Gosta de Estatística? Conheça o curso de graduação

Estatística

Que tal cursar uma graduação que tem como foco as Ciências Exatas, forma profissionais qualificados, tem alta empregabilidade, oferece excelentes salários e ainda por cima é pouco procurada? Parece um sonho, não é mesmo? Então, saiba que é possível realizar esse desejo e ser um destaque no mercado de trabalho!

O curso de Estatística prepara o estudante para realizar análise, coleta e interpretação de cálculos e de números para determinada finalidade. Como usa métodos e técnicas matemáticas, lógicas e tecnológicas para solucionar problemas, é possível trabalhar em vários setores da economia.

E aí, ficou interessado e quer saber como é estudar Estatística e as possibilidades de atuação? Então, continue a leitura!

O que é o curso de Estatística?

O curso de Estatística é uma graduação da área de Exatas com duração média de 4 anos. Ela é oferecida no grau Bacharelado e pode ser cursada na modalidade de ensino a distância. Assim, boa parte das avaliações, aulas e atividades acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Anhanguera.

Nesse local, você realiza provas e avaliações, assiste às aulas e interage com professores, tutores e colegas. Os materiais específicos de estudo ficam disponíveis a todo o momento e consistem em textos, videoaulas, livros, apostilas etc.

É a flexibilidade ideal de que você precisa, certo? Logo, saiba que essa é a melhor opção para quem tem uma rotina corrida e precisa conciliar os estudos com o trabalho e a família.

A faculdade oferece aos alunos um aprendizado imersivo no universo dos dados e nas possibilidades de aplicação da Matemática no dia a dia. Essa área proporciona a possibilidade de realização de censos, análises, testes, projeções, coletas, parâmetros numéricos, experimentos, levantamentos, pesquisas de opinião, entre outras.

É por essa razão que a Estatística está ligada a vários setores do mercado, como farmacêutico, biomédico, científico, econômico e político, prestando esses e outros serviços a eles.

Como funciona o mercado em Estatística?

O mercado de trabalho de um estatístico é bastante amplo e aquecido. É possível encontrar excelentes oportunidades em diferentes setores, como o de tecnologia, da saúde, o financeiro e de mídia.

Além disso, é importante ressaltar que praticamente qualquer empresa pode contratar os profissionais da área para que eles interpretem e analisem dados numéricos, bem como realizem diversos tipos de diagnósticos.

Por ser um campo vasto, o salário do profissional costuma ser muito atrativo: a média é de R$ 6.842,93* e o teto chega a R$ 15.244,21* — muito bom, concorda?

Quais as possibilidades de atuar em Estatística?

Uma das grandes vantagens da Estatística é a questão da diversidade de áreas de atuação, indo desde a solução de problemas práticos até ações para a promoção da melhoria da eficiência. Confira, a seguir, algumas possibilidades nas quais atuar:

  • Indústria — nesse ramo, o profissional aprimora o controle de qualidade, faz pesquisa de mercado, apoia o desenvolvimento de novos produtos etc.;
  • Bioestatística — aqui, os estatísticos criam organizações e metodologias de dados referentes a pesquisas na área das Ciências Biológicas e da Saúde em geral;
  • Seguradoras, bancos e mercado financeiro — nessa área, o profissional apoia a melhoria da qualidade de atendimento aos clientes, realiza o planejamento econômico, a análise de riscos e investimentos, entre outros;
  • Computação — ao escolher esse campo, o estatístico pode criar programas referentes a diversos estudos estatísticos.

Qual é o perfil do aluno de Estatística?

De modo geral, o estudante de Estatística deve aprender a ser capaz de abordar com proficiência os problemas comuns de seu campo de atuação, como organização, coleta e síntese de dados. Além disso, precisa ter a capacidade de buscar informações para solucionar novos problemas, além de implementá-los e entendê-los.

Antes de ingressar no curso, saiba que é essencial gostar de cálculos e ter essa aptidão para conquistar um bom desempenho. Outras características que devem ser desenvolvidas são:

  • boa capacidade de organização;
  • bom raciocínio lógico;
  • facilidade para lidar com computadores e programação;
  • ter atenção, foco e organização.

O que se estuda na faculdade?

A grade curricular da faculdade de Estatística apresenta diversas disciplinas práticas que testam e exercitam os conhecimentos dos alunos sobre análises, projeções, inferências, riscos e experimentos. Assim, prepare-se para estudar muitos conteúdos relacionados às Ciências Exatas, como Probabilidade, Geometria, Cálculo, Álgebra etc.

Além disso, há assuntos dos campos da Sociologia, Finanças e Economia. Veja, abaixo, algumas das principais matérias estudadas na Anhanguera:

  • Análise Exploratória de Dados;
  • Técnicas de Amostragem;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Probabilidade;
  • Inferência Estatística;
  • Séries Financeiras;
  • Séries Temporais;
  • Demografia;
  • Modelagem e Matemática;
  • Modelos de Regressão.

Para conquistar o tão sonhado diploma, é necessário fazer estágios supervisionados que podem ser realizados em uma organização parceira da faculdade. Uma excelente dica é procurar vagas no Canal Conecta, portal exclusivo e gratuito que conta com várias empresas reconhecidas. Por lá, também é possível montar um bom currículo e ter acesso a conteúdos ligados à sua jornada de desenvolvimento.

Para ter a melhor formação possível e conquistar ótimas vagas no mercado de trabalho, é fundamental saber como escolher a faculdade certa. A Anhanguera é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e não é para menos: a nossa instituição de ensino conta com um corpo docente preparado e especialista no assunto.

Além disso, temos uma infraestrutura de qualidade, com salas de aula multimídia e laboratórios de ponta. Pensa que acabou por aí? A Anhanguera também se destaca por oferecer diferenciais exclusivos aos seus alunos:

  • várias formas de ingresso, como vestibular online, tradicional, transferência externa, uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e segunda graduação;
  • bolsas de estudos para diminuir ou abater o valor das mensalidades. Algumas opções incluem a Bolsa Incentivo, a Bolsa Transferência, a Bolsa Enem, a Bolsa Primeiro Semestre e o Convênio Empresa;
  • Aula Destaque, um encontro online com profissionais renomados, que compartilham suas vivências e experiências com os estudantes.

Agora é com você!

Viu só como o curso de Estatística oferece excelentes oportunidades aos profissionais? Após a formação, é possível trabalhar em diferentes setores, como de petróleo, seguradoras e de saúde. Para isso, estude em uma faculdade conceituada e que ofereça o melhor aprendizado aos alunos!

Não perca mais tempo e venha para uma excelente instituição de ensino. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera!

Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.