Gestão Hospitalar ou Recursos Humanos: qual é melhor?

profissionais de gestão hospitalar ou recursos humanos no escritório

Algumas áreas no mercado de trabalho têm profissionais com perfis parecidos. Por isso, é importante entender as diferenças das graduações se quiser escolher o curso ideal. Então, que tal ter maiores informações para decidir entre Gestão Hospitalar ou Recursos Humanos?

Enquanto a primeira foca a parte administrativa na área da saúde, a segunda está voltada aos colaboradores de qualquer organização. Suas grades curriculares, rotinas de trabalho e oportunidades de atuação não são as mesmas.

Portanto, tenha em mente: os cursos são parecidos, mas o principal objeto de estudo deles não é o mesmo. Vem com a gente entender melhor as diferenças entre Gestão Hospitalar e Recursos Humanos para fazer uma escolha consciente pela graduação ideal.

Grade curricular dos cursos

A graduação em Gestão Hospitalar traz as matérias de análise e estudos de prestações de serviços, consultoria, planejamento financeiro, orçamentário e operacional. Já a faculdade de Recursos Humanos (RH) tem disciplinas como gestão de pessoas, liderança e comunicação, cálculo trabalhista, ergonomia e segurança do trabalho e plano de cargos e salários.

Notou como a grade curricular do primeiro curso é mais centrada em administração no ramo da saúde, enquanto a segunda fala basicamente de RH? Aqui na Anhanguera, oferecemos ensino superior de qualidade em ambas as áreas, preparando você para o mercado em apenas 4 semestres.

Rotina de trabalho

O profissional de Gestão Hospitalar pode trabalhar com marketing, logística, no departamento administrativo ou financeiro de clínicas e consultórios, em hospitais, em laboratórios e serviços de diagnóstico e em casas de saúde para idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Suas tarefas diárias lidando com finanças serão:

  • analisar custos e investimentos;
  • fazer cobranças;
  • controlar o fluxo de caixa;
  • gerenciar contas a pagar e a receber.

O conhecimento operacional na área da saúde também capacita você para fazer compras de insumos médicos e hospitalares (gaze, medicamentos, equipamentos e material cirúrgico).

Já o profissional de Recursos Humanos é responsável pelo treinamento dos colaboradores de qualquer organização, recrutamento e seleção, controle da folha de pagamento e desenvolvimento de planos de carreira.

Perfil de cada área

A faculdade de Gestão Hospitalar é uma ótima opção se você curte Humanas e Biológicas: aqui dá para unir os dois ramos trabalhando com administração na saúde. Quem é curioso, organizado, inovador e gosta de resolver problemas em ambientes desafiadores se sai bem na carreira.

O profissional também precisa ter capacidade analítica para enxergar a clínica ou laboratório em que atua como um todo, formado por setores autônomos, mas interdependentes. Com essa visão, você se mantém à frente da concorrência, antenado com o público e atualizado sobre as novidades do setor. Abaixo, você confere mais detalhes da graduação aqui na Anhanguera:

Quem opta pelo curso de Gestão de Recursos Humanos gosta de lidar com gente, trabalhar em equipe e geralmente é bom em resolver conflitos. O aluno da área mostra grande interesse pelo comportamento humano, como a pessoa responde a estímulos do meio e é influenciada pelas relações em sociedade.

Além do mais, é preciso ser organizado para acertar no controle da folha de pagamento contabilizando faltas, folgas, licenças, banco de horas e cálculos trabalhistas. Essa característica também é útil no planejamento de processos seletivos e na elaboração de planos de carreira. Veja, a seguir, como é cursar Gestão de RH com a gente!

E aí, se identificou com algum perfil?

Oportunidades de atuação

O profissional de RH pode atuar em uma empresa especializada no assunto, quem sabe prestando serviços de recrutamento e de seleção. Também é uma possibilidade prestar consultoria de forma autônoma, ou ser funcionário no departamento pessoal de uma indústria têxtil ou rede de varejo, por exemplo. Nesse contexto, o salário médio é de R$ 3.801* no Brasil.

Já o profissional de Gestão Hospitalar está capacitado para trabalhar em organizações ligadas à área da saúde. No Brasil, a média salarial é de R$ 5.104*.

De qualquer jeito, a formação em ambos os cursos permite que você atue por conta própria, siga carreira acadêmica ou no terceiro setor. Não sabe o que é isso? A gente explica!

Terceiro setor

Entram aqui as ONGs (Organizações Não Governamentais) e instituições como o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), que prestam suporte ao paciente e seus familiares no tratamento do câncer infantil.

Uma alternativa interessante é lidar com ciência e tecnologia em fundações como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), cujo objetivo é promover a saúde e o desenvolvimento social.

Mercado de trabalho

Falando em Fiocruz, ela ganhou espaço na mídia por causa das pesquisas sobre o coronavírus e a tentativa de desenvolver a vacina contra a doença. O exemplo serve para mostrar o quanto a área da saúde tem crescido nos últimos anos trazendo ótimas perspectivas ao tecnólogo formado no curso de Gestão Hospitalar. Fique de olho!

Devem ser criados quase 125 mil empregos no setor até o final de 2020, número 26,5% maior em comparação ao ano anterior. Segundo a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), os estabelecimentos de saúde cresceram em média 13,6% entre 2017 e 2019 — apresentando ótimos resultados mesmo em períodos de crise econômica.

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos também encontra ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Veja só como esse profissional foi necessário durante a pandemia do coronavírus quando comércio, indústria e escritórios do mundo inteiro pararam. Ele é responsável por manter a equipe unida, focada e motivada.

Além disso, sabia que 9 em cada 10 pessoas são contratadas devido ao currículo, mas demitidas por conduta inadequada? O especialista em RH sabe analisar o comportamento humano e, por isso, tem papel fundamental tanto no recrutamento e seleção de funcionários quanto na produtividade da empresa.

Qualificações necessárias

Comece investindo em uma boa graduação nas melhores faculdades do país. Venha para a Anhanguera! Oferecemos a formação Tecnólogo em Gestão Hospitalar nas modalidades de ensino EAD 100% online e semipresencial, e o de Recursos Humanos na presencial, semipresencial e 100% online. Se ainda estiver na dúvida, confira como funciona o curso de Gestão.

Com a gente, você tem ensino profissionalizante de alta qualidade, bem como acesso a uma ótima infraestrutura e ao nosso portal exclusivo de empregabilidade, o Canal Conecta. O apoio personalizado ao aluno e o sistema de avaliação continuada que pontua cada atividade realizada são alguns dos nossos diferenciais.

Gestão Hospitalar ou Recursos Humanos? As informações sobre grade curricular, rotina de trabalho e oportunidades de atuação devem ter clareado suas ideias. Independentemente da escolha, venha estudar com a gente!

Inscreva-se no vestibular Anhanguera e dê o primeiro passo rumo a uma carreira profissional de sucesso!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.