Fazer uma faculdade na área de tecnologia se tornou extremamente gratificante. Essa é uma das áreas que mais cresce no país e dá origem a profissões valorizadas no mercado de trabalho. Um bom exemplo é a carreira em DvOps! Os novos talentos do mercado de tecnologia já podem fazer o curso Tecnólogo de DevOps no ensino superior.
O recém-formado vai encontrar oportunidades de trabalho em empresas dedicadas à criação e à atualização de softwares. A tarefa do profissional é melhorar a produtividade da cadeia de produção, promovendo a colaboração entre as equipes de Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops) em Tecnologia da Informação.
No curso de graduação em DevOps, o aluno já pode experimentar os desafios centrais que o profissional enfrenta no mercado de trabalho e saber como usar as ferramentas da área. Quer saber mais? Confira mais detalhes sobre o curso no decorrer deste post.
Grade curricular
A matriz curricular de DevOps na Anhanguera é composta por matérias que envolvem Matemática, segurança digital, linguagem de programação, Lógica Computacional e Arquitetura de Dados.
Nos primeiros semestres, os alunos estudam os fundamentos e a matemática da área de DevOps. No segundo semestre em diante, as matérias aumentam o nível de capacidade técnica.
Abaixo, confira uma lista das principais matérias da grade curricular de DevOps.
- Algoritmos e Programação Estruturada;
- Análise e Modelagem De Sistemas;
- Análise Orientada a Objetos;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Atividade Complementar;
- Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards;
- Ed – Cultura Digital;
- Ed – Design Thinking;
- Ed – Marketing Digital;
- Ed – Mindset Ágil;
- Educação a Distância;
- Entrega e Implantação Contínua;
- Governança de Tecnologia;
- Infraestrutura Ágil;
- Integração Contínua;
- Linguagem de Programação;
- Linguagem orientada a Objetos;
- Lógica Computacional;
- Modelagem banco De Dados;
- Monitoramento e Indicadores;
- Optativa;
- Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
- Projeto de Software;
- Projeto Integrado;
- Qualidade e Automação de Testes;
- Redes e Sistemas Distribuídos;
- Segurança e Auditoria de Sistemas;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
Duração do curso
O curso é Tecnólogo, ou seja, possui uma duração menor do que uma graduação tradicional de Bacharelado. A graduação em DevOps tem duração de 4 semestres.
É uma formação profissional feita sob medida para quem busca uma capacitação rápida para uma área em crescimento do mercado de trabalho.
Habilidades desenvolvidas durante o curso
É esperado que o profissional de DevOps saiba usar ferramentas e metodologias para cumprir suas responsabilidades na cadeia de desenvolvimento de softwares. O mercado de trabalho de DevOps carece de pessoas com esse nível de capacidade técnica. Não à toa profissionais de tecnologia são tão valorizados.
Por conta desse contexto, o aluno formado em DevOps na Anhanguera sai completo e preparado para os principais desafios do mercado.
Veja, a seguir, o leque de habilidades desenvolvidas ao longo do curso:
- automatizar processos usando ferramentas de alto desempenho;
- buscar melhoria em infraestruturas de TI;
- usar dados para melhorar os resultados da equipe de Dev e Ops;
- agilizar a criação e atualização de softwares;
- colaborar com a estabilidade e confiabilidade de sistemas;
- criação e acompanhamento de indicadores e métricas de desempenho;
- implementação de ações para integrar processos de forma contínua.
Perfil do aluno
O curso de DevOps se destina, antes de qualquer coisa, a pessoas que gostam de tecnologia e têm um bom nível de familiaridade com assuntos da área. Se você tem algum conhecimento de linguagem de programação e demonstra ter bom raciocínio lógico, esse é o curso de graduação ideal para você! Bom, mas se não for esse, pode ser que encontre outra opção para construir carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistema!
Modalidade do curso
A faculdade de DevOps é oferecida na modalidade 100% online na Anhanguera. Todas as aulas, avaliações, atividades e interações com professores, colegas e tutores acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição.
Assim, o aluno não precisa se preocupar com despesas como transporte ou alimentação na rua. Além disso, fica mais fácil conciliar os horários de estudo com outros compromissos de rotina. Você consegue focar o seu crescimento profissional sem sair de casa!
Área de atuação depois do curso
A atuação em DevOps faz parte das novas profissões que surgiram no Brasil e no mundo advindas da transformação digital, quando a digitalização e automação de processos dentro das empresas se tornaram práticas comuns.
O recém-formado que atua na área DevOps trabalha no departamento de TI das empresas de tecnologia ou muito próximo dele.
Afinal, o que é DevOps? De forma simples, é um cargo responsável por criar atalhos que visem unificar os times de desenvolvimento e operações, tornando a cadeia de produção de softwares mais ágil e eficiente na tarefa de entregar qualidade para o usuário final.
É um desafio que envolve planejamento, gestão de equipes, monitoração e automação de etapas: codificação, compilação, teste, release, deploy, configuração etc.
Mas, além da atuação em DevOps, o profissional formado no curso também pode atuar em áreas de tecnologia paralelas, como programador, administrador de banco de dados e arquiteto da informação. Essas são áreas que geralmente são exploradas por profissionais formados nos cursos de Desenvolvimento.
Vantagens de estudar DevOps na Anhanguera
Ok, agora você entende melhor como funciona o curso de DevOps. O próximo passo é escolher uma instituição de ensino superior capaz de oferecer o que há de melhor em uma área tão específica essa.
Pensando nisso, separamos alguns diferenciais que fazem da Anhanguera sua escolha certa para se formar em DevOps. Dê uma olhada!
- Canal Conecta: os alunos da Anhanguera têm acesso exclusivo ao portal de empregabilidade com vagas de emprego e estágio na sua região;
- Trilhas de Carreira: atividades extracurriculares para desenvolver habilidades profissionais que as empresas tanto procuram em novos talentos;
- Habilidades digitais: certificações para colocar no currículo profissional e adquirir habilidades relacionadas à educação digital;
- Aula Destaque: aulas online exclusivas com profissionais bem-conceituados em várias áreas para você escutar dicas e tirar dúvidas.
Agora é com você: faça sua inscrição no vestibular!
As empresas estão atrás de profissionais realmente qualificados para ocupar as responsabilidades de DevOps. Então, se você tem o perfil necessário para começar nessa carreira, não perca tempo!
Aproveite para investir na sua formação profissional com o curso de DevOps. Faça agora sua inscrição online e gratuita no vestibular da Anhanguera!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?