Grade curricular de Secretariado: descubra o que você vai estudar!

Grade curricular de Secretariado

Muitos vestibulandos têm um mesmo objetivo em mente quando vão escolher o curso de nível superior: fazer uma faculdade com conteúdo prático e com duração reduzida, como é a grade curricular de Secretariado. Dessa forma, podem dar um início mais urgente à carreira e, consequentemente, alcançar uma estabilidade profissional mais rapidamente.

Porém, como uma parcela dessa turma desconhece o que se estuda na formação em questão, é comum surgirem dúvidas a respeito dela ser ou não a escolha acadêmica certa.

Por conta disso, elaboramos este post para revelar as matérias do curso de Secretariado ao mesmo tempo que mostramos as principais características dessa faculdade. Confira e fique por dentro!

Como escolher entre Administração e Secretariado

Vamos começar respondendo a dúvida de muita gente: devo cursar Administração ou Secretariado? Esse é um questionamento que surge porque as pessoas confundem o que se estuda nas duas áreas e não conseguem distinguir para que tipo de formação profissional elas preparam os estudantes. Por isso, aqui vai um resumo simples de cada campo.

Faculdade de Administração

  • Tipo de habilitação: Bacharelado.
  • Duração: 8 semestres.
  • O que você aprende: sobre gestão estratégica de pessoas, produtos, serviços etc.
  • Onde atua: você pode montar um negócio próprio, ser contratado para assumir o controle de um setor corporativo ou gerir uma organização.

Faculdade de Secretariado

  • Tipo de habilitação: Tecnólogo;
  • Duração: 3 semestres;
  • O que você aprende: sobre as atividades de assistência interna que são indispensáveis dentro das empresas;
  • Onde atua: você pode trabalhar tanto em um departamento quanto para alguém em um cargo de direção de uma companhia.

Portanto, o segredo para decidir sabiamente qual curso fazer entre essas duas opções é avaliar o que você deseja para a sua carreira e qual graduação pode, dentro do tipo de formação que oferece, ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

O que se estuda em Secretariado

Agora que você já bateu o martelo e decidiu cursar a faculdade de Secretariado, deve estar curioso para saber quais são as disciplinas que compõe a grade curricular dela, não é verdade? Por isso listamos não só quatro ou cinco, mas sim todas as que você estuda ao longo dos 3 semestres. Confira!

Comportamento Organizacional

A matéria de Comportamento Organizacional debate o clima corporativo, as relações de trabalho, o papel do setor de recursos humanos e as principais práticas de controle psicossocial para a rotina de deveres.

Comunicação Integrada Organizacional

Outra das matérias de Secretariado é a de Comunicação Integrada Organizacional que foca nas mais relevantes práticas de contato, delegação de atividades e repasse de informações dentro de uma empresa.

Fundamentos de Coaching e Mentoring

Fundamentos de Coaching e Mentoring traz os principais conceitos de Coaching aplicados ao ambiente corporativo, à inteligência emocional e às relações interpessoais. Ou seja, ações práticas que o ajudem a desempenhar a profissão de forma exemplar e a crescer na empresa.

Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação

Para quem deseja trabalhar com Secretariado Executivo, é fundamental também estudar sobre Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação Afinal, o secretário lida diariamente com serviços que atendem à organização e demandam acordos prévios.

Gestão de Eventos

Na Gestão de Eventos, o foco é no planejamento, na organização e na execução de eventos corporativos para lançamentos de produtos/serviços, divulgações midiáticas, celebração de contratos e novos investimentos etc.

Inglês Instrumental para Secretariado

Em Inglês Instrumental para Secretariado, você vai aprender Inglês para o uso técnico de ferramentas físicas e virtuais usadas frequentemente no trabalho. Essa é uma habilidade essencial na área, sendo muito bem avaliada nos processos seletivos das empresas.

Modelos de Gestão

Modelos de Gestão trata dos formatos administrativos de cada departamento organizacional, esclarecendo como é a estrutura de um negócio e a hierarquização interna das companhias.

Práticas Secretariais

Em Práticas Secretariais, você confere como deve ser o planejamento de atividades do secretário, atendimento a colaboradores e clientes, organização de metas, e muito mais.

Redação Institucional

Na grade curricular de Secretariado também há a disciplina de Redação Institucional, que é voltada para o aprimoramento de habilidades de escritas para a produção de materiais oficiais da organização — tanto os informativos quanto os administrativos.

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação, por sua vez, o apresenta aos principais sistemas operacionais de dados empresariais que as organizações adotam para o arquivamento, processamento e o acesso universal dessas informações por diferentes setores ou serviços.

Dicas para estudar a distância

Devido ao fato do curso de Secretariado ser ofertado na modalidade de ensino EAD, muitas pessoas se perguntam como estudar a distância sem correr o risco de procrastinar, não dar a devida atenção às atividades acadêmicas ou pior: acabar com o desempenho baixo ao longo dos semestres. Por isso, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo na adaptação ao formato online. Veja:

  • adote uma rotina fixa para acompanhar as aulas e participar das tarefas e trabalhos propostos pelos professores;
  • monte o seu canto do estudo em casa (no seu quarto, por exemplo) para se dedicar às coisas da faculdade sem distrações;
  • faça revisões semanais das matérias para se manter em dia com elas e fixar melhor o conteúdo de cada uma (em especial, aquelas mais complexas);
  • deixe o telefone de lado durante as aulas e os estudos, pois as notificações que você recebe no aparelho podem ser uma grande fonte de dispersão;
  • aproveite os espaços do polo de educação, como as bibliotecas e os laboratórios, para estudar e fazer pesquisas que aumentem a sua imersão nas disciplinas.

Ingresse logo na faculdade de Secretariado!

Com o conhecimento que agora você tem a respeito da grade curricular de Secretariado, o formato dessa graduação e a duração dela, você verá como a sua escolha de faculdade será mais bem planejada e alinhada com as suas metas para o mercado de trabalho.

Logo, o próximo passo será escolher onde dar início à sua graduação — e é claro que a Anhanguera é, disparada, a melhor opção. Afinal de contas, além de polos de educação em todo o território nacional, você tem a Aula Destaque com professores atuantes no ramo, o Canal Conecta para ter acesso a processos seletivos de estágios e o Trilhas de Carreira para deixar os seus estudos mais dinâmicos e multidisciplinares.

Por isso, adiante logo a sua inscrição no vestibular Anhanguera! Lembrando que dá para usar a sua nota do Enem caso você o tenha feito nos últimos 3 anos, ok?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.