Entrevista de emprego online: como funciona?

entrevista de emprego online

Nos últimos tempos, a prática do home office tem se disseminado no mercado. A tecnologia é a grande responsável por tudo isso, oferecendo vantagens como aumento de produtividade para as pessoas, redução de custos para as empresas e até acesso a cursos superiores por meio de modalidades de ensino como o EAD.

No âmbito profissional, outras novidades acompanham o trabalho remoto. É o caso, por exemplo, da entrevista de emprego online. E foi pensando nela que preparamos este post. Continue a leitura e entenda como se preparar para essa tendência!

Os benefícios das entrevistas online

Falamos do home office como motivação das entrevistas de emprego remotas, mas elas já existiam bem antes do crescimento dessa prática. Isso porque muitas empresas trabalham com terceirizadas que cuidam do recrutamento e seleção de talentos. Em outros casos, o setor de Recursos Humanos (RH) localiza-se em cidades diferentes de onde o profissional trabalhará.

Qualquer que seja o caso, a entrevista online é uma forma de agilizar os processos seletivos, pelo lado da empresa, e otimizar o tempo do candidato — que não precisa sair do conforto de sua casa para um diálogo que pode muito bem ser feito por um dispositivo. Uma boa vantagem, não é mesmo?

Se você já participou de uma entrevista de emprego remota, deve ter reparado que ela não é muito diferente da presencial: após um primeiro contato amigável, o recrutador dá início às perguntas e abre espaço para a apresentação do candidato. Tudo se resume no diálogo. Porém, no meio do caminho surgem alguns desafios e a necessidade de preparação, que veremos em seguida.

Os desafios de fazer uma entrevista remota

Vale lembrar que, apesar de chamarmos de desafios, as situações que vamos listar abaixo são fáceis de resolver quando você se dedica a elas. O mais difícil você já conseguiu: a entrevista de emprego. Saiba também que, se procurar no lugar certo, pode conquistar essas oportunidades em primeira mão.

No Canal Conecta, os alunos aqui da Anhanguera têm acesso exclusivo a vagas CLT ou PJ nas melhores empresas do país — tanto de emprego quanto de estágio e trainee. Com esse benefício, sua caixa de entrada será bastante preenchida com convites para entrevistas. Melhor estar ciente do que pode ser um problema, não é mesmo? Então, siga a leitura!

Garantir o bom entendimento da conversa

Muitas pessoas sentem mais facilidade em se comunicar pessoalmente, vendo a câmera como um inibidor. Mas, para garantir uma entrevista de emprego eficiente, é preciso vencer esse obstáculo e ter certeza de que terá uma fala coerente e clara. Procure não interromper outras pessoas e coloque o respeito em primeiro lugar.

Quebrar o gelo inicial

Essa é outra tarefa que pode causar nervosismo nos candidatos em uma entrevista online. Afinal, como começar o diálogo parecendo confiante, mas não muito convencido ao mesmo tempo? Um bom caminho é usar seus conhecimentos triviais para dar início ao papo, garantindo que o assunto seja breve o bastante e, mesmo assim, interessante.

Driblar a conexão fraca ou instável

Em casa, muitas vezes, temos que compartilhar a internet com os familiares e, por isso, a conexão pode não ser das melhores. Mas esse é um desafio com o qual é preciso lidar e que os recrutadores vão entender. Uma dica é ficar em locais próximos à base do Wi-Fi e, se puder, deixe o 3G (ou 4G) do celular preparado para emergência.

Como se preparar para uma entrevista online

Como vimos, você pode driblar alguns obstáculos com medidas bem simples. Quando se está preparado, evitam-se muitos problemas antes mesmo que pensem em acontecer. Quer ver só?

Prepare o local da entrevista

Muitas entrevistas não trazem esse requisito explícito, mas faz parte das boas práticas das conferências online ligar a câmera. Isso porque as imagens tornam a conversa mais pessoal e facilitam as trocas de mensagens. Então, não se esqueça de ligar a câmera, combinado?

Antes disso, teste as funcionalidades do aparelho que vai usar, como a câmera, o microfone e assim por diante. Escolha um ambiente iluminado, com um fundo neutro, se possível, e defina seus trajes de acordo com a política e a cultura da empresa para a qual está se candidatando. Se o recrutador for terceirizado, opte por peças neutras.

Teste o link da reunião com antecedência

Já pensou se o link da reunião dá problema bem na hora que você entra na sala? Por isso, não deixe de conferir se ele está funcionando corretamente com antecedência. Caso haja algum problema, comunique-o por e-mail ao recrutador.

Tenha um roteiro do que pretende falar

Antes de começar a entrevista, anote os pontos mais importantes sobre a sua carreira que você queira compartilhar, ou seja, seu resumo profissional. Escreva em tópicos, de forma organizada, para não se perder durante a conversa. Se estiver com os nervos à flor da pele, vale treinar com amigos ou familiares, cada um em seu dispositivo.

Feche outras abas abertas no computador

Imagine a seguinte situação: você está no meio da entrevista de emprego online, concentrado nas suas habilidades profissionais e, do nada, alguma aba do seu navegador começa a enviar notificações barulhentas. Não há concentração que resista a esse inconveniente, não é mesmo? Por isso, deixe somente o link da videoconferência aberto — no máximo, seu perfil do LinkedIn ao lado.

Conhecendo as principais ferramentas de entrevista remota

Dominar as ferramentas de entrevista de emprego online é uma boa prática para se preparar bem. Por isso, vamos conhecer as principais.

Skype

A entrevista de emprego no Skype talvez tenha sido uma das pioneiras nesse cenário. A ferramenta pode ser usada tanto no desktop quanto no smartphone e tem um design bastante intuitivo para navegação.

Google Meets

Essa tem sido a ferramenta mais utilizada pelas empresas. Como a maioria dos e-mails profissionais são do Google, sua grande vantagem é o atrelamento à agenda do servidor. Assim, as notificações são facilitadas, e você pode acessar a entrevista por meio de um link ou do código de chamada.

Zoom

O Zoom caiu nas graças do mercado há pouco tempo, quando comparado às opções anteriores. Seu funcionamento é bastante parecido ao Google Meets, e ele ainda pode ser baixado no desktop, assim como o Skype.

Viu só como a entrevista de emprego online é não apenas possível, mas superprática? Com tantas ferramentas à disposição, fica fácil encontrar aquela que facilita tanto a rotina do recrutador quanto do candidato. Mas não pense que só porque a fará digitalmente que não é preciso se preparar, certo? Siga as dicas deste post e você verá os bons resultados.

Gostou do post? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais para ajudá-los nas entrevistas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados