8 matérias da grade curricular de Gastronomia

Grade curricular de Gastronomia

Já pensou em trabalhar com comida e tudo o que envolve o universo da degustação? Essa atividade sempre está em alta por atender a uma necessidade básica de qualquer grupo ou indivíduo: alimentação. Portanto, se a sua resposta é sim, recomendamos que avalie a grade curricular de Gastronomia.

A formação profissional vai fornecer os conhecimentos mais importantes para você desempenhar as tarefas com qualidade. E como curso de Gastronomia está disponível em diferentes estruturas e formatos, vale a pena dar uma olhada nas matérias disponibilizadas por instituição.

O objetivo é descobrir se os conteúdos abordados dão a atenção necessária aos aspectos que você considera essenciais. Assim, a chance de acertar na escolha da faculdade aumenta.

Vamos começar? Confira agora 8 disciplinas recorrentes nessa graduação!

Tecnologia de Alimentos

É uma cadeira que aborda áreas como química e nutrição, além das técnicas empregadas em diferentes etapas do processamento de alimentos — colheita ou abate, beneficiamento, comercialização, conservação etc. Por sua abrangência, tem sido cada vez mais relevante na grade curricular de Gastronomia.

Em Tecnologia de Alimentos você também vai compreender, por exemplo, o tempo de vida útil de diversos produtos. Esse conhecimento será útil no momento de manipular diversos ingredientes, a fim de preservar suas características nutricionais, retardar a deterioração e promover um consumo seguro.

Cozinha Nutricional

Nos últimos anos, a procura por opções saudáveis de alimentação cresceu muito. E como a tendência é que esse ritmo permaneça, algumas instituições passaram a abordar assuntos relacionados a dietas equilibradas. A finalidade é promover um consumo nutritivo sem perder o prazer dos melhores sabores.

Então, se a sua meta de carreira é criar pratos deliciosos, que promovem a saúde e o bem-estar, invista em um curso que alie a culinária à nutrição. Essa matéria já está presente nas melhores faculdades de Gastronomia e demanda muita criatividade dos alunos.

Antropologia e História da Alimentação

É a área de pesquisa responsável por avaliar o simbolismo do ato de se alimentar, em diferentes contextos. Os conteúdos envolvem a origem das receitas sagradas, tabus religiosos que influenciam as refeições de alguns povos, pratos da cultura popular, dietas, proibições, regras de etiqueta e até mitos alimentares.

Nas aulas, você terá contato com os fatores que construíram as preferências por sabores e aromas de cada região. Trata-se de uma parte introdutória na grade curricular de Gastronomia, visto que levanta discussões produtivas sobre a relação que as diferentes sociedades têm com a culinária.

Cozinha Internacional

Como o próprio nome indica, é o campo que estuda os princípios básicos de diversas cozinhas do mundo. Isso significa que você vai conhecer os hábitos presentes em vários países para descobrir o que está por trás de cada escolha. É uma das matérias de Gastronomia que ajudam o aluno a construir um repertório valioso para combinar sabores em suas próprias receitas.

Já dá para imaginar que boa parte das aulas vão funcionar como uma viagem por continentes e suas regiões. A abrangência internacional na faculdade de Gastronomia é uma ótima notícia para os mais curiosos, que não abrem mão de investigar as peculiaridades de uma cultura por meio do que é colocado no prato.

Cozinha Brasileira

Aqui o foco está nos ingredientes próprios do nosso país, bem como as formas de preparo, os métodos de cozimento e as técnicas empregadas em cada lugar. A disciplina explora o território de norte a sul e se baseia na avaliação dos aspectos culturais, sociais e econômicos que impactam a maneira do brasileiro se alimentar.

É divertido quando a turma da faculdade reúne alunos de diferentes partes do Brasil. Assim, todos podem trocar percepções acerca de receitas típicas, sanar dúvidas sobre formas de consumo e pensar novos caminhos na cozinha. Essa matéria da grade curricular de Gastronomia vai mostrar o quão rico e variado é o nosso país.

Panificação

É uma das principais áreas da Gastronomia e uma das responsáveis pelas delícias que encontramos em padarias, cafés e bistrôs de renome. Na cadeira de mesmo nome, você terá contato com os passos para preparar e gerir a produção de pães, bolachas, biscoitos, bolos e sobremesas feitas com massa.

As aulas também abordam maneiras de usar cada equipamento e utensílio da panificação. Ou seja, para quem pergunta como é a faculdade de Gastronomia, vale deixar claro que há muita atividade prática. Ponto favorável aos alunos, já que o teste de receitas saborosas também demanda a prova para saber se houve acerto no ponto, sabor e textura de cada quitute.

Técnicas Básicas de Cozinha

Mais um conteúdo crucial na grade curricular de Gastronomia, afinal, mostra aos alunos as principais técnicas culinárias. Banho-maria, branqueamento, redução e fritura são apenas alguns exemplos de processos abordados e que serão utilizados durante toda a sua rotina como profissional.

Dominar esses trabalhos permite fazer escolhas adequadas de preparo para cada tipo de ingrediente, o que garante a entrega de produtos com excelente qualidade. Isso faz toda a diferença na percepção de um cliente, seja ele de um restaurante, hotel ou qualquer outro estabelecimento.

Matérias-primas, Higiene e Controle de Alimentos

Todos são assuntos cruciais para quem deseja uma carreira que envolve a Nutrição de pessoas. Nessa matéria, você vai estudar Gastronomia com um olhar mais técnico e restrito. Isso porque, quando o assunto é alimentação individual ou coletiva, a segurança no consumo passa a ser tema de destaque.

Você vai aprender boas práticas para manipular diversos tipos de produtos, bem como os procedimentos adequados para cortar, armazenar e distribuir cada ingrediente. O objetivo é saber quais ações adotar em cenários específicos, de modo que o alimento não comprometa a saúde de ninguém.

Quantas opções, não é mesmo? Mas se você está se perguntando qual é o valor da faculdade de Gastronomia, na Anhanguera a média é de R$ 169,90*. Bem em conta, não é? O valor fica ainda melhor quando você conhece os diferenciais da instituição, como acesso ao Canal Conecta, que liga você a vagas de estágio e emprego em diversas empresas do país.

Quer mais? Ainda tem as Trilhas de Carreira, que são atividades extracurriculares 100% online e gratuitas, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para você desenvolver suas habilidades profissionais.

Você já pode iniciar seus estudos nessa área tão versátil!

E aí, se interessou pela composição da grade curricular de Gastronomia? Ao optar por esse curso Tecnólogo na Anhanguera, você terá todas as vantagens de um ensino moderno e atualizado de acordo com as demandas do mercado. E o melhor é que há muitas formas de ingresso para garantir a sua vaga.

Que tal dar mais um passo rumo à sua formação? Inscreva-se no vestibular pelo nosso site!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados