Dinâmica em grupo: entenda como funciona nas entrevistas de emprego

pessoas em dinâmica em grupo

A seleção de candidatos para uma vaga de emprego é um processo que normalmente envolve várias etapas, entre elas a dinâmica de grupo. Depois de avaliar e de filtrar os currículos enviados, os recrutadores costumam propor essa atividade para conhecer melhor o perfil dos participantes.

Você já participou desse tipo de experiência? Sabe como funciona e como se destacar para conseguir a oportunidade de trabalho que deseja?

Este conteúdo, que nós da Anhanguera preparamos, está cheio de informações e dicas bastante úteis. Afinal, inteirar-se sobre o assunto com antecedência é a melhor forma de se preparar para garantir um bom resultado. Confira a leitura a seguir!

Para que serve a dinâmica em grupo?

O principal objetivo de uma dinâmica é fazer uma análise comportamental dos candidatos, ou seja, analisar como eles se comportam em determinadas situações. Por isso, as propostas são basicamente simulações de desafios que podem acontecer no dia a dia da empresa.

De fato, essa é uma ótima circunstância para perceber habilidades que vão além daquelas descritas nas linhas dos currículos. Por exemplo, quem tem uma boa capacidade de comunicação, quem tem espírito de equipe, quem demonstra perfil de liderança, entre outras características.

Em geral, os recrutadores já sabem quais são os traços desejados para a vaga e buscam identificá-los nas pessoas participantes da seleção. Muitas vezes, ter uma habilidade comportamental interessante para a posição acaba sendo mais importante do que alguma formação técnica específica — o que comprova a relevância de realizar uma dinâmica para ver como cada um reage.

Como elas funcionam na prática e quais são os tipos mais comuns?

Essa é uma questão que pode variar muito, principalmente de acordo com o que cada empresa quer avaliar no seu processo seletivo. A verdade é que existem vários tipos de modelos prontos de dinâmica e pode ser também que a organização prefira elaborar a sua própria atividade.

Em alguns casos, os candidatos recebem uma prévia do que deve acontecer na ocasião, descrevendo as regras e algumas indicações. Em outros, a intenção é mesmo surpreender a todos.

De qualquer forma, prepara-se para participar de uma experiência que vai exigir raciocínio e atitude. Uma dinâmica simples e comum no mercado de trabalho é ter que se apresentar e falar sobre a sua personalidade, formação, vivências etc.

Outra possibilidade é receber um problema real ou hipotético para elaborar um plano de solução. Existem ainda dinâmicas que simulam vendas, que discutem assuntos gerais (como política, educação ou tecnologia), que servem para estimular a integração dos participantes e evidenciar as diferenças de personalidade, entre outras.

Vale lembrar que as atividades de uma dinâmica em grupo nem sempre são feitas em equipe. Apesar de compartilhar o momento com o resto da turma em uma espécie de entrevista coletiva de emprego, algumas tarefas são realizadas individualmente. Isto é, não adianta pensar que alguém do seu grupo poderá salvar você dessa missão, pois todas as suas ações serão observadas.

Como se destacar na dinâmica em grupo?

Agora que você já entendeu o que é dinâmica em grupo e como esse processo funciona, vamos passar às dicas práticas para se sair bem nessa ocasião.

Estude a empresa antes

Pode até ser que a atividade proposta não tenha nada a ver com a empresa ou com seu segmento de atuação. Porém, você não vai correr o risco de passar por alguém desinformado, não é verdade? Aliás, pesquisar sobre a empresa antes é essencial para qualquer etapa de um processo seletivo.

Isso demonstra interesse do candidato, e o conhecimento adquirido nessa pesquisa talvez seja um diferencial para colocar você na frente dos seus concorrentes. Logo, não deixe de cumprir essa tarefa.

Participe das atividades

Já que os recrutadores estão ali para avaliar os participantes da dinâmica, o que eles querem é ver atitude em cada um. Ficar quieto no seu canto não vai ser a melhor opção, ainda que você tenha um perfil mais reservado.

O ideal é ser participativo, fazer perguntas, expressar sua opinião, contribuir sempre que possível e tentar revelar o seu potencial. Claro que é importante ter o bom senso de não querer chamar toda a atenção para si, sem dar espaço aos outros. No entanto, seja proativo e não passe despercebido, pois as pessoas querem conhecer você.

Tenha cuidado com a sua postura

Pensando que a dinâmica em grupo pode ser uma das únicas oportunidades de passar uma boa impressão e ser contratado, fique sempre atento à sua postura. Pense na sua imagem, na forma como você trata as pessoas, no compromisso de seguir os horários estabelecidos e em todos os comentários que vai fazer. Focar esses detalhes ajuda a evitar ações impulsivas e arriscadas.

Tente manter a tranquilidade

Entrevistas de emprego e processos seletivos em geral tendem a causar tensão. É uma mistura de fatores e de sensações: medo, competitividade, preocupação, ansiedade e estresse. Em outras palavras, é fácil ficar nervoso nessas situações.

O que não pode acontecer é deixar que isso prejudique a sua apresentação. Por mais que você reconheça o nervosismo, procure manter os ânimos sob controle e busque tranquilidade para participar da dinâmica. Respire fundo, fale com clareza e fique atento a tudo ao seu redor.

Confie no seu potencial e seja você mesmo

A concorrência pode estar apertada, e você, cheio de dúvidas, mas confie na sua competência. Não queira fingir ser outra pessoa para parecer melhor — saiba que a equipe de Recursos Humanos e de contratações é experiente em reconhecer esse tipo de comportamento.

Seja você mesmo e explore os seus pontos fortes para tentar se destacar pelas suas melhores qualidades. Autoconhecimento e positividade são duas características que vão ajudar você nesse caminho; por isso, não desperdice nenhuma oportunidade de aprender esses assuntos para evoluir sempre.

Como você viu, a preparação para a etapa da dinâmica aumenta suas chances de sucesso, e todas as experiências devem servir de aprendizado. Aproveite também para começar a reparar em pessoas que você admira para entender quais pontos pode desenvolver.

Ao seguir as nossas dicas, você vai ver que passar por uma dinâmica em grupo não é o fim do mundo. Um último conselho: não se esqueça de divulgar bem o seu currículo nas melhores plataformas de vagas. Aqui na Anhanguera, nossos alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta para encontrar as melhores oportunidades do mercado. Ele conta ainda com geolocalização e teste comportamental.

Gostou do post? Que tal complementar a sua leitura? Saiba agora quais são as carreiras mais promissoras para os próximos anos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.