Novo Ensino Médio e Educação Física: entenda as novidades

Se você gosta de praticar atividades físicas e deseja fazer uma graduação na área da Saúde, provavelmente o curso de Educação Física está nos seus planos, não é mesmo? Afinal, a graduação é a porta de entrada para uma carreira de sucesso de quem deseja dar aulas para o ensino básico.

Agora, uma dúvida bastante comum entre muitos estudantes é a relação entre o novo ensino médio e Educação Física e quais mudanças podem impactar essa profissão.

E aí, ficou interessado e quer ficar por dentro das principais alterações? Então, continue a leitura!

O que é o novo ensino médio?

O novo ensino médio é um modelo de currículo que possibilita aos jovens optarem por uma formação profissional ou técnica. Além do diploma de conclusão do ensino médio, os alunos podem receber, também, um diploma de curso profissionalizante ou técnico para ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, o novo ensino médio propõe o desenvolvimento de um projeto de vida para os estudantes, que pode ser realizado por meio do acompanhamento de um psicólogo ou também de um material ou projeto socioemocional.

Nesse projeto, os alunos desenvolvem habilidades relacionadas à compreensão de si e do mundo, cooperação e respeito, e também entenderão e refletirão sobre as escolhas que serão feitas no futuro. ?

Quais foram as principais mudanças?

Agora, confira as mudanças propostas pelo novo ensino médio.

Matérias divididas em áreas do conhecimento

As matérias do novo ensino médio deixarão de ser abordadas de maneira individual. Elas são organizadas em quatro áreas do conhecimento nesse novo modelo: ?

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Esse novo modelo não exclui nenhuma matéria do ensino médio, ou seja, Educação Física continua sendo ofertada. A mudança se dá na frequência de cada uma na matriz curricular, dependendo do itinerário formativo que o estudante escolher.

Oferta de itinerários formativos

Uma das novidades do novo ensino médio é a oferta dos itinerários formativos. Além dos estudos das quatro áreas do conhecimento, os estudantes podem escolher um itinerário formativo segundo seu projeto de vida e sua vontade.

Ele consiste em uma unidade curricular que permite aos estudantes aprofundarem seu conhecimento em algum campo do conhecimento, uma formação profissional ou técnica.

Cada instituição pode decidir quantos e quais itinerários formativos oferecer. Uma escola pode ofertar somente 3 itinerários ao aluno, enquanto outra da mesma área pode ofertar 10.

Aumento da carga horária

A carga horária do novo ensino médio passa de 800 para 1.000 horas anuais, mas são no mínimo 3.000 horas para os três anos do ensino médio. A duração do ano letivo será de 200 dias.

Para o cumprimento dessa carga horária, os alunos devem dedicar mais horas aos estudos. Assim, as 4 horas passarão para o mínimo de 5 horas por dia.

Projeto de Vida

O projeto de vida é um componente interdisciplinar que auxilia o jovem a compreender seus interesses profissionais, sociais e pessoais. De modo geral, não é uma novidade, pois esse ele está previsto na BNCC para ser delineado com o estudante desde o ensino fundamental, sendo um elemento que orienta as 10 competências gerais para a educação básica.

Uma das novidades é o caráter obrigatório desse projeto no ensino médio. O seu foco principal é que o ensino seja mais atrativo e personalizado, surgindo como um componente que orienta o aluno na escolha do itinerário formativo e nos objetivos de vida após a conclusão do ensino médio.

Quais são os objetivos dessas alterações?

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o objetivo do novo ensino médio leva em conta três frentes: ?

  • garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é importante nos currículos a partir da BNCC;
  • valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudo;
  • desenvolvimento do protagonismo do estudante e de seu projeto de vida por meio da escolha orientada do que quer estudar.

Como as aulas de Educação Física foram impactadas?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabeleceu que a Educação Física é uma disciplina obrigatória da educação básica. Contudo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitiu que, no novo ensino médio, a escola oferecesse essa e outras matérias como itinerário formativo à escolha dos estudantes, com exceção de Matemática e Língua Portuguesa, que são os únicos obrigatórios.

Assim, para que o aluno tenha a oportunidade de fazer uma aula de Educação Física, é necessário que ele escolha a área do conhecimento do itinerário formativo que contemple essa matéria, como Linguagens e suas Tecnologias.

Dessa maneira, mesmo com a remodelação, não há dispensa, redução e perda de carga horária de professores da área. A modalidade pode ser escolhida a partir do segundo ano do ensino médio, em que os alunos decidem a área de conhecimento que desejam se aprofundar nos dois anos seguintes. ?

A formação desse profissional na faculdade também mudou?

De acordo com a BNCC, a matéria de Educação Física contemplará novas experiências de jogos e práticas corporais de aventura, ginásticas, lutas, danças, esportes e brincadeiras, instigando reflexões no ato dessas práticas.

Portanto, durante a graduação, além de disciplinas de Pedagogia e Didática, é importante que a faculdade desenvolva uma abordagem mais ampla com os graduandos. Desse modo, é importante que se tenha uma interdisciplinaridade, com aprofundamento em alguns conteúdos que fazem parte dos itinerários formativos.

Aqui na Anhanguera, estamos de olho em todas essas mudanças e temos professores preparados para atender as demandas dos estudantes. Além disso, temos uma infraestrutura completa e de ponta para a realização de aulas práticas.

Agora é com você!

Agora que já sabe qual a relação entre o novo ensino médio e Educação Física, saiba que é importante ficar atento às mudanças. Além disso, lembre-se de fazer a graduação em uma instituição de ensino conceituada, como a Anhanguera!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Educação Física em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados