EJA: veja como é o curso do Ensino Fundamental

EJA do Ensino Fundamental é uma modalidade de aprendizagem destinada a jovens e adultos a partir de 15 anos. É possível cursar a primeira e a segunda fase desse período escolar no EJA, desde que o interessado atenda ao critério da idade mínima. O objetivo do Educação de Jovens e Adultos é facilitar o acesso ao ensino básico para pessoas que, por qualquer motivo, tiveram que parar de estudar.

Assim, o EJA é uma alternativa desenvolvida pelo MEC (Ministério da Educação) para que mais brasileiros tenham a oportunidade de conseguir a sua certificação. Após finalizar o EJA do Ensino Fundamental, o estudante pode continuar os estudos para conseguir o diploma de Ensino Médio. Então, se você tem o sonho de ingressar na faculdade e teve que parar os estudos do fundamental, este artigo é para você! Vamos lá?😉

Como funciona o EJA do Ensino Fundamental?

Conciliar trabalho com o aprendizado pode parecer difícil quando não se sabe como funciona o EJA do Ensino Fundamental. É por isso que vamos esclarecer os principais pontos sobre esse assunto.

Primeiramente, vale esclarecer que a Educação para Jovens e Adultos é o que antigamente muitos conheciam como ensino supletivo. Isso significa que o estudante tira a certificação escolar em menor tempo do que no fluxo padrão.

Nesse formato, cada série escolar é feita em 6 meses. 📅 A cada encerramento de ciclo, o estudante é submetido a uma avaliação de conhecimentos que é padronizada pelo Ministério da Educação. É interessante ressaltar, que assim como no formato tradicional, a aprovação do aluno também depende da frequência nas aulas.

Além disso, saiba que o MEC permite que o EJA seja ministrado presencialmente e no formato EAD (Educação a Distância). Essa é uma vantagem muito positiva para pessoas que trabalham e têm problemas com horário. O EAD evita que o aluno seja reprovado por falta e ainda permite que as aulas sejam assistidas em diferentes horários do dia, ou seja, é mais flexível e inclusivo.

Qual o prazo para concluir o Ensino Fundamental no EJA?

O tempo de duração do EJA do Ensino Fundamental é uma dúvida comum entre as pessoas que querem voltar a estudar. Bem, a verdade é que esse prazo depende de alguns fatores, como a série em que havia parado e o desempenho no EJA.

Hoje, o currículo escolar da educação básica conta com 9 séries. Assim, temos:

  • Ensino Fundamental 1.ª fase — 1.º ao 5.º ano;
  • Ensino Fundamental 2.ª fase — 6.º ao 9.º ano.

Considerando que, no EJA do Ensino Fundamental, cada série é feita em 6 meses, um estudante que começa no 1.º ano deve concluir a primeira fase em 2 anos e meio e a segunda fase em 2 anos. Assim, nesse exemplo, seriam 4 anos e meio para a conclusão, ou seja, a metade do tempo do ensino padrão.

Mas, para ficar mais claro, vamos a outro exemplo. Suponhamos que você teve que parar os seus estudos no 8.º ano, ou seja, na metade da segunda fase do Ensino Fundamental. Então, caso não tenha nenhuma reprovação, em 1 ano terá o seu diploma em mãos e poderá cursar o EJA para o Ensino Médio. Sensacional, não é verdade? 🤩

Qual a diferença do EJA para o Ensino Fundamental comum?

Há alguns pontos de diferença entre o EJA do Ensino Fundamental e o currículo escolar tradicional. A primeira delas é o tempo para conclusão. Como já falamos, no antigo supletivo, cada série é feita em 6 meses conforme a programação obrigatória definida pelo Ministério da Educação.

Em segundo lugar, temos a questão da flexibilidade por meio da modalidade de Ensino a Distância. Na aprendizagem remota, basta o aluno ter qualquer dispositivo móvel, como um smartphone 📱, com acesso à rede de Internet para acompanhar as aulas.

Além disso, o cronograma com quais matérias priorizar é feito pelo próprio estudante, conforme a sua rotina.

Então, o EJA do Ensino Fundamental a distância é um formato mais inclusivo. Esse é um detalhe importante, já que o perfil de alunos é bem diversificado, com várias faixas etárias, pessoas que conciliam o trabalho com o estudo e, muitas vezes, com a paternidade e a maternidade.

Por fim, o último ponto é para desmistificar um mito que era visto como diferença entre o EJA do Ensino Fundamental e o currículo tradicional.

Muitas pessoas têm receio de fazer o supletivo, porque dizem que o certificado não tem a mesma validade comparando com a escola padrão. Isso não é verdade. Tanto o certificado de conclusão do EJA como o escolar tradicional são equivalentes.

Quais vantagens de cursar o EJA do Ensino Fundamental?

Sabemos que acesso à educação é um direito de todos, previsto na Constituição. Mas, além de ser um direito, o conhecimento transforma vida e gera novas oportunidades de carreira. A seguir, listamos as principais vantagens de fazer o EJA do Ensino Fundamental.

Flexibilidade

Na modalidade a distância, poder adaptar os seus estudos à rotina é um benefício muito importante. Imagina poder assistir a uma aula no seu smartphone enquanto volta para casa de ônibus, ou em um horário mais tarde após pôr as crianças para dormir? Essa flexibilidade é um fator diferencial que faz que o EJA seja mais inclusivo.

Tempo

Poder cursar cada série em 6 meses é interessante. Afinal, você pode conquistar a certificação em menor tempo, para depois seguir no EJA do Ensino Médio e, enfim, ingressar na faculdade que você quiser cursar. 📚

Carreira

O conhecimento permite que qualquer pessoa reduza pelo menos um grande degrau para alcançar uma vida financeira melhor. Isso vale tanto para quem busca um trabalho de carteira assinada como quem quer ser empreendedor, ter seu próprio negócio. Por exemplo, é preciso conhecer matemática para cuidar do fluxo de caixa de uma lanchonete.

Então, não importa a sua idade: se você parou de estudar saiba que nunca é tarde para (re)começar algo.✌🏼 Com o EJA do Ensino Fundamental, é possível retomar o seu sonho de ter a certificação escolar. Porém, destacamos que é importante conferir se a instituição de ensino está cadastrada no MEC, combinado?

Com a Anhanguera, você vai mais longe!

Concluir o Ensino Fundamental e Médio ficou mais fácil com o EJA a distância da Anhanguera. Com parcelas que cabem no seu bolso, você faz cada série em 6 meses e ainda conta com um parque tecnológico nos nossos campus para ajudar nos seus estudos.

Ficou interessado? Saiba mais informações no nosso site e mude agora o seu futuro.🚀

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados