Evolução da Enfermagem: veja como a área mudou nos últimos anos

evolução de enfermagem

Enfermagem. O que vem à sua cabeça quando essa palavra é mencionada? É bem provável que termos como “saúde” e “cuidado” tenham surgido, não é mesmo? Esse é um comportamento natural, já que os profissionais do setor são conhecidos pela dedicação constante aos pacientes. No entanto, para os que já trabalham na área, a Enfermagem também representa palavras como gestão, organização, qualificação e muito mais.

Porém, tudo isso não surgiu do dia para a noite, fazendo parte de um processo desconhecido por muitas pessoas. Pensando nisso, trouxemos a evolução da Enfermagem para o blog da Anhanguera! Ao longo da leitura, você vai descobrir como essa área se desenvolveu ao longo dos anos e qual é o panorama atual do setor. Vamos lá? ?

Como foi a evolução da Enfermagem?

Se hoje vemos os enfermeiros dando duro nos hospitais e ocupando posições de destaque na rotina na área da saúde, é fácil imaginar que sempre foi assim. No entanto, estamos enganados.

A Enfermagem é uma ciência que sempre existiu, mas não com a “cara” que conhecemos hoje. Ainda que o cuidado com enfermos esteja presente desde o início da humanidade, os enfermeiros só se tornaram protagonistas em suas atribuições muito recentemente.

Quais são as etapas da evolução da Enfermagem?

Veja, a seguir, a divisão da evolução da Enfermagem em etapas!

Empírica

Conhecida como fase primitiva, a Era Empírica era, como o nome indica, baseada nos conhecimentos adquiridos pelos “enfermeiros” à medida que lidavam com os doentes. Não havia uma educação formal ou um treinamento, sendo os enfermeiros leigos que se dedicavam a essa função.

Foi uma fase de obtenção de muito conhecimento, mas também de muitas perdas. A falta de treinamento e de padronização nos cuidados não era superada pela boa vontade dessas pessoas — que, infelizmente, não conseguiam lidar com casos mais complexos.

Evolutiva

Conhecida também como a “fase de Florence”, a Era Evolutiva tem esse nome graças à participação do nome que deu origem à Enfermagem como conhecemos hoje: Florence Nightingale. ??‍⚕️

Aqui, iniciam-se os primeiros treinamentos do setor e também as primeiras padronizações. Florence foi uma personagem importante na atuação em guerras, cuidando dos soldados feridos, e foi responsável por trazer o status da Enfermagem à tona, iniciando o processo de valorização da profissão

De aprimoramento

Por fim, temos a fase de aprimoramento, na qual nos encontramos atualmente. Ela começa a ser contada mais ou menos a partir de 1860, quando a primeira Escola de Enfermagem foi fundada por Florence.

A partir daí, o foco tem sido na construção de conhecimento científico e, mais recentemente, tecnológico.? A Enfermagem é, hoje, uma ciência equiparada à Medicina no que diz respeito à padronização do ensino e dos seus serviços, organizados e valorizados ao redor de todo o mundo.

Saiba mais: confira o video do Papo Reto com as melhores áreas em Enfermagem.

Qual posição a Enfermagem ocupa na área da saúde hoje?

Atualmente, é impossível pensar em qualquer estabelecimento da área da saúde sem nos lembrarmos dos enfermeiros. Estes profissionais são essenciais para o bom funcionamento desses espaços, garantindo que os cuidados com os pacientes sejam os mais precisos possível.

Além disso, os enfermeiros são encarregados de gerenciar as equipes hospitalares, organizando e delegando as tarefas destinadas aos técnicos e auxiliares de Enfermagem. Sendo assim, têm também um papel fundamental na dinâmica hospitalar e ambulatorial. ?

Além disso, o enfermeiro também tem conquistado papel de mais autonomia nesses locais. Um bom exemplo é a permissão para fazer diagnósticos de algumas doenças, como é o caso das hepatites virais.

Por que a profissão ganha cada vez mais destaque?

Devido à sua importância, enfermeiros têm cada vez mais destaque e espaço em locais destinados à área da saúde e até mesmo em outros ambientes, como escolas e empresas. E isso se torna ainda mais real quando observamos o número de especializações dessa área.

Assim como a Medicina, a Enfermagem tem diversos setores possíveis de atuação para o profissional. Alguns exemplos são a Enfermagem Psiquiátrica, do Trabalho, da Saúde Pública, Obstétrica, Cirúrgica e muito mais!

Como me destacar em meio à Enfermagem?

A Enfermagem é uma área muito valorizada, mas também repleta de profissionais gabaritados em busca das melhores vagas. E então? Como me destacar em meio à concorrência e conseguir o meu lugar no mercado de trabalho? Confira dicas a seguir!

Estude bastante

O primeiro passo para o sucesso na carreira é caprichar na hora de estudar Enfermagem. Essa é uma faculdade bem desafiadora, especialmente devido à quantidade e à complexidade de temas abordados ao longo dos anos de curso. 

Então, tenha um bom cronograma de estudos e evite que a matéria acumule. ?Assim, você poderá aproveitar melhor o aprendizado do conteúdo e ir além de boas notas durante a graduação.

Faça uma boa faculdade

E já que o assunto é esse, nada melhor do que falarmos sobre a importância da escolha de uma boa faculdade de Enfermagem. É importante priorizar as instituições que tenham diferenciais para a sua formação, permitindo que seu currículo tenha destaque entre a concorrência.

Quer um bom exemplo? O curso de Enfermagem na Anhanguera, é claro! Temos vários diferenciais que farão com que você seja um profissional muito mais valorizado no mercado de trabalho. ??‍?

Atualize-se sempre que possível

Outra forma de conquistar as melhores oportunidades é sendo um profissional atualizado. Isso significa que, mesmo após a graduação, é imprescindível continuar estudando. ?

Vá atrás de cursos livres, palestras, congressos, simpósios e publicações em periódicos que permitam ficar por dentro das novidades da Enfermagem no Brasil e no mundo.

Invista em especializações

Por fim, não fique só no básico. Invista também em especializações, que poderão qualificar você para ocupar vagas nas mais diversas áreas da Enfermagem.

Com isso, você não só tem acesso às melhores oportunidades, mas também pode controlar a sua rotina com mais precisão e ter remunerações interessantes.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a evolução da Enfermagem e os seus detalhes? Agora, é hora de olhar para essa profissão com um olhar ainda mais carinhoso e se dedicar ao máximo para fazer parte das revoluções que o setor espera para o futuro! ?

Aproveite e inscreva-se no vestibular de Enfermagem da Anhanguera! O convite é válido tanto para você que ainda não começou a faculdade ou para quem deseja mudar de instituição por meio da transferência. Estamos de braços abertos esperando por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados