7 curiosidades de Odontologia que você deve conhecer

curiosidades odontologia

Para aqueles que desejam ingressar na área, é interessante conhecer algumas curiosidades sobre Odontologia. Esse conhecimento apresenta detalhes da história desse ramo essencial para a saúde da sociedade. Podemos dizer também que conhecer essas informações é uma maneira leve e divertida de aprender sobre sua futura profissão.

Neste artigo, daremos maiores detalhes. Com certeza, as curiosidades sobre o curso de Odontologia aumentarão o desejo de iniciar uma graduação nesse universo fascinante. Sabe quando surgiu a primeira escova de dentes? Ou que a cárie, se não tratada, pode causar complicações bem sérias? Veja essas e outras informações a seguir!

A escova de dentes mais antiga data de 3 mil anos a.C.

Em uma tumba egípcia de 3 mil anos antes de Cristo foi encontrada o que se acredita ser a escova de dentes mais antiga do mundo. É um objeto simples feito de um pequeno ramo com a ponta que era desfiada até restarem apenas fibras. Como os egípcios conseguiam escovar os dentes com isso? Bem, teremos de usar a imaginação.

Porém, alguns manuscritos encontrados na antiga Babilônia sugerem que os habitantes dali utilizavam palitos de ouro para a higiene bucal. Essa “ostentação” aconteceu há mais de 3.500 anos antes de Cristo.

Embora isso indique que os Babilônios já usavam um tipo de escova de dente antes dos egípcios, estes últimos ganham o título de terem a escova de dentes mais antiga porque apresentaram para a posteridade um exemplar palpável.

As primeiras faculdades de Odontologia no Brasil datam do século 19

A primeira faculdade de Odontologia do mundo foi criada em 1840, nos Estados Unidos da América, e ficou conhecida como Baltimore College of Dental Surgery. O Brasil não ficou muito para trás, pois, em outubro de 1884, por decreto imperial, surgia o primeiro curso de Odontologia, que era ligado à faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Nessa época, os estudantes cursavam 3 anos de graduação e recebiam o título de cirurgião-dentista. Quando chegou o ano de 1911, o presidente Epitácio Pessoa separou o curso de Odontologia da faculdade de Medicina. Já em 1947, os estudantes de Odontologia passaram a estudar por 4 anos antes de receber o diploma de conclusão.

O curso de Odontologia está entre os mais procurados por estudantes

Por causa das diversas áreas da Odontologia, o curso é muito procurado por estudantes brasileiros. Uma vez que é possível ter um consultório particular, trabalhar em uma instituição odontológica privada ou pública. Entre as possibilidades de atuação, estão:

  • ortodontia;
  • odontopediatria;
  • clínico geral;
  • endodontia;
  • implantodontia;
  • odontologia legal;
  • odontogeriatria etc.

No Brasil, existem excelentes faculdades de Odontologia que formam profissionais de qualidade, caso da Anhanguera. Quando o estudante cursa uma graduação de alto nível educacional, fica bem mais fácil se destacar nessa área tão concorrida.

Outro benefício de nossos alunos é ter acesso a excelentes oportunidades por meio de um site especializado em empregos e estágios: o Canal Conecta.

O prêmio de maior dente humano já foi de um brasileiro

Não é qualquer acontecimento que entra para o livro dos recordes (Guinness Book), mas um dente que mede 5,2 centímetros não se encontra todo dia por aí, concorda? Esse “dentão” foi extraído de um brasileiro por um dentista da cidade de Ilicínea, Minas Gerais, em agosto de 2009.

Essa notícia chegou aos “ouvidos” do Guinness Book, que resolveu incluir o dente na lista de recordes do ano de 2011. Com certeza, o dentista teve bastante trabalho e uma boa dose de profissionalismo para tirar esse dente, mas valeu muito a pena.

Os dentes têm tudo para serem considerados ossos, mas não são

Muita gente acha que os dentes são considerados ossos, mas estão enganados. Vamos combinar que existe semelhança entre o osso e o dente na estrutura, na resistência, na coloração e na grande quantidade de cálcio. Porém, se olharmos mais de perto, notamos muitas diferenças também.

Uma delas está na composição. No caso dos dentes, inclui: o esmalte, a dentina e a polpa dentária. Já os ossos são formados por tecido ósseo e células. Outra diferença é a capacidade de regeneração que existe no osso, por causa do colágeno e de proteínas, mas não nos dentes. No entanto, os dentes ganham em resistência se comparados aos ossos.

Apesar de não serem ossos, os dentes têm uma classificação bem distinta: são considerados órgãos do corpo humano. Curioso, não acha? Para entender melhor o motivo disso, só fazendo uma graduação e descobrir tudo sobre Odontologia.

A parte mais dura do corpo humano são os dentes

Tem um ditado que diz: “Fulano é osso duro de roer”. Se quisermos, podemos trocar osso por dente, pois também é duro de roer. Como assim? Lembra que, no tópico anterior, falamos que os dentes são mais resistentes que os ossos? Por isso, os especialistas dizem que o dente é a parte mais dura do corpo humano.

Na verdade, não é o dente em si que é altamente resistente, mas o esmalte que o recobre. A razão é que esse tecido tem uma grande quantidade de minérios, sendo esse o segredo da dureza do dente. Que bom! Ninguém gostaria de ter dentes que quebrem por qualquer motivo.

A cárie parece inocente, mas só parece

Normalmente, ligamos a cárie à infância, porque é bem comum entre as crianças — sendo o alto consumo de doces a principal razão. Por isso, esse problema dental assume uma postura inocente no imaginário coletivo. Porém, é algo sério e muito perigoso.

Um dos motivos é a possibilidade de causar ataques cardíacos. Isso acontece porque a cárie é uma infecção causada por bactérias que, ao ser disseminada na corrente sanguínea, pode chegar ao coração.

Que tal começar uma graduação de Odontologia?

Diante de tantas curiosidades, é fácil perceber que a área de Odontologia tem muita história para contar. Sem dúvidas, quem escolhe essa carreira tem diante de si grandes oportunidades. Vale a pena ingressar nessa graduação e vivenciar tudo o que a Odontologia tem a oferecer.

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer curiosidades sobre Odontologia? Quer fazer a melhor graduação nessa área? Então, aproveite e se inscreva no vestibular da faculdade Anhanguera!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.