Farmácia Veterinária: o que é e como atuar na área?

Muitas áreas no campo da saúde e de Biológicas são correlatas. Isso quer dizer que elas dialogam entre si e, muitas vezes, também se completam. Sem dúvidas, esse é o caso da Farmácia Veterinária, a união de duas grandes graduações.

Para se tornar um farmacêutico especializado nos animais de estimação ou de produção, o estudante pode seguir dois caminhos: fazer a faculdade de Medicina Veterinária ou de Farmácia. Ou, quem sabe, as duas!

Hoje falaremos sobre todas essas possibilidades e discutiremos, também, um pouquinho sobre o funcionamento de cada um dos cursos. Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

O que é a Farmácia Veterinária?

Antes de darmos continuidade à nossa conversa, precisamos falar sobre o que é a Farmácia Veterinária. Essa é uma área das Ciências Biológicas que estuda a interação dos fármacos (nome dado às fórmulas dos medicamentos) com o organismo dos animais.

O objetivo é pesquisar sobre o uso de substâncias já conhecidas e estabelecer uma relação positiva entre elas e o tratamento de doenças que atingem os animais. Afinal, o organismo deles funciona de maneira diferente, e fórmulas seguras para os seres humanos podem ser fatais a outras espécies.

Quais são as atribuições desse profissional?

Quando falamos sobre o farmacêutico, pensamos imediatamente no profissional que atua nas drogarias, auxiliando os clientes na compra de medicamentos e, claro, supervisionando a venda desse tipo de produto. Embora essa seja uma das atribuições possíveis para ele, isso não é tudo.

Mas, então, o que faz um farmacêutico? Ele também pode atuar em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e laboratórios. Além disso, outras possibilidades são a participação na indústria (como a de cosméticos) e na produção e na pesquisa direta de novos fármacos e substâncias utilizados nos seres humanos e animais.

Sendo assim, o farmacêutico veterinário é o profissional indicado especificamente para lidar com as questões relacionadas aos medicamentos de animais, sejam eles domésticos (como cães, gatos, aves e outros), sejam eles ligados à produção (vacas, porcos, galinhas, entre outros).

Como seguir carreira na área da Farmácia Veterinária?

Para se tornar um farmacêutico veterinário, há dois caminhos: o primeiro é seguir a faculdade de Farmácia. Essa graduação trará um embasamento prático e teórico voltado à pesquisa e à produção de fármacos, sendo esse um dos principais focos dessa graduação. No entanto, essa não é a única alternativa.

Os médicos veterinários também podem seguir esse caminho após a formação em Medicina Veterinária. Essa é uma graduação que trará muito mais conhecimento sobre a fisiologia (ou seja, o funcionamento do organismo) dos animais. Sendo assim, esse tipo de profissional atuará em conjunto com os graduados em Farmácia.

Por ser uma área relativamente nova, ainda não há muitos dados sobre a remuneração desse profissional. Porém, podemos ter uma ideia com as médias salariais das duas profissões separadamente. Um farmacêutico ganha, em média, R$ 3.500* no início de sua carreira, contra os R$ 3.900* recebidos pelos médicos veterinários recém-formados.

Como funciona a faculdade de Farmácia?

Agora que você já sabe quanto ganha um veterinário e um farmacêutico e já entende sobre o conceito da Farmácia Veterinária, vamos falar sobre as graduações envolvidas nessa carreira, tudo bem?

Primeiro, o curso de Farmácia. O objetivo, como mencionado anteriormente, é preparar o aluno para lidar com a estrutura dos medicamentos.

Algumas das matérias do curso de Farmácia são:

  • química;
  • biologia celular;
  • anatomia;
  • farmacologia;
  • patologia;
  • imunologia;
  • análises toxicológicas.

Ao final do curso, o aluno saberá lidar com questões como a análise e a manipulação de substâncias, além de conhecer as interações que os fármacos terão no organismo dos animais (e dos seres humanos, para os que decidirem seguir outro rumo em suas carreiras).

Há, ainda, a necessidade de realizar estágios para solidificar os conhecimentos teóricos obtidos na sala de aula. O curso de Farmácia aqui da Anhanguera tem a duração de 5 anos e pode ser feito tanto de forma presencial quanto semipresencial, com todos os benefícios da educação a distância.

Como funciona da faculdade de Medicina Veterinária?

Agora, falaremos sobre o curso de Medicina Veterinária, a outra possibilidade de graduação para seguir na área de Farmácia para os animais!

Aqui na Anhanguera, essa faculdade é feita em 5 anos de maneira exclusivamente presencial. O estudante entrará em contato com todos os aspectos do funcionamento dos organismos das mais diferentes espécies.

Algumas das matérias da Medicina Veterinária são:

  • anatomia;
  • farmacologia;
  • fisiologia;
  • nutrição;
  • bioquímica;
  • microbiologia;
  • patologia;
  • ética.

O estágio, nesse caso, é imprescindível para mostrar ao aluno mais sobre o dia a dia da profissão e familiarizá-lo com os conceitos de diagnóstico, prevenção e tratamento das mais diversas doenças que acometem os pets.

Além disso, a prática também auxilia no contato direto com os tutores e, claro, na obtenção de conhecimento sobre as diversas classes de medicamentos utilizadas nos tratamentos, suas interações e o modo como funcionam. Para ajudar nessa etapa, ao estudar aqui na Anhanguera, o aluno conta com o acesso exclusivo do Canal Conecta para encontrar as melhores colocações no mercado de trabalho!

Como atuar em ambas áreas?

Em alguns tópicos antes, falamos brevemente sobre as duas opções de caminho que um estudante pode seguir para se tornar um farmacêutico veterinário. Falamos, também, um pouco sobre cada uma das graduações, a fim de deixar você informado sobre o que esperar do dia a dia desses cursos.

No entanto, há, ainda, a terceira opção, que é fazer as duas faculdades. Isso mesmo! Uma segunda graduação é um diferencial e tanto para o currículo e, nesse caso, fará do farmacêutico veterinário um profissional completo, independente e apto a realizar e conquistar todos os seus objetivos na carreira.

Essa estratégia é, normalmente, feita após a conclusão da primeira faculdade. Com isso, você pode eliminar uma série de matérias, fazer uma segunda graduação com desconto e até mesmo ingressar no segundo curso sem a necessidade de prestar novamente o vestibular. Assim, você consegue o segundo diploma em muito menos tempo!

Gostou de conhecer mais sobre o campo da Farmácia Veterinária? Além de termos 193 milhões de pets nas casas brasileiras, há todo o avanço da agropecuária. Por isso, esse profissional torna-se cada vez mais necessário no mercado. Vale a pena procurar uma boa instituição para fazer a sua graduação!

O melhor exemplo de faculdade de excelência nas duas áreas é, sem dúvidas, a Anhanguera! Por isso, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo em nosso vestibular. Basta clicar no link e realizar a sua inscrição.

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.