Faculdades de Direito em SP: como escolher a melhor?

estudante de direito

Você sabia que o Brasil é o país com maior número de cursos de Direito no mundo? Segundo o veículo de imprensa independente J.Info, atualmente são 1.502 graduações, número 539% maior do que pouco mais de 20 anos atrás, quando havia apenas 235 graduações em Direito no Brasil. Somente no estado de São Paulo são, pelo menos, 150 instituições.

Essa informação, logicamente, bagunça a cabeça de qualquer estudante que pretenda fazer o curso de Direito e seguir carreira na área. Com uma oferta de cursos tão elevada, como saber onde estudar Direito em São Paulo (SP), sem correr o risco de ingressar em uma instituição de reputação duvidosa?

Bem, a resposta para isso está na escolha da faculdade que melhor atenda a uma série de quesitos: infraestrutura, qualidade de ensino, oportunidade de crescimento profissional. 

Então, nós da Anhanguera preparamos várias dicas para ajudar você a encontrar as melhores faculdades de Direito em SP!

Direito: uma área promissora para carreira em concursos!

Pesquise a reputação da faculdade

Faça uma lista com as faculdades de Direito em SP que você considera de maior respeitabilidade. A partir daí, pesquise a fundo sobre a reputação institucional e sua tradição no mercado. Você pode considerar alguns pontos:

  • tempo de abertura do curso;
  • índice de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • porcentagem de mestres e de doutores no corpo docente;
  • experiência de mercado dos professores;
  • atuação na sociedade (projetos, pesquisas).

Ter respostas claras a esses detalhes é um bom começo para você elencar as melhores faculdades de Direito em SP. Depois disso, podemos seguir para o próximo item.

Faça uma visita ao campus

Uma vez escolhidas as instituições que você acha mais interessantes, vale a pena conhecê-las de perto. Agende uma visita aos campi, com o intuito de conhecer a localização da faculdade, infraestrutura física, benefícios, valor da mensalidade, sistema de ensino, tecnologias e, claro, conversar com coordenadores sobre a proposta pedagógica e a grade curricular de Direito.

Caso você consiga fazer isso durante o período de aulas, melhor ainda. Uma vez que você verá a rotina da faculdade acontecendo realmente e, quem sabe, poderá conhecer alguns estudantes e professores.

Pesquise informações relacionadas ao desempenho institucional

O desempenho institucional diz muito sobre a qualidade do ensino em uma faculdade de Direito em SP. Em sua escolha, considere sobretudo a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Essas informações são facilmente encontradas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de um trabalho detalhado, que avalia instituições, seus cursos e o desempenho dos estudantes.

O Sinaes é tão importante que, quando a avaliação é ruim, cursos podem ser fechados, e as instituições, perder seu credenciamento. Por outro lado, uma avaliação satisfatória a excelente é uma ótima propaganda, pois demonstra a força do curso.

Converse com quem estuda lá, principalmente da turma de Direito

As redes sociais estão aí para facilitar essa tarefa. Vá até os perfis da faculdade e encontre estudantes para bater um papo a respeito da vida universitária.

Procure, principalmente, alunos da turma de Direito e peça que eles contem tudo o que gostam e, também, o que deixa a desejar na instituição.

Como a propaganda boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais importantes para uma instituição de ensino, com esses relatos, facilmente você começará a construir uma imagem sobre a faculdade.

Mas um lembrete: busque opiniões diversificadas e desconfie de insatisfações extremas. É sempre bom ver os dois lados da moeda.

Busque a situação dos egressos

Além de conversar com alunos, é importante saber por onde andam os profissionais que se formaram na instituição. Faça uma pesquisa sobre a vida profissional dos egressos, o que conquistaram, qual sua posição na carreira, tempo de experiência etc. 

Mas, de fato, nada melhor que conversar com esses profissionais. Uma boa alternativa é buscar sites de relacionamento profissional, como LinkedIn. Por essa plataforma fica muito mais fácil estabelecer qualquer comunicação com quem está no mercado.

Entre em contato com essas pessoas e, se o papo fluir, tente marcar um encontro com elas. O mais importante é que você saiba o quanto a faculdade de Direito contribuiu para a autorrealização desses profissionais.

Veja quais são os diferenciais da faculdade

As melhores faculdades para estudar Direito em São Paulo são aquelas que unem tradição e inovação no ensino. Isso significa colher os frutos da experiência e, ao mesmo tempo, apontar para o futuro.

Aqui, citamos o curso de Direito da Anhanguera. Com um projeto pedagógico moderno, colocamos o aluno no centro da produção do seu conhecimento por meio de estratégias de ensino e de ferramentas tecnológicas que o aproximam em tempo real desse mercado altamente competitivo e volátil.

Além das disciplinas contidas na grade curricular atualizada com as demandas atuais da sociedade, os alunos também têm as primeiras experiências profissionais em espaços como escritório-escola, juizado especial e núcleo de práticas jurídicas ― montados pela própria faculdade.

Ainda, é importante conferir quais são as parcerias que as faculdades têm para incrementar ainda mais o ensino. No caso da Anhanguera, contamos com um projeto especial da Saraiva Educação para o curso de Direito. Essa parceria oferece ao aluno o seguinte.

Aula Destaque

A Aula Destaque é uma sequência de conteúdos temáticos no decorrer do curso sobre as áreas mais importantes do Direito. As aulas exclusivas são 100% online com personalidades de sucesso no cenário brasileiro, como Pablo Stolze e Pedro Lenza. O conteúdo fica inteiramente disponível no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e você pode assistir quando quiser.

Dê uma olhada neste vídeo que mostra alguns profissionais participantes da Aula Destaque:

Vade Mecum Saraiva Jur

A partir de 2020, todos os ingressantes começaram o curso de Direito com o Vade Mecum Saraiva Jur em mãos, na versão digital adaptável a qualquer dispositivo. Trata-se de uma referência essencial de pesquisa para os profissionais da área, por reunir as principais leis brasileiras.Preparatório para o exame da OAB

Os formandos também têm acesso exclusivo ao curso Saraiva Aprova de preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2019, a taxa de aprovação dos bacharéis que utilizaram o curso foi de 43%, mais que o dobro da média nacional.

Preparatório para o exame da OAB

Os formandos também têm acesso exclusivo ao curso Saraiva Aprova de preparação para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2019, a taxa de aprovação dos bacharéis que utilizaram o curso foi de 43%, mais que o dobro da média nacional.

Confira se há possibilidades de crescimento

Ao selecionar faculdades de Direito em SP, preste atenção às possibilidades de crescimento profissional. Veja se seu curso oferece programas de estágio em departamentos experimentais ― como os já citados escritórios de Direito ― ou parcerias com empresas.

Nós da Anhanguera ainda vamos além e impulsionamos a empregabilidade de nossos alunos. Um exemplo é o acesso de todos os estudantes ao Canal Conecta, portal que integra profissionais e empresas em vagas de perfil similar. 

⚖ Saiba qual o seu perfil de estudante de Direito! Faça o nosso teste e descubra quem é você na série How to Get Away with Murder!

Conheça a Anhanguera!

Agora você já sabe quais diferenciais buscar nas melhores faculdades de Direito em SP. A carreira no Direito exige que as instituições sempre estejam se reinventando para acompanhar as mudanças no mercado. A Anhanguera não fica atrás. Para manter o título de melhor faculdade de Direito, investimos muitos esforços para oferecer um ensino moderno, tecnológico e ministrado por um corpo docente de larga experiência.

O que está esperando para conhecer o curso de Direito da Anhanguera? Veja as opções de campus e realize sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.