Como a homeopatia é utilizada na Medicina Veterinária?

homeopatia-medicina-veterinaria

Está pensando em fazer um curso de Medicina Veterinária? Que ótima notícia! Essa é, sem dúvidas, uma carreira muito bonita e também extremamente valorizada pelo mercado de trabalho atual. E não é para menos, já que cada vez mais os pets são vistos como membros da família.

E então, que tal conhecer um pouco mais sobre uma das diversas especialidades dessa profissão? Em nosso bate-papo, vamos falar sobre como a homeopatia é utilizada na Medicina Veterinária, uma oportunidade interessante para quem quer trabalhar com animais.

Sendo assim, prepare-se! Nas próximas linhas, abordaremos algumas das principais características dessa especialidade e apresentaremos dicas para que você possa escolher a melhor faculdade de Medicina Veterinária. Boa leitura! ?

O que é a homeopatia?

A homeopatia é um tipo de medicação que utiliza, de certa forma, os “venenos” como “antídoto” para as doenças. Em outras palavras, ela é uma técnica que promove o uso de substâncias que, caso fossem administradas em excesso, produziriam exatamente os sintomas que queremos tratar.

A diferença é que as doses da homeopatia são bem baixas. É daí que surge a expressão “doses homeopáticas”, já ouviu? O objetivo é fazer com que o corpo se acostume com o que está acontecendo no organismo e, assim, possa combater o problema. Em tese, é um estímulo que lembra um pouco o funcionamento das vacinas.

O que é a homeopatia veterinária?

A homeopatia veterinária é um conceito que utiliza substâncias, em doses bem baixas para melhorar o bem-estar dos pacientes animais e, com isso, promover a autocura ou, pelo menos, reduzir os sintomas de várias doenças.

Há homeopatias veterinárias para tratar infestação de pulgas, melhorar dores articulares, diminuir a progressão de doença renal, melhorar a saúde urinária e muito mais. Também podem ser utilizadas para questões emocionais e comportamentais.

O que se usa na homeopatia?

Os remédios homeopáticos são produzidos em laboratórios especializados, por profissionais com formação na área. Eles utilizam insumos de origem vegetal, mineral e/ou animal.

Vale a pena lembrar que os compostos homeopáticos podem trazer mais de uma substância em sua composição. Além disso, podem ser administrados em gotas ou em glóbulos, de acordo com a preferência do tutor e a tolerância de cada paciente.

YouTube video

Quais são os métodos de preparo empregados na homeopatia?

Há três tipos de método que podem ser utilizados para a produção das homeopatias. Eles são:

  • método Hahnemanniano, que utiliza escalas do tipo decimal, centesimal e milesimal;
  • método Korsakoviano, utiliza uma diluição diferente, que leva em conta o padrão 30CH;
  • método de fluxo contínuo, que também utiliza o 30CH, mas prepara diluições mais potentes de forma mais rápida.

Cada método será utilizado em condições diferentes. Mas não se preocupe: você aprenderá tudo sobre esse assunto durante a realização do seu curso de especialização na área!

O que faz um veterinário homeopata?

O veterinário especializado em homeopatia não vai participar da produção dos medicamentos homeopáticos, mas sim da sua prescrição no dia a dia, em busca do controle de sintomas e da cura de seus pacientes.

Normalmente, esse profissional atua em mais de uma área, unindo os conceitos de uma especialidade primária aos conhecimentos utilizados para descrever a homeopatia. No entanto, isso não é uma regra, e você pode trabalhar única e exclusivamente como homeopata.

O que é preciso para atuar nessa área?

Veja, agora, algumas dicas para seguir um passo a passo e, assim, atuar como um médico veterinário homeopata!

Dedique-se ao vestibular

O primeiro grande passo para se tornar um veterinário homeopata é caprichar na hora de estudar para o vestibular. ? Com um preparo bem direcionado, você consegue vagas nas melhores faculdades do ramo.

Escolha uma boa faculdade

O segundo passo é estudar em uma faculdade renomada e que conte com a infraestrutura necessária para que você possa desenvolver os seus talentos na Veterinária. Ou seja: tenha cuidado na hora de tomar essa decisão!

Invista nos estudos

Na faculdade, estude como se fosse a última coisa que você fosse fazer. Não se esqueça de que você vai lidar com vidas e é preciso levar os conteúdos a sério, participando também de outras atividades que possam contribuir para o seu aprendizado dentro e fora da instituição de ensino.

Obtenha o seu diploma

O curso de Medicina Veterinária tem duração de 5 anos e, ao longo desse período, você vai aprender tudo que precisa para mandar bem em sua especialização no futuro.

Busque uma pós-graduação de qualidade

Por fim, é importante que você escolha uma boa pós-graduação para dar continuidade aos seus estudos. Ela será fundamental para o seu currículo e para o seu conhecimento como um veterinário homeopata.

Como escolher a melhor faculdade de Medicina Veterinária?

Agora que você já sabe muito sobre homeopatia veterinária, é importante entender quais são os caminhos que devem ser percorridos na hora da escolha da melhor faculdade de Medicina Veterinária para você.

Atente-se aos seguintes pontos:

  • grade curricular, que deve sempre ser atualizada com o que há de mais novo na Veterinária;
  • corpo docente, que deve ser composto por profissionais que não só tenham um currículo invejável, mas também trabalhem na área há muitos anos e tenham vivência no assunto;
  • uso da tecnologia no ensino;
  • infraestrutura adequada para ajudá-lo a obter o conhecimento necessário;
  • suporte para o ingresso do estudante no mercado de trabalho;
  • clínicas e hospitais próprios ou, na ausência deles, convênios e parcerias com outros estabelecimentos, entre outros.

Na Anhanguera, você tem acesso a tudo isso e muito mais! Dê uma olhadinha em nossos diferenciais e descubra outras vantagens de estudar Medicina Veterinária por aqui. Ah, e não se esqueça: essas dicas também são válidas para a escolha da pós-graduação, tudo bem?

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a área da homeopatia veterinária? Esperamos que sim! Agora, é hora de caprichar nos estudos e mandar ver no vestibular, obtendo, assim, uma vaga em alguma das melhores faculdades de Veterinária do Brasil.

E por falar nele, que tal se inscrever agora mesmo? Faça a sua inscrição para o vestibular de Medicina Veterinária na Anhanguera e garanta o seu futuro em uma instituição renomada e cheia de diferenciais únicos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.