Descubra o que se estuda na Faculdade de Biomedicina!

Biomedicina valor

A área da saúde é bastante promissora, haja vista que o serviço médico é algo que todo mundo irá precisar em algum momento da vida. Cursos como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Biomedicina vêm sendo cada vez mais procurados. 

Entretanto, iremos nos concentrar no curso e na profissão de Biomedicina e em todos os benefícios que essa formação tem a oferecer em sua vida pessoal e profissional. Neste post, você vai entender o que se estuda no curso de Biomedicina, quais as áreas de atuação e quais as oportunidades que podem surgir na vida de um profissional recém-formado em Biomedicina. 

Além do mais, vamos te contar como a Anhanguera pode ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

O que é a área de Biomedicina e como funciona?

A área da Biomedicina estuda os princípios biológicos na prática clínica e na pesquisa. Tem como objetivo entender os mecanismos do nosso organismo a fim de auxiliar na prevenção, tratamento e diagnóstico de novas doenças.  

Além disso, o que se estuda em Biomedicina está bastante ligado à conteúdos da Medicina, Biologia e Química. A área de atuação desse profissional pode ser tanto de análises clínicas, fazendo exames e auxiliando os médicos no diagnóstico de doenças, quanto na pesquisa de novas alterações na saúde e formas de tratamento, visando o avanço da Medicina.  

Como é o curso de Biomedicina?

No curso de Biomedicina, você vai se deparar tanto com disciplinas com muita teoria, quanto com algumas somente práticas. Em geral, a duração desse curso é de 4 ou 5 anos, mas isso pode variar de acordo com cada instituição de ensino e suas metodologias. 

Falando nos conteúdos que se estuda em Biomedicina, estão presentes o estudo da Anatomia, Biologia, Práticas Laboratoriais, Patologias, Genética, Exames de Imagem, entre outros.

Por isso, se você se interessa por Biologia, Bioquímica e Microbiologia, saiba que esse curso é para você! Essas disciplinas estão bastante presentes na grade curricular e, por isso, é primordial entender muito bem delas se você quiser se tornar um profissional bem capacitado. Veja a seguir mais detalhes sobre o que se estuda no curso de Biomedicina: 

Anatomia Humana 

Noções gerais de fisiologia do corpo humano. Essa disciplina é importante para todas as áreas da saúde, pois dá uma noção básica de como o organismo funciona.

Química

Nessa disciplina é abordado o estudo da matéria e os processos de transformação e reações químicas dos átomos. 

Biologia celular e molecular

Aqui, são estudadas as células e suas estruturas. Tem como objetivo preparar o aluno para entender as formas e funções de diferentes microestruturas. Nessa disciplina, o aluno tem a oportunidade de aprender a realizar técnicas de preparo e observação microscópica.

 Genética

Estuda os processos hereditários e as características do DNA, além do mapeamento genético e da biologia evolutiva. 

Patologia

Nessa disciplina, estuda-se o funcionamento das doenças e como elas agem em nosso organismo. Podendo ser patologias genéticas, causadas pela alimentação ou pelo ambiente em que vivemos. 

Farmacologia

Essa disciplina é muito importante na profissão do Biomédico, pois ela estuda as ações e os efeitos dos medicamentos no corpo humano, além de entender como essas drogas são absorvidas e possíveis reações colaterais.    

Hematologia

Aqui são estudados os componentes e as funções do sangue. É importante para descobrir alterações clínicas através de exames, tais como hemogramas, tipagem sanguínea, coagulograma, entre outros.

 Bioinformática

A bioinformática utiliza recursos computacionais para pesquisas biológicas. É uma alternativa mais moderna que tem como objetivo analisar e interpretar as estruturas moleculares de forma mais rápida e precisa.  

Epidemiologia

Estuda os fatores que influenciam para a propagação de doenças, além dos níveis de prevenção. Essa disciplina é bem aprofundada, pois discute a história natural da doença, os indicadores epidemiológicos e medidas de controle e erradicação de doenças. 

Além do mais, na faculdade você terá um contato com o mundo acadêmico, abrindo a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e de conviver com professores reconhecidos em sua área de atuação. 

Vale ressaltar que, como a Biomedicina é uma profissão que está em constante ascensão, fazer esse curso pode garantir uma remuneração bastante atrativa. A média salarial de um Biomédico é de R$ 2.668,32, para uma jornada de 40 horas semanais, podendo chegar até R$ 4.820,10, dependendo da área escolhida e do nível de experiência do profissional. 

Como a Anhanguera pode ajudar você a realizar o sonho da faculdade?

YouTube video

A Anhanguera tem uma infraestrutura completa com laboratórios, salas de aula, biblioteca e centro tecnológico preparados para ensinar a você, de forma aprofundada, tudo o que se estuda em Biomedicina a fim de melhorar sua capacitação e preparação para o mercado de trabalho.

Vale ressaltar, também, que somos uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que conta com um apoio personalizado e individualizado. Aqui, o ensino é diferenciado, pois utiliza da inteligência artificial para identificar e desenvolver melhor os pontos que você tem mais dificuldade, a fim de oferecer a você uma formação de qualidade. 

Como ingressar no curso de Biomedicina? 

Existem várias formas para ingressar no curso de Biomedicina da Anhanguera. Por exemplo, é possível entrar através do vestibular tradicional ou online, utilizar a nota do Enem ou fazer uma transferência de outra faculdade. Além disso, a Anhanguera oferece bolsa de estudos para facilitar o acesso de todos ao ensino superior e facilitar o ingresso no tão sonhado curso de Biomedicina.  

Em suma, aprendemos que o que se estuda em Biomedicina é sempre bastante útil para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa. Além disso, fazer uma faculdade de Biomedicina na Anhanguera pode ser uma boa oportunidade para ampliar seus conhecimentos, ingressar no mercado de trabalho e conseguir uma carreira sólida e promissora.

Venha para a Anhanguera e dê o primeiro passo para se tornar um Biomédico! 

E aí? Gostou da área de Biomedicina e quer começar a estudar e realizar o sonho da faculdade hoje mesmo? Não perca tempo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.