Pesquisar

Quantas matérias tem o ensino médio e quais são elas?

Tornar a escola mais adequada e atrativa para os jovens é um fator fundamental para engajá-los em sua própria jornada de aprendizagem. Tendo isso como base, o Governo Federal aprovou a Lei 13.415/17, que propõe a reestruturação das matérias do novo ensino médio até 2022.

O objetivo dessa reforma é propiciar um ensino mais alinhado à necessidade dos alunos, conversar com a realidade de cada um em sala de aula e fugir de uma matriz curricular generalista. Agora, além de cursar as matérias tradicionais, os estudantes também têm acesso às disciplinas eletivas, que devem ser escolhidas de acordo com o interesse do discente.

E aí, ficou interessado e quer saber quais são as matérias do novo ensino médio? Então, continue a leitura!

Quais são as matérias do ensino médio?

O ensino médio conta com um núcleo de disciplinas obrigatórias a todos os alunos durante os três anos de duração dessa fase de ensino. Elas são aquelas que já conhecemos: 🧐

Com o novo ensino médio, as matérias não serão abordadas de modo individual, como ocorre no modelo antigo. Elas estão agrupadas em 4 áreas do conhecimento no novo formato, assim como no Enem:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essa nova organização não excluirá nenhuma matéria do ensino médio. O que muda, de fato, é a frequência de cada na matriz curricular, levando em conta os itinerários formativos que o aluno escolher.

Isso quer dizer que as matérias tradicionais vão continuar fazendo parte do currículo escolar do ensino médio. Além disso, somente dois conteúdos serão obrigatórios durante os três anos, como Língua Portuguesa e Matemática.

Quais foram as mudanças mais recentes?

Agora, vamos entender quais foram as principais mudanças dos últimos anos com a implementação do novo ensino médio? Veja!

Carga horária

Com o novo ensino médio, a carga horária passa de 800 horas anuais para 1.400 horas, o que equivale a um período letivo de aproximadamente 7 horas por dia. Desse total, 40% são destinados aos itinerários formativos e os 60% às disciplinas do ensino médio já conhecidas.

Oferta de itinerários formativos

Com a reforma do novo ensino médio, o aluno pode focar o seu estudo nas áreas que tem maior interesse, o que é bom para quem já sabe o que quer fazer após a conclusão dessa etapa.

Por exemplo, se você quer fazer o curso de Biomedicina, poderá focar os estudos nas disciplinas de Ciências da Natureza. A ideia é implementar quatro itinerários formativos: 📕

  • Formação Técnica e Profissional (FTP) — inclui curso técnico integrado aos cursos profissionalizantes e ao ensino médio;
  • Ciências Humanas e Sociais — com as disciplinas de Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
  • Ciências da Natureza — com as matérias de Química, Física e Biologia;
  • Linguagens — com os conteúdos de Educação Física, Artes, Inglês e Língua Portuguesa.

Nesse caso, é possível escolher um ou mais itinerário, de acordo com o seu interesse. Além disso, o objetivo do novo ensino médio é que os eixos sejam contemplados não somente com aulas tradicionais, mas também com grupos de pesquisa, núcleos de estudo, oficinas, entre outros.

Profissionais docentes

Para os professores que atuam no ensino médio, houve duas mudanças. A primeira delas está relacionada à contratação dos profissionais. Na formação técnica e profissional, é permitida a atuação de docentes com notório saber no ramo específico para ministrar as aulas do itinerário formativo. 👩‍🏫

A outra mudança se deve ao planejamento das aulas, já que a interdisciplinaridade do aprendizado ganha bastante força no novo ensino médio. O professor poderá planejar os conteúdos que unem várias áreas do conhecimento para as aulas de uma mesma matéria.

Flexibilização do currículo

Em relação às disciplinas que ficam e que saem, Matemática, Inglês e Português continuam sendo obrigatórias para os estudantes nos três anos do ensino médio.

Os demais conteúdos compõem os itinerários, que são divididos por campos do conhecimento. Um objetivo dessa mudança é favorecer o engajamento maior dos alunos com os estudos e, com isso, reduzir o índice de evasão escolar e reprovação — além de melhorar o resultado de aprendizagem.

Como essas matérias são vistas no vestibular?

Mas, afinal, como essas mudanças vão impactar o Enem? A partir de 2024, a prova passará a ocorrer em duas etapas. No primeiro dia, serão cobrados os conteúdos gerais, de acordo com a BNCC. Já no segundo, os inscritos farão o teste de segundo o campo em que desejam seguir.

Matérias como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens serão aplicadas no primeiro dia. Já na segunda data, o estudante faz a avaliação das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Na prática, isso significa que quem deseja ingressar em um curso de Humanas deve responder questões de Sociologia e História, por exemplo.

A ideia é transformar a prova de modo que os alunos possam equilibrar a preparação para o vestibular. Ainda que exista um dia focado no teste do campo específico em que os estudantes desejam ingressar, eles precisam estar preparados para questões generalistas.

Como entendê-las pode ajudar a escolher uma profissão?

O novo ensino médio deve acabar de ser implementado até o final de 2022. Logo, espera-se que as mudanças nos vestibulares e no Enem só venham depois disso. Contudo, é fundamental entender todas as novidades, pois isso ajuda a escolher uma profissão.

Se você tem o sonho de fazer um curso na área de Humanas, por exemplo, como História, Jornalismo, Psicologia ou Serviço Social, pode focar os seus estudos nas matérias que fazem parte do itinerário de Ciências Humanas e Sociais. 😃

Isso também é válido para quem deseja cursar Engenharia, Física, Ciência da Computação ou Ciências Econômicas: nesse caso, vale a pena estudar as disciplinas de Ciências da Natureza!

Agora é com você!

Agora que já sabe quais são as matérias do novo ensino médio, lembre-se de ficar de olho nas mudanças para entender em detalhes como funcionarão. Após a conclusão dessa etapa da vida, estude em uma faculdade renomada e conceituada, como a Anhanguera!

Termine o ensino médio e venha estudar em uma faculdade de excelência. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?