Enfermagem 2020: por que é um curso em alta para esse ano?

enfermagem2020porqueeumcursoemaltaparaesseano

A entrada no ensino superior nos oportuniza melhores possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Cursar graduações favoráveis ao desenvolvimento da carreira e integradas às novas necessidades tecnológicas então aumenta nossa chance de sucesso na profissão!

A Enfermagem, em 2020, é um dos cursos com grande tendência a oferecer o melhor para o futuro do graduado. É indicado para quem gosta da área da Saúde, claro, mas, sobretudo àquele estudante que deseja ampliar seu olhar a outras atuações, além do tradicional ambiente hospitalar.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=74751919-2bfb-4120-9552-6655eac1155e]

Em outras palavras, o curso tem se modernizado. Boas faculdades já perceberam isso e têm disponibilizado uma grade curricular cada vez mais diferenciada, de modo a valorizar o diploma profissional.

Continue a leitura e entenda por quê esse é um ótimo investimento pessoal para o momento atual!

Quais os tipos de atuação na carreira de Enfermagem?

Antes, começaremos diferenciando alguns tipos de atuação, de acordo com sua formação!

Auxiliar

Aqui, o profissional realiza procedimentos mais simples e, como diz o nome, auxiliando outros enfermeiros mais especializados. Assim, essa é também uma formação mais básica, que dura em média 1 ano e meio. Ele atende pacientes sem muita gravidade e realiza atividades como curativos, banho, administração de medicamentos e vacinas.

Técnico

O técnico tem certificado profissionalizante, podendo ser considerado da equipe de enfermagem do local. Seu curso dura 2 anos e ele atende pacientes de média gravidade, mas também com a supervisão de um enfermeiro especialista. Um exemplo de trabalho é atender pacientes no pré e nos pós-operatório.

Bacharelado

O Bacharelado em Enfermagem é uma graduação que dura entre 4 e 5 anos e possibilita ao profissional uma atuação mais ampla. O curso mais moderno prepara para atendimentos em equipes multidisciplinares, dá noções de administração e possibilita o trabalho em outras áreas diversas, como:

  • hospitais e clínicas (centros cirúrgicos, obstetrícia, maternidades, UTIs);
  • postos de saúde e vigilância sanitária (em programas de saúde da família e no gerenciamento de políticas públicas);
  • home care (atendendo na casa do paciente);
  • empresas (promoção de saúde dos funcionários);
  • resgate e emergência (missões de socorro);
  • assessoria e consultoria (auditoria e fiscalização, ou gerenciamento de protocolos na área de saúde).

Quais as novas tendências e perspectivas para a Enfermagem a partir de 2020?

A carreira em Enfermagem reserva um cenário promissor aos profissionais. Algumas das tendências são as seguintes!

Aumento das instituições particulares de saúde

Grande parte das vagas para a área de Enfermagem ainda está no setor público. Contudo, essa realidade está mudando. A rede particular passa por uma expansão, o que tem aumentado a necessidade de mais profissionais. São oportunidades para atuar em diferentes e específicas funções, como ostomia e psiquiatria. Clínicas especializadas em enfermagem do esporte ou em pesquisas também têm ficado mais comuns.

Crescimento da atuação em home care

O atendimento na casa do paciente não é apenas questão de conforto, mas uma necessidade, grande parte das vezes. A dificuldade na locomoção ou os cuidados recomendados por um médico, por exemplo, levam o indivíduo a demandar um atendimento mais privado.

Com a modernidade nos recursos e nos tratamentos, tem se tornado cada vez mais viável a atuação home care, o que aumentam as chances de atuação do profissional de Enfermagem. Os cuidados ofertados podem ser de vários tipos, como:

  • preparar o ambiente e instruir os familiares;
  • auxiliar em tratamentos longos e desgastantes, como o oncológico;
  • ajudar na administração de remédios e ser um assistente de uma grande equipe multidisciplinar para o tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer;
  • ser um aliado de outros profissionais, como psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas.

Auxílio de recursos tecnológicos no cuidado de pacientes

A tecnologia está cada vez mais presente na área da Saúde, significando uma modernização em todo o setor. Para a Enfermagem, o cenário não é diferente. Mas ao contrário do que alguns pensam, esse fato não atrapalhará a atuação dos profissionais. Os softwares, agora, farão todo o trabalho burocrático, mas precisarão de trabalhadores atuando no aspecto mais estratégico.

Além do mais, a digitalização de prontuários, a maior rapidez nos exames, os atendimentos via conferências demandarão mais trabalho e produtividade do enfermeiro.

Trabalho multi e interdisciplinar

O papel do enfermeiro tem se tornado bastante reconhecido. Cada vez mais distante de ser visto como apenas um “ajudante do médico”, agora o mercado tem percebido que tal profissional, além de insubstituível, tem uma função relevante no trabalho multi e interdisciplinar.

Pelo conhecimento adquirido na área e pela chance de um contato mais próximo com o paciente, os enfermeiros têm uma visão peculiar em relação a tratamentos, intervenções e prevenções.

Assim, vemos que o modo de atuação em equipes multi e interdisciplinares na saúde têm aumentado, oferecendo, dessa forma, mais oportunidades à carreira de quem faz Enfermagem.

?‍⚕️ Você já se perguntou como deve ser o perfil do profissional de Enfermagem? Faça o nosso teste e confira se você possui essas características!

Como escolher uma graduação alinhada a essas mudanças?

Tendo em vista as novas necessidades tecnológicas e a mudança na profissão, a dica é optar por um curso de Enfermagem disposto a preparar o estudante ao novo mercado de trabalho.

Ao escolher a faculdade, considere a facilidade em adaptar os estudos à sua rotina, principalmente se você precisa de flexibilidade. Os tipos de graduação hoje são vários, permitindo também a dedicação do aluno que não conta a possibilidade de optar pelo modelo tradicional presencial.

O EAD, por disponibilizar aulas a distância, favorece pleno acompanhamento das disciplinas e permite mais autonomia ao estudante. A opção semipresencial, por exemplo, exigem a presença do aluno no polo de apoio uma vez por semana. Os outros contatos são por uma plataforma digital. No vídeo a seguir, você pode conferir mais detalhes sobre o curso:

Antes de fazer o vestibular de Enfermagem, confirme se a instituição é credenciada ao MEC. Isso porque apenas dessa forma seu diploma de conclusão terá valor, e você poderá ter a autorização de atuação dada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Outro ponto a ser verificado é com relação à grade curricular, que precisa estar alinhada às perspectivas futuras, de modo a propiciar melhores oportunidades de atuação na profissão. Conteúdos envolvendo Gestão de pessoas, Ética, Administração, Humanização, Microbiologia e Estratégias da saúde da família são fundamentais. Formar o estudante para atuar em equipes multidisciplinares, com pacientes em diferentes níveis de complexidade é mais um ponto a ser priorizado.

Optando por uma instituição que privilegie essas transformações, você terá um currículo diferenciado, sairá à frente de outros concorrentes formados e terá melhores opções mais ao se candidatar a vagas de emprego. Aqui na Anhanguera, além de oferecer todo esse apoio ao aluno, temos o canal Conecta, para ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho, desde a etapa de construção do seu currículo à conexão com as grandes empresas!

Confira algumas das unidades da Anhanguera em que há disponibilidade do curso de Enfermagem em 2020:

  • Osasco/SP;
  • São Paulo, campus Marte;
  • Guarulhos/SP;
  • Niterói/RJ;
  • São Paulo, campus Campo Limpo;
  • Santo André/SP;
  • São José dos Campos/SP;
  • Taquatinga/DF;
  • Anápolis/GO;
  • Erechim/RS;
  • Tucuruí/PA;
  • Natal/RN.

Então, se você se identifica com a área e tem facilidade no cuidado com pessoas, investir faculdade de Enfermagem em 2020 tem tudo para ser promissor à sua carreira. Foque em seus estudos, de modo a se preparar bem para as provas, está bem?

Gostou do conteúdo? Então, você gostará, também, de entender, no próximo artigo, como um diploma de graduação impacta sua vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados