Para entrar na faculdade particular precisa de Enem?

Se você está estudando para prestar o vestibular, provavelmente já ouviu falar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é mesmo? Essa é uma prova de nível nacional que tem o objetivo de facilitar o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior.

Muito se fala sobre o uso desse teste para conquistar uma vaga em instituições públicas. Mas será que, para ingressar em faculdade particular, precisa de Enem? Apesar de esse ser um dos principais meios para realizar esse sonho, existem outras formas que não necessitam da nota desse exame. Ficou curioso? Neste post, vamos esclarecer a dúvida se faculdade particular precisa de Enem. Confira!?

Quem não faz Enem pode entrar na faculdade?

Sim, quem não faz Enem pode entrar na faculdade! ? Isso porque várias instituições de ensino trabalham com o próprio processo seletivo e, por isso, quem deseja estudar nelas pode fazer o vestibular da faculdade escolhida.

Por conta dos diversos benefícios que o Enem apresenta, ele acabou sendo um grande vestibular do país. Não é à toa que a maioria dos estudantes já ouviu falar dele, principalmente ao concluir o ensino médio.

Por ser conhecido, muita gente acredita que é obrigatório realizar esse exame para ingressar na faculdade. Contudo, você não precisa fazer o Enem se não quiser. ?

O que é preciso para entrar na faculdade particular?

Para ingressar em uma faculdade particular conceituada e renomada, como a Anhanguera, basta ter concluído o ensino médio e ser aprovado em uma espécie de vestibular interno.

De modo geral, o processo seletivo de instituições de ensino particulares consiste em uma avaliação de conhecimentos próprios do ensino médio e uma redação. Assim, é realizada por meio do vestibular, que consiste em uma prova elaborada pela faculdade. ?

Como é o processo seletivo sem o Enem?

Se você não quer prestar o Enem, saiba que é possível ingressar em um curso superior por meio do vestibular da própria instituição de ensino. De modo geral, cada faculdade desenvolve sua prova, que pode ter diferentes estilos, número de questões, fases, entre outros.

Portanto, o recomendado é que você pesquise as informações específicas antes de se inscrever para a prova. Logo, vale a pena ficar por dentro das diferenças entre os vários tipos de vestibular da faculdade. Confira! ?

Vestibular tradicional

Como o próprio nome sugere, é o vestibular clássico que está presente em várias faculdades. Não é à toa que é a alternativa mais conhecida do público e também faz parte das formas de ingresso aqui da Anhanguera.

Para realizar esse tipo de vestibular, é necessário ir à unidade escolhida para fazer o curso desejado. Isso quer dizer que todas as provas são feitas de maneira presencial.

Alguns cursos superiores só são oferecidos no vestibular tradicional por serem muito concorridos ou pelo fato de envolverem a análise de aptidões específicas. Além disso, como o teste demanda a presença dos candidatos em um local definido pela instituição, é fundamental não atrasar no dia da prova.

Caso isso aconteça, é possível perder a oportunidade de ingressar em uma graduação, sendo necessário esperar pela data do próximo processo seletivo.

Vestibular agendado

O vestibular agendado atua da mesma maneira que o formato tradicional, mas apresenta uma grande diferença para quem não consegue conciliar os próprios horários com o período da prova. Isso porque ele conta com várias alternativas de datas, de maneira que o candidato consiga avaliá-las e definir qual melhor se adequa à rotina.

Esse tipo de vestibular deve ser realizado de modo presencial. Portanto, se prepare com antecedência para se deslocar até o local da prova. Esse cuidado é importante para evitar atrasos e o risco de perder o processo seletivo.

Vestibular online

Já pensou em contar com a facilidade da internet para prestar o vestibular? No formato online, todas as fases acontecem de modo remoto, o que significa que não é necessário se deslocar até o campus que oferece o curso.

O único requisito é ter um aparelho que tenha conexão com a internet para visitar o site da faculdade e fazer a inscrição no processo seletivo. Após isso, usando o mesmo dispositivo, que pode ser um tablet ou computador, será necessário acessar a área do candidato para fazer a prova do vestibular.

Caso haja algum problema com a internet, é possível concluir o teste até 5 vezes. É uma ótima forma de ingresso devido à comodidade de iniciar onde e quando quiser.

Quais são as vantagens e as desvantagens de entrar pelo vestibular?

Uma das grandes vantagens de ingressar na faculdade pelo vestibular próprio é que o candidato não precisa estudar para o Enem. Como essa é uma prova extensa, o processo de preparação pode ser bem cansativo, já que é importante revisar e aprender uma grande quantidade de conteúdos.

Entretanto, ao se preparar para o vestibular da faculdade, você pode estudar somente os conteúdos programáticos do edital e enfrentar uma prova com menor duração. ?

Também existem benefícios para as pessoas que perderam o período de inscrição para o vestibular ou resolveram ingressar em um curso superior só depois do processo seletivo. A segunda graduação e a transferência externa são exemplos de como ingressar na faculdade pode ser ainda mais simples.

Além das vantagens de prestar o vestibular próprio, saiba que existem algumas desvantagens. Uma delas é que a prova só é aceita pela faculdade envolvida em sua elaboração. Desse modo, um ponto negativo é que, caso pretenda se candidatar a mais de uma instituição, será necessário realizar vários exames.

Outra questão é que as inscrições para as provas são cobradas e, quanto mais vestibulares você estiver disposto a prestar, maior será o investimento. Algumas provas também acontecem em cidades distantes, podendo encarecer o processo e gerar uma demanda logística, que envolve transporte e lugar para ficar, por exemplo.

Agora é com você!

E aí, respondemos a dúvida se para entrar na faculdade particular precisa de Enem? Agora que você já sabe que não é necessário, saiba que fazer o vestibular da própria instituição de ensino é uma excelente saída. Por isso, venha para a Anhanguera e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Gostou do post e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados