Como é mercado de trabalho de Enfermagem?

mercado de trabalho de Enfermagem

A faculdade de Enfermagem é uma das mais procuradas da área da Saúde. Boas oportunidades de atuação, salários atrativos e grande oferta de instituições de ensino que oferecem esse Bacharelado são fatores que influenciam na popularidade desse curso superior. Assim, se você já decidiu que quer seguir carreira no ramo, precisa conhecer o mercado de trabalho em Enfermagem.

Quem se forma na profissão encontrará diversas possibilidades de especialização, podendo escolher aquela que mais combina com o perfil. Então, neste post, mostraremos como é o mercado de trabalho para Enfermagem e essas diferentes opções. Confira! ?

Como é o mercado de trabalho para Enfermagem?

A Enfermagem conta com a formação de vários profissionais a cada ano. Por um lado, isso significa mais concorrência. Contudo, entenda que, na realidade, isso acontece com todas as profissões, não é mesmo? O que dá a diferenciação a você é a sua qualificação e bagagem adquirida durante o curso superior.

Comparada com outras profissões, a Enfermagem é relativamente nova, pois, até o fim do século 19, o cuidado com pessoas doentes era vinculado a igrejas. No Brasil, a primeira escola de Enfermagem que tinha como base os métodos científicos foi fundada em 1923.

Com o crescimento da profissão, houve também um aumento nas possibilidades de atuação. O enfermeiro pode atuar:

  • na integração de equipes multidisciplinares dedicadas à promoção da saúde coletiva;
  • no departamento médico de empresas, clubes esportivos e escolas, prestando atendimentos para colaboradores, atletas e alunos;
  • no setor home care, prestando assistência a pacientes idosos.

Em relação à oferta de vagas, isso depende da região. Em grandes cidades, a oferta costuma ser maior, para atender com eficiência a população. Nesse caso, para se destacar, é importante desenvolver habilidades pessoais e fazer uma especialização. ?‍?

Qual a relação entre mercado de trabalho e salário em Enfermagem?

Por conta do mercado de trabalho atrativo e das diversas áreas da Enfermagem, o profissional que desempenha as atividades nessa carreira encontra remunerações atrativas. Veja quanto ganha um enfermeiro de acordo com o campo de atuação: ?

Como é o curso de Enfermagem?

A faculdade de Enfermagem tem duração média de 5 anos (10 semestres). Nos anos iniciais, você entrará em contato com matérias básicas de Biologia. Depois, surgem as disciplinas aprofundadas, as práticas e os estágios.

Alguns dos principais conteúdos estudados incluem:

  • Sistematização da Assistência em Enfermagem;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Enfermagem na Saúde da Mulher;
  • Gestão em Saúde;
  • Enfermagem na Saúde do Idoso.

Assim, se você gosta da área da Saúde, já deve ter ficado em dúvida entre Enfermagem ou Medicina Veterinária. Nesse caso, é importante levar em conta as suas preferências e aptidões pessoais.

Na Anhanguera, a faculdade de Enfermagem é oferecida nas modalidades semipresencial e presencial, com mensalidades acessíveis. Isso possibilita o aprendizado dos estudantes, auxiliando-os a desenvolver diversas habilidades fundamentais para a profissão.

Além disso, os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que incentiva a sua entrada no mercado de trabalho desde cedo. Sem contar os laboratórios equipados e a infraestrutura completa. ?

Agora é com você!

Agora que já conhece o mercado de trabalho de Enfermagem, invista em você. Estude na Anhanguera e tenha acesso a um ensino de excelência!

Não perca mais tempo e invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados