A faculdade de Farmácia tem muita matemática?

Farmacêuticos passam por uma formação educacional semelhante a qualquer outro profissional de Saúde, estudando Biologia, Química, Física e… um pouco de Matemática. Mas aí você pode se perguntar: afinal, a faculdade de Farmácia tem muita matemática? Essa é uma dúvida comum, e aqui você vai encontrar respostas para essa pergunta.

Podemos dizer que os estudantes que desejam entrar em ramos da Saúde, incluindo Farmácia, precisam desenvolver habilidades matemáticas. Porém, cada curso de Saúde exige mais (ou menos) conhecimentos matemáticos. Então, continue a leitura e descubra de uma vez por todas se a faculdade de Farmácia tem muita Matemática ou não! 🤔

O curso de Farmácia envolve Matemática?

Sim, conhecimentos básicos de Matemática são um pré-requisito do curso superior de Farmácia. Embora não seja uma graduação que faz parte das Ciências Exatas, há matérias na grade curricular que envolvem cálculos necessários para a rotina de um farmacêutico.

Mas isso não precisa ser motivo de preocupação, ok? Durante o curso de Farmácia, especialmente nas matérias que envolvem conhecimentos de Matemática, você terá suporte de professores competentes e tutores para superar qualquer desafio. 😉

Então, mesmo que não seja o seu forte, dá para construir um conhecimento sólido ao longo do ensino superior. Tudo depende de esforço e dedicação.

Aqui na Anhanguera, são 5 anos de curso (10 semestres) em que, após a conclusão, você será capaz de atuar no mercado de trabalho, realizando cálculos farmacêuticos e cumprindo todas as outras tarefas exigidas na profissão de farmacêutico.

Quais são as aulas em que algum tipo de cálculo pode ser visto?

Olhando para a grade curricular de Farmácia, você pode até achar, por um momento, que o curso não exige cálculos e números, mas não se engane: a Matemática está na base da maioria das aulas vistas no curso. 😮

Vejamos alguns exemplos abaixo:

  • na matéria de Química Analítica, por exemplo, o estudante de Farmácia precisará aprender a calcular a dosagem de componentes de compostos químicos;
  • em Farmácia Clínica, você acabará aprendendo a calcular a dosagem correta dos medicamentos para determinadas patologias e condições dos pacientes;
  • Controle de Qualidade é outra matéria em que provavelmente você verá a aplicação da matemática. Nela, você entenderá processos como polarímetros, cromatógrafos, análise calorimétrica exploratória diferencial, concentrações em soluções e interpretação de gráficos, que envolvem cálculos e interpretação de números.

Esses são, é claro, apenas alguns exemplos de aulas de Farmácia nas quais a Matemática estará presente, já que esse é um dos pilares da Farmácia, junto com Química e Física.

Como é a atuação do profissional de Farmácia?

Farmacêuticos são profissionais de saúde envolvidos em todos os aspectos da entrega de medicamentos. Então, como farmacêutico, sua principal tarefa será preencher as prescrições dos pacientes.

Você provavelmente realizará outras tarefas diárias, como:

  • verificar o histórico de um cliente para garantir que seus novos medicamentos não interfiram com os antigos;
  • aplicar vacinas, como a vacina contra a gripe;
  • testar o açúcar no sangue, nível de colesterol ou pressão sanguínea de um paciente;
  • ensinar os clientes a tomar seus remédios com eficácia e segurança;
  • consultar médicos e outros profissionais de saúde com relação a prescrições para clientes específicos;
  • fornecer exames básicos de bem-estar;
  • gerir uma farmácia, incluindo técnicos e assistentes de farmácia que atuam no estabelecimento;
  • realizar negociação com seguradoras;
  • garantir a manutenção de cadastros de clientes na farmácia;
  • fazer recomendação de medicamentos de venda livre (sem receita);
  • fornecer conselhos básicos sobre assuntos como controle de estresse, nutrição, tabagismo e outras questões de saúde que impactam no estilo de vida.

Um farmacêutico pode realizar essas tarefas diárias em um hospital, unidade de saúde ou em uma farmácia.

É preciso saber muito de Matemática para se dar bem na profissão?

A Matemática é obrigatória para realizar cálculos farmacêuticos, tornando-se um conhecimento indispensável para qualquer profissional formado em Farmácia.

Um bom conhecimento das noções básicas de Matemática é exigido na dispensação de medicamentos, prescrições, dosagens e fórmulas usadas no preparo dos medicamentos.

Além disso, quando precisam desempenhar funções administrativas ou até mesmo administrar um negócio, os farmacêuticos também costumam precisar de Matemática.

Um conhecimento sobre estratégia comercial e contabilidade fornece uma base sólida para aspirantes a farmacêuticos. Algumas faculdades ajudam os alunos a desenvolver essas habilidades em matérias sobre empreendedorismo, administração e marketing — caso da Anhanguera!

São conhecimentos particularmente úteis para os farmacêuticos que planejam se tornar empreendedores ou ocupar cargos de liderança administrativa em farmácias, hospitais ou outros negócios relacionados a farmácias, como fábricas de medicamentos.

Quais são as outras habilidades importantes para o recém-formado em Farmácia?

É vital que um farmacêutico seja habilidoso em cálculos matemáticos para garantir que seus pacientes recebam a dosagem correta do medicamento.

No entanto, apenas a Matemática não é suficiente para ter uma excelente carreira em Farmácia. Confira, abaixo, outras habilidades e comportamentos que farão a diferença na profissão.

Habilidades interpessoais

Um farmacêutico muitas vezes precisa fazer malabarismos entre médicos que não gostam de ser questionados e pacientes frustrados que ficam chateados por ter que esperar um tempo por suas receitas.

Lidar com essas situações requer paciência, diplomacia e algum senso de humor, habilidades interpessoais que você poderá desenvolver ao longo da sua carreira. Ser capaz de acalmar egos e sentimentos feridos é uma parte essencial para que o processo corra bem.

Aptidão científica

Pode parecer óbvio, mas as pessoas às vezes subestimam o quanto os farmacêuticos confiam na ciência prática.

Os farmacêuticos precisam ter um conhecimento profundo por Química e Biologia. É necessário ser capaz de assimilar facilmente informações novas e complexas quando elas estiverem disponíveis no meio científico.

Ética

Espera-se que os farmacêuticos sigam a prática ética em seus locais de trabalho. Eles têm que manter segredo sobre as informações dos pacientes, garantindo que seus dados não sejam, por exemplo, divulgados em nenhuma circunstância possível.

Estude Farmácia na Anhanguera!

Agora que você sabe se a faculdade de Farmácia tem muita matemática, será mais fácil saber se esse é o curso superior ideal para sua futura carreira. E reforçamos: se a disciplina não é tanto o seu forte, saiba que esse conhecimento é desenvolvido ao longo da graduação, com auxílio de professores especializados e tutores prontos para ajudar nos desafios.

Acha que está pronto para construir uma carreira no curso de Farmácia? Aproveite para se inscrever no vestibular online da Anhanguera e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados