O que é Gestão da Produção Industrial e como atuar na área?

profissionais de gestão de produção industrial

A competitividade no setor das indústrias é acirrada, então é preciso garantir um processo de produção que consiga funcionar bem sem que isso signifique aumentar os custos. Nessa hora, ganham destaque os profissionais formados em Gestão da Produção Industrial, um curso superior de Tecnólogo EAD que você encontra aqui na Anhanguera.

É uma carreira com diferentes oportunidades e altos salários, já que o gestor dessa área tem conhecimento para garantir a qualidade em toda a cadeia produtiva. Legal, não é?

Quer entender melhor como funciona essa área, o que faz o profissional, a média de remuneração e como ingressar na carreira? Venha com a gente e descubra tudo no post que preparamos para você!

Compreenda o conceito de Gestão da Produção Industrial

É um campo profissional que está em alta e tem como objeto trazer eficiência aos processos produtivos. O que isso quer dizer? Que, no setor industrial, é preciso aproveitar ao máximo a infraestrutura e as ferramentas tecnológicas de forma a produzir bastante, mas sem perder a qualidade e sem ter que gastar a mais para isso.

O que queremos dizer é que a indústria, independentemente do ramo, não pode produzir de qualquer jeito. É preciso ter um gerenciamento adequado para que todas as etapas de fabricação (da escolha da matéria-prima até a logística) sejam otimizadas para reduzir custos.

Além disso, é importante ter um controle de qualidade sobre tudo o que é produzido e adotar medidas para minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Por tudo isso, a Gestão da Produção Industrial é tão importante: os negócios precisam atender consumidores cada vez mais exigentes, reduzir despesas e sair na frente da concorrência. Para coordenar tudo isso, existe o gestor dessa área.

Entenda o que faz um gestor da Produção Industrial

Quando você conquista o diploma de Tecnólogo em Gestão Industrial, diversas portas do mercado de trabalho se abrem, porque é uma profissão com alta empregabilidade. É que você pode trabalhar em indústrias, de diferentes portes e setores, ou ainda prestar consultoria no segmento.

São diversas atribuições na área de gestão da produção, como:

  • garantir a produtividade visando à redução de custos;
  • realizar um controle de qualidade nos processos industriais;
  • coordenar equipes da linha de produção;
  • acompanhar serviços de manutenção;
  • especificar máquinas para cada etapa da cadeia produtiva;
  • fazer valer as medidas de segurança;
  • atuar na parte de logística;
  • fazer a seleção de matérias-primas;
  • supervisionar as etapas de produção;
  • identificar oportunidades de melhoria nos processos de fabricação;
  • emitir laudos e pareceres técnicos sobre os processos produtivos;
  • acompanhar medidas de gestão ambiental, como o descarte correto de resíduos.

Para fazer um bom trabalho, é preciso se manter atualizado quanto às tecnologias adequadas para a gestão industrial, ser organizado e proativo, de modo a identificar problemas, e buscar soluções de forma rápida.

Conheça a média salarial desse profissional

Como mostramos, o gestor da Produção Industrial tem um papel estratégico no ambiente empresarial. Dessa maneira, é possível conquistar uma remuneração alta ao investir no Tecnólogo, que é um curso superior, nessa área.

Está curioso para saber quanto ganha o profissional? A média salarial é de R$ 3.337,55*, porém o teto para essa carreira chega a R$ 7.701,38*. Animador, não é mesmo?

Saiba como se tornar um gestor da Produção Industrial

E aí? Ficou animado em trabalhar com Gestão da Produção Industrial? Quer saber qual caminho percorrer para entrar de cabeça nessa carreira e aproveitar as melhores oportunidades de trabalho?

Então, precisamos contar que dá para fazer uma graduação de curta duração para ter o diploma na área. Isso mesmo! O curso de Gestão da Produção Industrial é da modalidade Tecnólogo e tem duração de 3 anos.

Além de não perder tempo para entrar no mercado, outra vantagem é que esse formato tem um viés mais prático, porque o objetivo é que você se forme dominando as principais habilidades para fazer uma atuação de qualidade na área.

Conheça agora mesmo a faculdade de Gestão da Produção Industrial

Se você se interessou por essa profissão, o primeiro passo é procurar uma instituição de ensino de referência, a Anhanguera, para fazer o investimento certo para o seu futuro. 

Aqui você encontra a faculdade de Gestão da Produção Industrial nas modalidades de ensino presencial ou EAD — tanto no 100% online (em que todas as aulas e atividades são feitas a distância, pelo computador), quanto no semipresencial (que mistura o ensino digital e presencial).

Como funciona esse segundo modelo, também chamado de blended learning? Você assiste a um grande número de disciplinas pela plataforma virtual de aprendizagem. Porém, também se desloca até a instituição de ensino algumas vezes na semana para atividades mais práticas e para acompanhar aulas por videoconferência ministradas em tempo real pelo professor.

Assim, você fica à vontade para escolher a modalidade de ensino que mais se encaixa com a sua rotina e o seu perfil. Se prefere acompanhar tudo a distância e não quer mexer na rotina atual, aposte sem medo na qualidade do curso 100% digital. Já se gosta de ter contato com a turma e tem uma disponibilidade maior para ir à faculdade, escolha o semipresencial.

A grade de matérias de um curso como o de Tecnólogo em Gestão Industrial mescla matérias teóricas e práticas para que você adquira todo o conhecimento e as habilidades profissionais para o currículo e, assim, possa brilhar nessa carreira.

Que tal conhecer a Anhanguera?

Na Anhanguera, a grade curricular segue todas as novidades do setor para que você fique por dentro das tendências desse mercado. Sem contar que o corpo docente é bem capacitado e tem experiência no segmento.

Quer mais? Nossos alunos também aproveitam a parceria exclusiva da instituição com o Canal Conecta, o que vai facilitar a busca por uma oportunidade de emprego e estágio.

Não perca o vídeo a seguir e conheça mais detalhes da formação:

Construa uma carreira de sucesso escolhendo curso de Gestão da Produção Industrial da Anhanguera. Você vai encontrar uma ótima infraestrutura e pode contar com bolsas de estudo e financiamentos para conquistar o diploma de ensino superior nessa área tão promissora!

Coloque o seu futuro em primeiro lugar! Venha fazer esse Tecnólogo aqui com a gente: basta se inscrever no nosso vestibular online!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.