Conheça a grade curricular do curso de Gestão Ambiental

gestão ambiental grade curricular

Sabia que existem várias opções de curso para quem gosta de Biologia? Uma delas é a graduação em Gestão Ambiental, cujo mercado de trabalho está aquecido devido à crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade por parte de órgãos governamentais e empresas.

O profissional de Gestão Ambiental encontra uma área que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos e tem enormes perspectivas de crescimento. O curso pode ser feito a distância, na modalidade semipresencial, e você encontra diferenças nas grades de matérias de uma instituição para outra.

Vamos mostrar o que se estuda em Gestão Ambiental em um tipo de graduação que é a tecnológica, com duração de 6 semestres, ou seja, 3 anos. Aqui na Anhanguera, você recebe formação de qualidade por meio de aulas virtuais e apoio permanente de tutores e professores.

Quer obter mais informações sobre o curso de Gestão Ambiental, grade curricular, onde estudar e mais? Continue a leitura e conheça as disciplinas mais importantes!

Geoprocessamento

Na grade curricular do curso de Gestão Ambiental, a disciplina de Geoprocessamento está sempre presente, seja isolada, seja em conjunto com Cartografia, por exemplo. Trata-se de uma matéria que estuda o processamento informatizado de dados ambientais.

Esse processamento pode ser feito por meio de análise visual e por satélite (remoto), com o uso de modernos sistemas de informação geográfica.

Gestão de Recursos Hídricos

Além de aprender o conceito de recursos hídricos e sua disponibilidade no Brasil e no mundo, você vai aprender como usufruir da melhor forma desses recursos, suas potencialidades e prioridades em cada região.

O estudante também se aprofunda em temas como poluição, contaminação e reutilização de água para aplicar em indústrias e em empresas.

Direito Ambiental

É fundamental para qualquer gestor ambiental ter conhecimento das leis que regulamentam as práticas ambientais e o uso de recursos naturais. Logo no primeiro período do curso, o aluno estuda:

  • ordenamento jurídico ambiental no Brasil;
  • políticas ambientais brasileiras;
  • aplicações práticas da legislação ambiental;
  • laudo e parecer ambiental.

Gestão de Resíduos Sólidos

Um grande problema de empresas de todos os portes é o que fazer com os resíduos sólidos. Nesta disciplina, o futuro profissional vai entender como classificar os tipos de resíduos, como pode ser feito o manejo, com técnicas de acondicionamento, coleta e transporte, tratamento e formas de disposição final.

Um tópico importante a ser estudado é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pois o gestor deve agir com ética profissional e descartar os resíduos gerando o mínimo de impacto ambiental.

Recursos Naturais e Fontes de Energia

O crescimento populacional e sua relação com o uso de recursos naturais são temas relevantes para a formação do gestor ambiental. É preciso entender as formas de ameaça do ser humano a recursos renováveis e não renováveis, por meio de extrativismo, poluição etc.

Sem energia, não há vida na Terra. Por isso, o gestor aprende a lidar com as matrizes energéticas de modo a apontar o melhor custo-benefício no uso dos recursos, na captação e na produção de energia.

Educação Ambiental

Nessa matéria de caráter mais generalista, o estudante tem a oportunidade de conhecer a História das Ciências Ambientais, quais são os principais problemas da área e como são percebidos pela população e, ainda, como desenvolver a noção de cidadania e contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Isso pode ser feito em ONGs (Organizações Não Governamentais), prefeituras, empresas particulares, indústrias etc.

Outras disciplinas

Algumas outras disciplinas presentes na grade curricular de Gestão Ambiental são:

  • Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente;
  • Química Ambiental;
  • Manejo de Unidades de Conservação;
  • Ecologia e Biodiversidade;
  • Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental;
  • Estatística;
  • Geomorfologia e Geologia;
  • Recuperação de Áreas Degradadas;
  • Economia Ambiental;
  • Planejamento de Áreas Urbanas e Rurais;
  • Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento.

É bom lembrar que muitas dessas matérias também estão na grade do curso de Engenharia Ambiental. Outras são voltadas para formar o aluno na prática da profissão.

Porém, há uma grande diferença entre o que faz um engenheiro ambiental e um gestor ambiental: enquanto o primeiro demora em média 5 anos para se formar, o segundo obtém o diploma em apenas 3 anos (2.460 horas, conforme exigência mínima do Ministério da Educação – MEC).

Outro ponto de divergência entre os dois tipos de formação é em relação à atuação no mercado de trabalho: o engenheiro assume funções mais executivas, já o gestor pode coordenar equipes, elaborar programas de educação ambiental e analisar impactos ambientais, entre outras.

Obviamente, o salário do engenheiro é superior ao do gestor, mas nada impede que este faça uma pós-graduação depois que já estiver trabalhando na área e aumente seus rendimentos.

Veja algumas opções reconhecidas pelo MEC e que você pode fazer após terminar a graduação:

  • Administração em Gestão Ambiental e Políticas Públicas;
  • Administração Pública e Gestão Ambiental;
  • Análise, Perícia e Gestão Ambiental;
  • Auditoria em Gestão Ambiental;
  • Bases Geológicas para a Gestão Ambiental;
  • Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesas de Direitos;
  • MBA em Gestão Pública.

Diferenciais da Anhanguera

Gestão Ambiental é uma opção para quem não tem medo de encarar desafios, preocupa-se com a natureza e é proativo. E, assim como nos outros cursos da Anhanguera, você vai ter acesso a webaulas, teleaulas, materiais de apoio, fórum de discussão com professores e tutoria.

Na Anhanguera, todas as atividades desenvolvidas pelo estudante são acompanhadas em um processo chamado de Avaliação Continuada, que permite a cada um avançar no seu próprio ritmo. Além disso, adotamos a metodologia de resolução de situações-problema. Assim, você aprende desde o início do curso a lidar com a prática profissional.

Na modalidade semipresencial, a ida à faculdade é semanal, em um ou dois dias apenas. As demais atividades são realizadas de forma online, no ambiente virtual de aprendizagem. Mas não se preocupe se você não tiver muita familiaridade com essas tecnologias: no primeiro período, tem uma disciplina voltada só para isso, chamada Educação a Distância.

Pronto para começar carreira como gestor ambiental?

Gostou de saber mais sobre as principais matérias de Gestão Ambiental? Se você acha que tem afinidade com o tema e perfil para atuar em projetos, buscando soluções inovadoras para problemas ambientais, este pode ser o seu curso.

Faça sua inscrição agora mesmo na faculdade de Gestão Ambiental da Anhanguera e comece a viver a experiência da sala de aula!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 88

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados