Blended Learning: a modalidade que virou tendência

estudantes blended learning

O Blended Learning ou ensino híbrido é uma modalidade que aproveita todas as vantagens do ensino digital, mas conta também com encontros na faculdade, que ocorrem em uma frequência bem inferior ao formato presencial.

É um formato que vem se tornando tendência em cursos de graduação, principalmente entre os alunos que querem fazer disciplinas online, mas não abrem mão de estar perto da turma em sala de aula.

Gostou dessa ideia? Então vem com a gente conferir como é essa modalidade que você encontra aqui na Anhanguera, as diferenças para a modalidade de ensino 100% online, suas vantagens e como se adaptar ao ensino híbrido!

O que Blended Learning?

Blended Learning pode ser traduzido como um ensino “misturado”, quer dizer, híbrido, pois alia o melhor do EAD e o melhor do presencial. Outro nome que esse formato recebe é o de semipresencial.

É a opção ideal a quem precisa da versatilidade de horário para estudar, mas não quer fazer todas as disciplinas e atividades no formato digital. Enquanto algumas pessoas se dão bem ao realizar todo o curso no ambiente online, outras gostam da interação com os colegas.

Como funciona na prática?

Agora você já sabe o que é Blended Learning, mas aposto que pode estar confuso em relação ao funcionamento dessa modalidade.

Estamos falando de uma metodologia inovadora, pois você assiste à maior parte das disciplinas online, quer dizer, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de seu computador ou tablet.

Nessa plataforma, você acessa os módulos das aulas, os materiais didáticos e também um fórum interativo. Conta ainda com tutores online para auxiliar em qualquer problema ou dúvida. Como estudante online, o legal é a possibilidade de desenvolver as habilidades digitais.

Além dessa experiência, que permite ao aluno estudar onde e no horário que quiser, ele também comparece uma vez por semana ao polo de ensino. Nesses encontros, tem contato com toda a sua turma e assiste às aulas, que são transmitidas ao vivo. Isso permite um dinamismo maior no aprendizado, com troca de ideias, atividades em grupo e debates.

Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas em tempo real com o professor e conta ainda com a ajuda de tutores presenciais, que dão todo o suporte necessário.

Aulas práticas

O ensino híbrido é também o modelo ideal para cursos que têm em sua grade curricular disciplinas práticas, como as engenharias e aqueles da área da saúde. Nesse caso, essa modalidade é importante, pois os encontros presenciais ocorrem em laboratório.

A quantidade de aulas presenciais e a frequência dos encontros dependem de cada curso. Mas não é preciso se preocupar, pois tudo é agendado previamente para que você possa se planejar e adequar sua rotina.

Qual é a diferença entre o EAD e o Blended Learning?

Na verdade, não há exatamente diferença. O que ocorre é que o Blended Learning, ou ensino semipresencial, faz parte do EAD. Além dele, há também os cursos 100% online, nos quais o aluno acompanha todo o curso online e só comparece ao polo de ensino uma vez por mês para fazer as avaliações. Nessa modalidade de ensino, não estão os cursos que têm disciplinas práticas.

Já no ensino híbrido, apesar de também ter o estudo a distância, você comparece uma vez na semana no polo de ensino para assistir às aulas transmitidas ao vivo pelo professor ou fazer as atividades práticas em laboratório (dependendo da graduação). Porém, ambos pertencem ao “guarda-chuva” EAD, por englobarem aulas realizadas online, que podem ser adequadas à rotina do aluno.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Gostou dos diferenciais dessa modalidade? Quer saber quais são as vantagens do Blended Learning? Veja abaixo.

Custos menores

Quer fazer faculdade, mas acha que não vai dar conta das mensalidades? Ao optar pelos cursos semipresenciais, você tem valores reduzidos se compararmos ao formato tradicional, que é o presencial.

É que, como a maior parte da grade curricular ocorre no ambiente virtual, os custos da instituição de ensino são menores, e isso se reflete nas mensalidades.

Mais flexibilidade para estudar

O benefício do Blended Learning é também a versatilidade para acompanhar o curso superior. Você consegue estudar sem comprometer sua rotina, podendo trabalhar normalmente. Estuda online nos dias, locais e horários mais convenientes e comparece somente uma vez na semana na faculdade para assistir às aulas junto aos colegas.

Com o dia a dia tão agitado que temos, esse formato torna-se ideal para conquistar o diploma do ensino superior com mais autonomia e tranquilidade.

Possibilidade de networking com colegas

Lembra que falamos que a grande vantagem desse modelo semipresencial é conhecer e interagir com a turma? Pois bem, isso é legal para fazer amizade e também para formar a rede de contato profissional, o que chamamos de networking.

São pessoas para trocar ideias, experiências e até para informar sobre vagas de emprego. Por exemplo: a empresa onde seu colega trabalha está procurando um profissional, e ele pode indicar você para o cargo.

Como se adaptar ao ensino híbrido?

Apesar de todas as facilidades desse formato, é comum que o aluno fique perdido para conciliar o estudo da disciplina online com os encontros presenciais. Acompanhe abaixo algumas dicas!

Tenha disciplina na rotina

A primeira recomendação é montar um cronograma com todas as suas atividades para estabelecer dias e horários para acompanhar as aulas online. A ideia é fazer uma planilha com seus compromissos e ver os espaços em que você pode estudar com tranquilidade. Feito isso, o importante é ter disciplina, ou seja, evitar a procrastinação.

Seja organizado

Deixe os materiais organizados e, se possível, delimite um espaço para os estudos. Pode ser uma mesa na sala ou no seu quarto em que você possa repassar as matérias e fazer leituras e exercícios sem ser incomodado.

Não deixe as matérias se acumularem

Tenha atenção ao calendário do curso e não fique um período grande sem acompanhar as matérias. É que, apesar da versatilidade do ensino digital, é importante ter determinação para estudar a fim de não deixar as matérias se acumularem.

Assim, você consegue estudar para as provas e não fica desmotivado para seguir com o curso.

Quer planejar seu futuro profissional? Aposte em uma graduação na modalidade Blended Learning: é um jeito inovador de estudar, que une os benefícios dos cursos 100% online e do presencial.

Pesquise sobre o curso superior que mais tem a ver com você e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.