Como funciona a faculdade de Farmácia? Confira o dia a dia

Se você gosta de Biologia e Química, está em busca de atividades diversas e deseja uma colocação rápida no mercado de trabalho, precisa saber como funciona a faculdade de Farmácia. Esse Bacharelado é um dos destaques entre os cursos mais interessantes da área da Saúde.

Depois da conclusão do curso, você será um profissional generalista, podendo trabalhar com a manipulação de medicamentos, na indústria cosmética e farmacêutica ou em um laboratório de análises clínicas.

E aí, ficou interessado e quer saber como funciona o curso de Farmácia? Então, continue a leitura! 😉

Como é a rotina na faculdade de Farmácia?

A faculdade de Farmácia é do tipo Bacharelado e, durante os 5 anos de curso, você terá acesso a conteúdos práticos, que acontecem em laboratórios, e a aulas teóricas, que ocorrem em sala de aula, abordando a história da Farmácia enquanto campo do conhecimento.

A estrutura do curso é dividida da seguinte maneira:

  • atividades acadêmicas — frequência em atividades a distância e presenciais, em que estão incluídas avaliações, trabalhos, aulas práticas e teóricas;
  • estágio curricular obrigatório — é feito nas áreas de atuação dos farmacêuticos determinadas pela ementa do curso (Farmácia Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Análises Clínicas, etc.);
  • atividades complementares — participação em atividades relacionadas com o campo, como palestras, seminários, congressos, feiras, disciplinas especiais, etc.;
  • Trabalho de Conclusão de Curso — projeto experimental ou monografia feita como exigência para se obter o diploma.

Ao longo dos períodos, você entrará em contato com diferentes matérias das áreas das Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química e Humanas. Afinal, a atuação é relacionada à colaboração no tratamento de saúde, exigindo lidar com muitas pessoas.

Confira, abaixo, as principais disciplinas do curso de Farmácia: 📗

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Farmácia Clínica;
  • Citopatologia Oncótica;
  • Farmacologia dos Sistemas;
  • Relações Parasitas e Hospedeiros;
  • Microbiologia;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Cardiorrespiratório, Digestório, Endócrino, Renal, Hematológico, Imune, Locomotor, Nervoso e Reprodutor.

O curso de Farmácia pode ser cursado de modo integral, ou seja, no período da manhã e da tarde. Contudo, a graduação também está disponível no período noturno.

Como funcionam as aulas teóricas?

As aulas teóricas da faculdade de Farmácia mesclam conteúdos sobre anatomia, processos bioquímicos, fisiológicos e outros que são a base para compreender o funcionamento das funções do organismo.

Na Anhanguera, você pode cursar Farmácia em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Na primeira opção, você deve comparecer ao campus durante os 5 dias da semana, já que todas as aulas teóricas são ministradas nas dependências da instituição.

Nesse caso, o estudante terá acesso a salas de aula multimídia, com recursos didáticos modernos que facilitam o entendimento das aulas. Os professores explicam os conteúdos por meio de slides e exemplos práticos, além de estarem à disposição para responder qualquer dúvida.

Na Anhanguera, os alunos da modalidade presencial também cumprem parte da carga horária por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. O objetivo é prepará-los para o dia a dia do mercado de trabalho, pois muitas empresas exigem o domínio de tecnologias em apresentações e treinamentos online.

Já no formato semipresencial, os alunos só precisam comparecer ao polo de ensino de uma a três vezes por semana para a realização de atividades práticas. As aulas teóricas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Nesse caso, você terá à disposição fóruns de discussão, videoaulas, artigos, textos, entre outros materiais que os professores julgarem adequados. Além disso, o estudante será avaliado por meio de trabalhos, questionários ou provas online ou presenciais.

Apesar de acontecer em um ambiente virtual, os alunos recebem todo o suporte que necessitam para estudar. É possível entrar em contato com o professor ou um tutor a distância, por meio do fórum de discussão.

De que forma funcionam as aulas práticas?

A faculdade de Farmácia necessita de várias aulas práticas e, para isso, são necessários diferentes laboratórios para dar conta dessa demanda dos alunos. Na matéria de Tecnologia Farmacêutica, por exemplo, você terá aulas práticas para aprender a fazer cápsulas, sabonete líquido, loção pós-barba, pomadas, cremes, etc.

Assim, o estudante entende o porquê de alguns ativos necessitarem de agitação para incorporar os produtos, enquanto outros demandam por repouso. A tecnologia farmacêutica é a matéria-prima para os conteúdos de Microbiologia e Análises físico-químicas, pois avaliam como garantir a isenção de microrganismos e outras impurezas.

As aulas práticas sobre esse assunto abrangem a determinação dos testes necessários para saber verificar os níveis máximos aceitáveis de impurezas ou avaliar algumas condições que modifiquem a fórmula dos medicamentos.

Também estão presentes as matérias de Fitoterapia e Farmacognosia, que estudam os princípios ativos das plantas medicinais e como eles são usadas para tratar ou prevenir várias condições clínicas.

Aqui na Anhanguera, temos laboratórios de Farmácia de ponta e bem-equipados, com todos os materiais necessários para as atividades práticas. Com isso, os futuros profissionais já saem da graduação preparados para atuar em diversas áreas, como Cosmetologia, Análises Clínicas, etc. 👩‍🔬

Como é o dia a dia do estudante?

Na rotina de um estudante de Farmácia, é importante se dedicar às aulas práticas e teóricas que são desenvolvidas na faculdade. Logo, para se dar bem nas provas, é essencial manter uma boa rotina de estudos, se dedicando principalmente aos conteúdos que podem gerar dificuldades, como aqueles que envolvem cálculos, matemática, física e química.

Participar das aulas faz uma grande diferença na hora das avaliações, já que além de prestar atenção às matérias ministradas em aula, os professores sinalizam aqueles assuntos que merecem destaque. No dia a dia do aluno de Farmácia, também é importante fazer resumos sobre os conteúdos aprendidos.

Escrever de maneira resumida as ideias e ler em voz alta é uma boa técnica que faz com que você não se esqueça dos assuntos estudados.

YouTube video

Em qual momento é preciso conciliar os estudos com um estágio?

Quem deseja seguir carreira em Farmácia, provavelmente fica ansioso para iniciar os estágios, não é mesmo? Afinal, essa é a oportunidade perfeita para ficar mais próximo do dia a dia da profissão. Na Anhanguera, os alunos iniciam os estágios no 4º semestre, indo até o 10º período.

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona a faculdade de Farmácia, venha realizar o seu sonho. Estude na Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Não deixe de investir em seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.