Como encontrar cursos EAD gratuitos para fazer?

Na atualidade, ter uma graduação no currículo não é mais um diferencial: trata-se de um requisito para a ocupação de algumas vagas. Mas como ingressar na faculdade em meio a uma rotina cada vez mais atribulada e corrida? É justamente aqui que entram os cursos EAD gratuitos, facilitando o acesso ao ensino superior.

Assim, por mais surpreendente que pareça, é possível se profissionalizar de graça no ensino a distância. Para isso, é fundamental encontrar uma instituição qualificada e que seja preparada para oferecer o melhor aprendizado aos alunos.

Neste post, vamos explicar como fazer um curso EAD gratuito. Confira! 🧐

Como fazer EAD gratuitos?

Para fazer cursos EAD gratuitos, existem várias alternativas disponíveis, desde faculdades públicas até instituições de ensino privadas, onde o aluno pode concorrer a uma bolsa de estudo integral ou parcial.

Nesse caso, é possível fazer uma graduação totalmente de graça mesmo em uma faculdade particular. Um dos caminhos é tentar uma bolsa pelo Prouni. Para isso, é necessário seguir alguns critérios determinados pelo MEC, como não zerar a redação, ter feito a prova do Enem mais recente, tirar acima de 450 pontos e ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. 😉

O Prouni pode ser utilizado para cursos a distância e presenciais em diversos graus de formação, como Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados. Além disso, existe outra chance de fazer cursos gratuitos, por meio de uma bolsa de estudo.

Isso porque muitas instituições de ensino oferecem o benefício ao candidato que se deu bem no vestibular tradicional. Se você deseja conquistar essa alternativa, saiba que é fundamental se dedicar aos estudos.

Onde fazer cursos online gratuitos?

Afinal, onde fazer um curso online e gratuito? Se você já ficou em dúvida, vamos ajudar! Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar várias opções totalmente de graça à disposição.

Abaixo, você vai conhecer algumas faculdades com excelentes avaliações pelo MEC e que oferecem bolsas de estudos próprias. Veja: ✔️

  • Unopar;
  • Anhanguera;
  • Pitágoras;
  • Unime;
  • Unic;
  • Ampli.

São tantas alternativas que fica difícil saber por onde começar, não é mesmo? Até porque a ideia é estudar em uma faculdade qualificada e que ofereça cursos EAD gratuitos de excelência.

Para isso, é fundamental pesquisar sobre a instituição de ensino, verificar os seus diferenciais, corpo docente e matriz curricular. Na Anhanguera, os alunos recebem todo o suporte durante as aulas online, tendo acesso a um ambiente virtual de ótima qualidade!

É possível fazer faculdade EAD de graça?

Quem está em busca de uma bolsa de estudo para fazer um curso EAD gratuito encontra ótimas opções em programas privados e públicos. No Prouni, por exemplo, é possível receber uma bolsa total ou parcial e a porcentagem é abatida das mensalidades durante toda a graduação.

Aqui na Anhanguera, você pode usar várias alternativas de bolsa EAD nas duas modalidades de ensino que, em algum nível, usam a metodologia:

  • a distância — em que os conteúdos são transmitidos totalmente online, com exceção das aulas práticas obrigatórias de determinados cursos;
  • semipresencial — em que os alunos frequentam o polo de ensino de uma a três vezes por semana, cursando o restante online.

Como conquistar a graduação online e de graça?

Para ter a chance de fazer cursos EAD gratuitos, saiba que é fundamental manter uma boa rotina de estudos para se dar bem na prova do Enem e outros vestibulares. Nesse caso, você deve se dedicar às disciplinas que têm maior dificuldade e montar um bom cronograma de estudos, detalhando quais conteúdos são prioridades.

Além disso, veja outras dicas importantes:

  • faça resumos;
  • monte grupo de estudos;
  • leia toda a parte conceitual das matérias;
  • faça muitos exercícios.

Quais são as possibilidades de bolsa e desconto?

Entre os tipos de bolsas de estudos, existem vários caminhos para quem deseja fazer cursos EAD gratuitos. Na Anhanguera, oferecemos diferentes opções para que você fique mais próximo de ingressar na graduação dos sonhos. Confira! 😍

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma boa opção para quem quer fazer um curso superior, mas está com dificuldades financeiras para pagar as mensalidades da graduação. Para se cadastrar, é necessário seguir um passo a passo. Veja:

  • faça a inscrição no vestibular;
  • participe do processo seletivo e seja aprovado;
  • apresente a documentação obrigatória;
  • faça o primeiro pagamento da mensalidade.

Bolsa Enem

Com a Bolsa Enem, você consegue conquistar um desconto de até 100% — muito bom, não é mesmo? Por meio da sua pontuação, é possível realizar o sonho de fazer um curso EAD gratuito sem precisar fazer a prova do vestibular.

Para participar dessa bolsa de estudo, é essencial seguir alguns critérios preestabelecidos, como tirar uma nota acima de 200 nas provas objetivas do Enem, não zerar a redação e fazer alguma edição do teste desde 2010.

Bolsa Transferência

Esse tipo de bolsa é dedicada para o estudante que já faz um curso em outra instituição de ensino, mas deseja estudar na Anhanguera. Caso consiga receber o benefício, você poderá conquistar um desconto de até 30% em cursos EAD.

Contudo, é importante saber que você pode perder a oportunidade caso tranque a matrícula, tudo bem? Para realizar o sonho de estudar em uma boa faculdade, é necessário levar alguns documentos na hora da matrícula, como:

  • conteúdo programático das disciplinas já cursadas;
  • histórico escolar atualizado;
  • atestado de vínculo com a instituição de origem.

Bolsa Primeiro Semestre

Outra alternativa que garante um bom desconto nas mensalidades é a Bolsa Primeiro Semestre. Ela é destinada aos calouros que decidem estudar tanto no formato de ensino EAD quanto presencial.

Aqui, é possível obter um desconto de até 20% durante todo o primeiro semestre de curso. Para isso, é importante entrar em contato com a unidade mais próxima e relatar o interesse pela bolsa.

Agora é com você!

Agora que já sabe como fazer cursos EAD gratuitos, saiba que você pode conquistar essa chance e ainda estudar em uma excelente instituição de ensino. Para isso, venha para a Anhanguera e tenha acesso a um aprendizado de excelente qualidade!

Gostou do post e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.