9 dicas de compreensão e interpretação de texto no trabalho

interpretacao-de-texto

Uma boa comunicação escrita é crucial para transmitir ou captar informações de todos os tipos. Portanto, a existência de falhas na interpretação de textos faz com que uma mensagem passe a ser entendida de forma equivocada.

Problemas como esse podem ser graves, principalmente quando ocorrem dentro de um ambiente profissional. Isso porque geram confusão no entendimento de prontuários, documentos, e-mails, artigos e outros materiais importantes, prejudicando a vida de pessoas ou de instituições.

Assim, se você busca dicas de como se dar bem no trabalho, precisa aprimorar a habilidade de assimilar informações por meio de textos escritos. Esse cuidado é crucial para qualquer indivíduo inserido no mercado, independentemente da área em que atua ou do perfil que apresenta.

Pronto para começar? Veja 9 táticas eficientes para aplicar no seu dia a dia profissional:

  1. crie o hábito da leitura;
  2. mantenha um dicionário por perto;
  3. preste atenção em cada palavra da frase;
  4. grife as palavras que você não conhece;
  5. leia o conteúdo duas ou mais vezes;
  6. faça breves resumos do texto;
  7. explique o que acabou de ler;
  8. faça mapas mentais;
  9. leia e faça exercícios de interpretação de texto de vestibulares.

O que é interpretação de texto?

Para início de conversa, vamos entender o que queremos dizer com a expressão “interpretação de texto” e por quais motivos ela pode ser tão difícil.

A interpretação de texto é a capacidade de entender o que as palavras de um texto significam em determinado contexto e de construir sentidos para elas.

Mas cuidado, porque leitura e interpretação são coisas diferentes. Você pode ler um texto, mas não conseguir interpretá-lo, caso não atribua sentido ao que acabou de ler. A interpretação é um passo além da simples leitura de um texto.

Quando uma pessoa é alfabetizada, consegue decodificar as palavras. No entanto, ao interpretar um texto, é possível ir além dessa decodificação. Afinal, conseguimos criar relação entre as palavras, entender o contexto que as liga e perceber como o tom da linguagem e a escolha do vocabulário podem afetar o sentido mais geral do texto.

Quando uma pessoa não consegue interpretar um texto, na maioria dos casos, há algum problema no texto, como falta de coesão, falta de coerência, erros gramaticais ou linguagem informal/formal inadequada para o contexto.

Imagine, por exemplo, receber um e-mail do seu supervisor comunicando um erro no relatório, mas em um texto repleto de gírias de determinada região do país. Você poderá sentir dúvidas ao interpretar o e-mail, principalmente se não conhecer o vocabulário.

Mas a dificuldade de interpretação também pode estar com o leitor. Esse é um problema comum e que, infelizmente, pode colocar em xeque a credibilidade da pessoa, principalmente quando isso acontece em relações corporativas. A dificuldade em compreender textos geralmente está ligada à falta de hábito de leitura.

Como fazer interpretação de texto?

Agora, vamos ao que mais interessa! Separamos 9 táticas para você começar hoje mesmo a mudar sua relação com o entendimento dos textos.

1. Crie o hábito da leitura

Essa é uma das ações mais básicas para treinar a interpretação de texto. Afinal, só conseguimos aprimorar um exercício após um bom período de prática. O problema é que a rotina das pessoas anda tão corrida que, muitas vezes, falta tempo para atividades prolongadas de leitura.

Nesse sentido, é importante manter livros, revistas e até conteúdos digitais sempre à mão, de modo a conseguir ler um pouco a cada dia. Vale a pena, inclusive, encontrar um local confortável para fazer isso. Assim, a experiência ficará agradável e poderá virar um hábito.

Você também pode aproveitar os intervalos do trabalho ou alguns minutos de sua folga — após o expediente ou aos finais de semana — para fazer leituras. Procure sempre variar os temas/assuntos para estimular o cérebro e familiarizar-se com diferentes estilos de linguagem.

2. Busque o significado de um termo desconhecido

Outra estratégia eficaz para melhorar sua capacidade de interpretação de texto é consultar o significado de termos desconhecidos. Isso acontece, principalmente, em ambientes corporativos, que utilizam jargões de áreas específicas, como consultórios de advocacia ou agências de marketing.

Não tenha receio de buscar explicações para aquelas palavras que geram alguma dúvida ou dificultam o entendimento das frases. Você pode simplesmente “dar um Google” e pesquisar no celular o significado de um termo.

Outra opção é o dicionário, um excelente recurso para você manter por perto nessas horas. Você pode levar um exemplar para o seu local de trabalho e usá-lo como instrumento de apoio às leituras. Essa dica funciona para todos os tipos de emprego, viu?

Se achar mais prático, você pode consultar versões digitalizadas. Assim, terá diversas opções de dicionários online (incluindo ferramentas de sinônimos e antônimos) para analisar a partir da tela do próprio celular, do computador ou de outro dispositivo.

3. Preste atenção em cada palavra da frase

Não importa se você treinou bastante a leitura: apenas passar os olhos sobre um texto nem sempre é suficiente para compreender a mensagem. Nessas situações, a chance de confundir seu pensamento e repassar as ideias de forma errônea aumenta.

Tudo piora quando o assunto é complexo ou extenso, resultando em parágrafos longos e repletos de informação. Para combater a falta de foco, divida o texto em blocos e preste atenção aos detalhes de cada trecho, anotando possíveis palavras-chave e dados relevantes.

4. Grife as palavras que você não conhece

Outra estratégia de interpretação de texto é marcar trechos ou termos desconhecidos, principalmente se você estiver lendo textos longos. No caso de um texto impresso, há a opção de usar um marca texto para destacar os termos. Caso você esteja lendo em uma tela, busque a funcionalidade de marca texto digital.

Ao final, você pode voltar aos trechos para pesquisar o significado dos termos desconhecidos e entendê-los em cada contexto. Com o dicionário ou o Google em mãos, confira a descrição de termos mais difíceis.

Ao longo do tempo, isso facilitará a memorização de conceitos, siglas e demais dados — tática bastante usada por estudantes que precisam aprimorar a interpretação de texto a fim de estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

5. Leia o conteúdo duas ou mais vezes

Ler com pressa não funciona na maioria dos casos, mas nem sempre a rotina profissional permite que você se debruce sobre um único assunto por muito tempo. Uma saída, portanto, é fazer duas ou mais leituras em ritmos distintos, de modo a fixar as ideias e entendê-las rapidamente.

A primeira etapa pode ser uma leitura mais ágil, sem pausas. Ela permitirá a identificação de pontos centrais e de orientações que precisam ser respeitadas, por exemplo. Já as leituras posteriores devem ser um pouco mais lentas, de modo que facilitem a captação do sentido de cada frase.

Tenha em mente que a paciência para exercer atividades é uma das habilidades profissionais mais desejáveis em diversas áreas. Além de favorecer a comunicação e a capacidade de adaptação no ambiente de trabalho, também contribui para uma melhor compreensão e interpretação de texto.

6. Faça breves resumos do texto

Grifar e anotar as principais ideias enquanto faz leituras é uma ótima maneira de assimilar conteúdos. Não é à toa que esse é um dos truques mais populares entre os estudantes de graduação. Portanto, praticá-lo no trabalho também fará com que você tenha bons resultados na interpretação de texto na faculdade.

Além de elaborar resumos com as próprias palavras e estilo de escrita, você pode lançar mão das paráfrases. Elas consistem em trechos reformulados a partir dos parágrafos originais e têm como objetivo facilitar a compreensão de uma frase ou de um grande bloco de texto.

Para produzi-las, você deve substituir termos ou expressões difíceis por palavras que já compõem o seu vocabulário. Apenas tome o cuidado de fazer isso sem alterar demais a estrutura do artigo base. Dessa forma, será capaz de adaptar o texto para torná-lo mais claro e didático.

7. Explique o que acabou de ler

Quem sabe se expressar tem uma das qualidades profissionais mais valorizadas por empresas de diversas áreas. Felizmente, é possível exercitar essa capacidade e, ao mesmo tempo, usá-la como instrumento para a compreensão de assuntos apresentados em materiais de trabalho.

Para começar, você pode elaborar esquemas, circular frases importantes e resumir trechos mais difíceis em um papel. Em seguida, leia o que foi anotado e faça uma pausa para refletir sobre cada enunciado. Uma dica é falar o que pensa em voz alta, questionando determinadas ideias e explicando tudo para si.

Esse exercício funciona melhor quando ocorre em ambientes tranquilos e livres de distrações. Portanto, sempre que possível, para colher bons resultados, escolha um espaço silencioso. Outra possibilidade é apresentar o assunto a um colega de trabalho e compartilhar diferentes pontos de vista.

8. Faça mapas mentais

Já ouviu falar sobre os mapas mentais? Esse é um instrumento para quem deseja montar resumos mais dinâmicos, criativos e coloridos.

O mapa mental é um diagrama utilizado para organizar as informações de uma maneira visual. Você pode usar um mapa para estudar, organizar tarefas ou estruturar um planejamento, por exemplo.

No centro de todo mapa mental, é preciso colocar o objetivo ou a ideia central. É dessa ideia que partem outras informações associadas a ela.

9. Leia e resolva exercícios de interpretação textuais de vestibulares

Interpretação textual é um assunto cobrado em praticamente todo vestibular no Brasil. Felizmente, muitas provas estão disponíveis em formato digital, junto com as fichas de resposta. As últimas edições do Enem, por exemplo, podem ser encontradas facilmente na internet.

Resolver as questões de Linguagens é uma excelente maneira de avaliar como está seu desempenho em ler e interpretar textos. Portanto, separe um tempinho na sua agenda para resolver um conjunto de exercícios sobre textos e ver como você se sai.

É isso, esperamos que goste das dicas. Viu como há várias maneiras de aprimorar sua capacidade de compreensão e interpretação de texto? Então, aproveite para agregar mais esse diferencial à sua lista de habilidades. Pode ter certeza de que, aplicando nossas dicas, sua rotina profissional só terá mudanças positivas.

Agora, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas que têm o mesmo objetivo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 278

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.