O que é um curso livre e quais são as vantagens?

o que é um curso livre

Mesmo sem um diploma da graduação, se você está de olho em manter sua competitividade no mercado, é importante sempre se atualizar profissionalmente, não importa no que esteja trabalhando.

Essa é uma forma de ampliar competências e habilidades, rechear o currículo e conquistar requisitos técnicos que podem fazer a diferença em uma entrevista de emprego.

Para tanto, existem os chamados cursos livres, com assuntos dos mais diversos, os quais não exigem um diploma de graduação para participar e, muitas vezes, nenhum conhecimento prévio. 

Então, para que você saiba o que é um curso livre e por que vale a pena o investimento, nós da Anhanguera criamos este post. Acompanhe as próximas linhas!

O que é um curso livre?

Os cursos livres fazem parte da chamada Educação Profissional. Embora não sejam cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), são atividades consideradas legais e têm amparo no Decreto nº 5.154/04

Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira. 

Alguns cursos podem durar poucas semanas ou até um dia, caso de um workshop ou oficina. Porém, há cursos com carga horária maior, de alguns meses, por exemplo.

Vale saber que muitos cursos livres funcionam enquanto um preparatório para certificações importantes ao currículo, como as ofertadas pela Microsoft, CISCO e Google.

Diferença entre curso livre e técnico

Para que você entenda melhor como funciona um curso livre, é importante compreender a diferença em relação a um curso técnico. Este é considerado profissionalizante, e a instituição promotora do curso emitirá um certificado que atesta a capacitação profissional em nível médio com reconhecimento do MEC.

Um detalhe interessante se você deseja fazer um curso técnico é que ele pode ser realizado durante o ensino médio, depois deste ou em substituição ao nível médio tradicional. É o chamado ensino médio técnico, em que, além das disciplinas obrigatórias do currículo, parte da carga horária será direcionada à educação profissional.

Já os cursos livres podem ser realizados a qualquer tempo, e a emissão de certificados também fica a cargo da instituição ofertadora dos cursos, porém, estes não têm validade perante o MEC. Logo, o aluno não é considerado um especialista técnico.

No entanto, essa questão não invalida os conhecimentos adquiridos pelos cursos livres, especialmente se você optar por uma instituição renomada, que oferta um programa muito específico e importante para a sua área.

Pré-requisito para cursos livres

Embora não tenha as mesmas exigências de ingresso que um curso técnico-profissionalizante ou uma faculdade, eventualmente, o edital do curso livre pode conter alguns pré-requisitos de admissão ou, no mínimo, recomendações sobre o público-alvo do curso. O objetivo, nesse caso, é reunir alunos com os mesmos interesses e garantir o máximo de aproveitamento.

Extensão universitária

Outra modalidade de curso livre é a extensão universitária. Eles são oferecidos pelas faculdades e qualquer pessoa participar, mesmo que não tenha vínculo com a instituição. A principal diferença é que o curso livre comum tem uma proposta voltada ao mercado de trabalho, enquanto a extensão universitária é mais voltada ao meio acadêmico.

Qual é o principal objetivo desse tipo de curso?

Conforme dissemos, o objetivo de um curso livre é ampliar a qualificação dos profissionais para o mundo do trabalho, a partir do desenvolvimento de competências e de habilidades. 

Não à toa, você vai encontrar cursos livres em diversas áreas que também têm ensino superior, como Saúde, Gestão Financeira, Moda, Marketing Digital e Artes Visuais, além de softwares específicos ou inglês.

Um detalhe importante é que, se você está na graduação, os cursos livres ajudam a sair da faculdade com um currículo mais interessante, além de contarem créditos para atividades complementares, que são obrigatórias para a obtenção do diploma.

Além disso, você poderá aprofundar seu conhecimento em certos tópicos indispensáveis ao mercado de trabalho, mas que, porventura, são explorados superficialmente na graduação. 

Os cursos livres são ideais para que tipo de público?

Qualquer pessoa pode optar por um curso livre, depende do objetivo. Neste post, especialmente, estamos mencionando aqueles que têm interesse em se atualizar ou desenvolver competências profissionais

Por outro lado, os cursos livres também são voltados a pessoas com interesses pessoais, como lazer, vontade de aprender algo novo, desenvolver um projeto pessoal ou ampliar habilidades.  

Ainda, há aqueles que querem unir as duas coisas: dar cabo a algum objetivo pessoal e atualizar-se profissionalmente. Inclusive, já que o coronavírus deixou boa parte do planeta em casa em 2020, não faltaram cursos livres e gratuitos na quarentena, sobretudo por serem ofertados online, por meio de plataformas de estudo.

Por fim, os cursos livres são ótima pedida para quem deseja entrar na graduação. Com os conhecimentos obtidos ali, você pode se familiarizar com a área desejada e chegar à faculdade com mais preparo. Bacana, não é?

Por que investir em um curso livre?

Agora, vamos mostrar a você as principais vantagens de um curso livre. Dê uma olhada.

Preço baixo

Sem dúvida, o preço de um curso livre é um grande atrativo. Além das opções gratuitas, os valores dos cursos livres costumam ser bastante acessíveis, especialmente se realizados via internet. 

Rapidez na conclusão

Já falamos que a duração dos cursos livres é reduzida. Essa é uma grande vantagem para quem precisa ter uma certificação rápida ou precisa aprender quanto antes uma habilidade. 

Garantia de acessibilidade

A oferta de cursos livres cresceu muito com o desenvolvimento da educação a distância. Então, você encontra uma enorme cartela de cursos EAD 100% online, com um conteúdo bem-feito e ótimas ferramentas de estudo, ofertados por instituições respeitadas, nacional e internacionalmente.

Comece desde já a traçar o seu futuro!

Conseguiu entender o que é um curso livre e por que você deve tê-lo no radar do seu desenvolvimento de carreira? Saiba que você não precisa conquistar uma vaga na faculdade para começar a trilhar sua trajetória profissional. Tampouco precisa esperar terminá-la para aumentar suas competências. Sendo assim, bons cursos livres certamente vão dar muito valor ao seu currículo.

Já que você chegou até aqui, fique conosco em mais esta leitura e veja como estar preparado para o mercado de trabalho com uma excelente capacitação profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.