Gestão de Segurança Pública e Privada: qual é a diferença?

estudantes de gestão

Gestão de Segurança Pública e Privada é uma área ampla. Aquela que trata dos direitos básicos das pessoas e da busca pela harmonia em espaços coletivos é a Segurança Pública. Já quando falamos em preservação de patrimônios particulares é a vez da Segurança Privada.

Este é apenas um resumo básico da diferença entre elas. Ao longo do post, vamos mostrar as características de cada uma, como são os cursos aqui na Anhanguera e o salário médio inicial para quem quer seguir carreira. Então, se você tem vontade de trabalhar na área, mas tem dúvidas sobre qual caminho se encaixa melhor no seu perfil profissional, continue a leitura!

O que é Gestão de Segurança Pública e Privada?

Em linhas gerais, a Gestão de Segurança Pública e Privada contempla serviços relacionados à proteção de bens ou de pessoas. Enquanto a Segurança Pública é uma área essencial para a boa convivência da sociedade, a Segurança Privada é voltada para a implementação de planos e de ações com o intuito de resguardar casas e empresas.

Como o próprio nome de cada área indica, o primeiro tipo de gestão tem foco em programas de proteção para espaços públicos, um direito fundamental de todos. Envolve a administração de conflitos, o estabelecimento de regras em prol da segurança das pessoas, o combate ao crime e a repressão à violência.

O segundo tipo de gestão, por sua vez, já segue outro caminho, que abrange o planejamento de ações preventivas com o intuito de manter a segurança interna de patrimônios residenciais e empresariais. Vale para todas as etapas, desde a organização das ideias até a execução das operações.

Para que serve o curso de Gestão de Segurança Pública e Privada?

Agora que você já conhece um pouco mais, vamos falar sobre os cursos que abrem as portas para quem quer seguir carreira em qualquer uma das áreas. Ter uma formação no ensino superior é importante para direcionar o seu caminho no mercado de trabalho, conquistar crescimento e ter acesso a conhecimento atualizado.

Aqui na Anhanguera, temos três tipos de graduação para os nossos alunos: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Na área de Gestão de Segurança Pública e Privada, há dois cursos Tecnólogos — com dois anos de duração — para cada especialização.

Segurança Pública

O curso de Segurança Pública é recomendado para quem quer atuar na Polícia (Militar, Civil ou Rodoviária Federal), Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, em penitenciárias (como agentes prisionais), ministérios e secretarias.

Por isso, é preciso ter facilidade para se comunicar, trabalhar bem em equipe, ter perfil de liderança e preparar-se para lidar com situações inesperadas. Afinal, o principal objetivo da faculdade de Gestão de Segurança Pública é fomentar a manutenção da ordem pública. Entre as disciplinas estudadas, podemos destacar:

  • sistema de segurança pública no Brasil;
  • gerenciamento e mediação de conflitos;
  • direitos humanos e cidadania;
  • criminalística e técnicas de investigação;
  • comunicação e negociação.

Segurança Privada

O curso de Segurança Privada é a formação indicada aos profissionais que buscam atividades relacionadas ao planejamento e à gestão da segurança privada e patrimonial. Entre as áreas de atuação mais comuns, queremos destacar:

  • departamentos de empresas públicas e privadas ou casas;
  • segurança pessoal com a escolta de indivíduos;
  • segurança coletiva ou individual em eventos públicos e corporativos;
  • investigação e perícia judicial;
  • projetos de segurança a fim de definir políticas e planos de ação.

Para ter sucesso e evoluir na carreira, é importante, acima de tudo, ter inteligência emocional e visão estratégica e saber trabalhar bem em equipe. O principal objetivo da faculdade de Segurança Privada é promover o bem-estar e a segurança por meio de ações preventivas em prol da integridade física e patrimonial.

Entre as disciplinas que integram a grade curricular, você desenvolverá conhecimentos gerais — gestão de projetos, métodos quantitativos e raciocínio lógico — para formar a base. Nos dois últimos semestres, vem a parte técnica — planejamento de segurança, análise e gestão de riscos.

Qual é a diferença entre a Gestão de Segurança Pública e Privada?

Está ficando mais fácil decidir o curso que tem a ver com você? Vamos facilitar um pouco mais e reforçar a diferença entre Gestão de Segurança Pública e Privada.

A Segurança Pública prevê a manutenção da ordem em espaços coletivos. É, portanto, um direito fundamental de todos os cidadãos.

Por isso, trata-se de uma responsabilidade do governo federal e de todos os órgãos atrelados a ele. As áreas de atuação englobam desde a Polícia até ações de emergência na Defesa Civil, sistemas penitenciários, ministérios e secretarias municipais e estaduais.

A Segurança Privada, por sua vez, tem um foco muito mais preventivo e envolve questões mais específicas. O objetivo principal é proteger patrimônios como empresas públicas e privadas, residências, bens e valores, institutos e centros de pesquisas, além de pessoas.

Em função desse trabalho voltado à prevenção, o profissional atua na fase de planejamento estratégico das ações. Desde o início, ele pode prever os riscos e propor ações para evitá-los, manter o controle patrimonial, supervisionar planos de segurança e prevenir acidentes.

Qual é o salário médio de cada profissional no mercado?

Construir uma carreira em Gestão Pública é o sonho de muitos profissionais. Seja para atuar na área de Administração Pública ou com Segurança Pública, dentro das possibilidades que compartilhamos, ou até mesmo com Gestão de Segurança Privada, é você quem traça o caminho.

Para que o seu sonho ganhe forma, a Anhanguera tem o conhecimento necessário para a sua formação e todas as informações para ajudar na sua decisão. Por isso, queremos trazer mais um dado. Sabe qual é a remuneração de um Gestor em Segurança?

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial é de R$ 6.528,19* para uma jornada de 42 horas semanais. Se você já tinha interesse na área, esse pode ser um atrativo a mais para começar a sua carreira.

Além disso, não precisa nem sair de casa para se inscrever, é possível fazer o vestibular online e conquistar a sua vaga. Sem contar que os nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal com as melhores oportunidades do mercado.

Que tal dar início à sua trilha de sucesso profissional? Faça a sua inscrição no nosso vestibular e invista no seu sonho.

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.