa sobre o que você mais gosta de fazer;
  • aquisição de experiência em estágios;
  • atenção às tendências e demandas do mercado, que mudam a cada época e devem ser levadas em consideração.

Ah, não podemos esquecer! O estágio em Medicina Veterinária nem sempre é remunerado, ok? No entanto, ele continua sendo crucial para uma formação completa e a aquisição de experiência na área!

O que fazer para se destacar no mercado?

O destaque de um profissional no mercado depende de uma série de fatores, incluindo o seu local de atuação, a concorrência de outros veterinários na região, a especialidade escolhida e muito mais.

No entanto, a primeira dica para ter um currículo que chame a atenção dos recrutadores em meio a vários nomes é, claro, a escolha de uma faculdade renomada e respeitada! A realização de estágios diversificados conta muitos pontos na hora da conquista de uma vaga concorrida.

A segunda recomendação é: após a graduação, busque uma especialidade para chamar de sua. Assim, há maiores chances de que você conquiste uma vaga que tem tudo a ver com o seu perfil!

Como a Anhanguera pode ajudar você em sua formação?

Dito tudo isso, é provável que você esteja se perguntando como a Anhanguera se destaca em meio às outras faculdades e quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua carreira como futuro médico veterinário.

Bom, o planejamento de uma boa vida profissional começa já na escolha da faculdade. Assim, optar por instituições com diferenciais é um investimento para o seu futuro, garantindo um currículo muito mais valorizado pelo mercado e uma carreira cheia de oportunidades!

Confira algumas das vantagens de estudar na Anhanguera!

Uso da tecnologia no ensino

Um dos pilares mais valorizados da faculdade Anhanguera está na adoção de inovações na educação e na inserção da tecnologia no dia a dia do ensino. Isso é facilmente observado, por exemplo, por meio do Aula Destaque (que oferece aulas online gratuitas com grandes nomes das principais áreas da saúde) e os Estudos Dirigidos, que trabalham habilidades digitais importantes para o mercado.

Corpo docente qualificado

O corpo docente da faculdade Anhanguera se destaca. Afinal, contamos apenas com profissionais com vasta experiência de trabalho nas áreas em que ensinam. Eles contribuem para a sua formação profissional a partir da expertise adquirida com anos de qualificação.

Infraestrutura adequada ao curso

Para aprender, precisamos dispor das ferramentas para tal. Na Anhanguera, você contará com todo o apoio na infraestrutura, que dispõe de aulas com recursos digitais, laboratórios para as aulas práticas, bibliotecas equipadas e todos os recursos para um aprendizado com conforto e segurança.

Grade curricular atualizada

A escolha de matérias de Medicina Veterinária é essencial para a sua preparação como profissional. Logo, é fundamental que ela seja constantemente atualizada e que conte com disciplinas que de fato prepararão você para o dia a dia como veterinário. E, claro, na Anhanguera isso é uma prioridade!

Foco na qualificação

A preparação de um estudante vai muito além de trabalhos e provas. É preciso focar a lapidação para o mercado. Na Anhanguera, além do já citado Canal Conecta, nosso portal que ajuda o aluno a conquistar as melhores vagas de estágio e emprego, temos o Trilhas de Carreira, que traz cursos certificados para o currículo.

Agora é a sua vez!

Gostou de saber mais sobre o mercado de trabalho para Medicina Veterinária? Então, a hora de começar a graduação na área é agora! Você certamente encontrará ótimas oportunidades em sua vida profissional e vai poder construir uma carreira sólida e cheia de realizações.

Por isso, não deixe de se inscrever agora mesmo para o vestibular da Anhanguera! Na página, você dará o primeiro passo rumo a uma vida profissional bem-sucedida!

1.      Forbes

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados