Veja como começar a estudar para o Enem na prática

como começar a estudar para o enem

A ansiedade é um dos fatores que mais atrapalham os candidatos que não sabem como começar a estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova exige muita dedicação, e ficar perdido é bem comum.

Porém, é importante não se desesperar e conseguir organizar o tempo para ter um resultado positivo no exame. Afinal, estamos falando de conquistar uma vaga no curso superior dos seus sonhos, certo?

Se você quer conferir boas dicas, continue acompanhando este post que a Anhanguera preparou e coloque-as em prática quanto antes para arrasar no dia do Enem!

Fique de olho no edital do Enem

Essa é uma etapa importante e deixada de lado por muitos candidatos. O edital é como um manual do Enem, sendo a principal fonte de informação para quem deseja saber todos os detalhes. Além disso, apesar da constância de algumas características da prova, pode ser que surjam novidades a cada edição.

Logo, ler o edital completo e com atenção é essencial para entender como o exame funciona. Assim que ele for divulgado pela organização, não deixe de cumprir essa tarefa mesmo que já esteja estudando.

Alguns dos pontos que precisam estar no seu radar são: assuntos cobrados, critérios de avaliação, que dia sai a nota do Enem e como se comportar no dia da prova. Tenha tudo isso com clareza na sua mente!

Coloque a casa em ordem para os estudos

É difícil ser produtivo no meio da bagunça, concorda? Muitos estudantes ainda não perceberam isso, mas a organização faz toda a diferença para ter bons resultados — tanto de tempo quanto do espaço físico para estudar.

Então, colocar a casa em ordem é necessário para não se sentir perdido ou ter que gastar minutos valiosos do seu dia com outras tarefas que não sejam sua prioridade no momento. Ou seja, mantenha tudo organizado e, principalmente, procure deixar seu ambiente de estudos sempre pronto para a “batalha”.

Deixe os materiais arrumados e escolha um local adequado para estudar, sem se render às distrações de casa. Acredite: a organização vai ser um fator favorável para o seu rendimento.

Organize a sua agenda focando o Enem

Falando em organização, saber administrar o seu tempo nesse período de preparação para o Enem é indispensável. Por isso, começar a estudar quanto antes é o ideal para conseguir conciliar várias atividades nesse período.

Como todos os estudantes têm tarefas que vão além do compromisso de estudar, a agenda precisa ser bem pensada para não correr o risco de perder o foco. Estabeleça um horário para dormir e acordar todos os dias que permita manter uma boa rotina de estudos, sem deixar o descanso de lado.

Mapear todas as suas atividades diárias é o ponto de partida para descobrir seu tempo disponível e montar uma agenda produtiva. Faça como um médico que determina intervalos para atender seus pacientes e saiba o que fazer em cada espaço de tempo do seu dia.

Estabeleça um cronograma

Depois de organizar sua agenda, é hora de planejar a parte dos estudos. Pensando em todos os tópicos que você precisa aprender ou revisar até o dia da prova, divida o seu tempo entre eles.

A dica para ter um cronograma que facilite seu desempenho é descobrir quais táticas funcionam melhor para você. Por exemplo, se prefere alternar as matérias estudadas em cada período ou não. Há quem prefira seguir um único assunto e também os estudantes que gostam de revezar para não ficarem muito esgotados com um tema durante um intervalo de tempo maior.

Vale pensar no seu cronograma a cada mês ou semana, já que fazer isso todos os dias pode atrapalhar um pouco. Com o planejamento de estudos para o Enem pronto, esforce-se ao máximo para cumprir toda a programação.

Pegue dicas com quem já passou

Milhões de pessoas fazem essa prova todos os anos e, com certeza, você conhece algumas que já passaram por essa experiência. Embora cada um tenha um perfil diferente, as dicas de outros estudantes podem ajudar muito no seu sucesso.

Pergunte aos seus conhecidos ou até mesmo busque na internet dicas de quem já passou por essa fase. Busque saber sobre conteúdos que mais caem no Enem, métodos de estudo eficazes e erros que não devem ser repetidos.

Muitas ideias podem não ter passado pela sua cabeça, e boas recomendações são sempre úteis, não é mesmo? Aproveite todas elas e adapte sua rotina para ter um desempenho cada vez melhor.

Fique por dentro dos assuntos mais importantes

Além de estudar as disciplinas cobradas na prova, ficar por dentro de tudo o que está acontecendo é muito importante. As questões do Enem costumam abordar temas atuais, sem contar que é fundamental ter bons argumentos para a redação.

Nesse caso, sua missão é manter-se informado sobre as notícias pelos meios que preferir: internet, televisão, cursos, livros, conversas, revistas e jornais etc.

O que importa é buscar fontes de conteúdo confiáveis e fazê-lo todos os dias. Após conferir as informações, busque fazer uma reflexão a respeito de cada uma delas para exercitar a construção do seu pensamento crítico. Outra dica é treinar para a prova de redação escrevendo sobre assuntos relevantes aleatórios, o que vai ajudar tanto no desenvolvimento da sua escrita quanto da argumentação.

Mantenha suas metas e objetivos

As recomendações de montar uma agenda e um cronograma de estudos são ferramentas de gestão que funcionam bem melhor quando você determina metas. Isto é, pense nos seus objetivos e nas atitudes que vão fazer com que eles sejam alcançados, levando em conta que cada dia é uma oportunidade de estar mais perto deles.

Ter um bom resultado no Enem e ingressar na faculdade dos sonhos vai exigir muita disciplina. Esse é mais um motivo para definir metas diárias e se comprometer a segui-las. Não desista antes de bater cada uma delas e lembre-se sempre das suas motivações para não desanimar no meio do caminho!

Pronto para começar os estudos para o Enem?

No fim das contas, passar por um processo seletivo é realmente um grande desafio. Só que agora você já sabe algumas dicas de como começar a estudar para o Enem e deve aproveitá-las para turbinar sua preparação para a prova!

Se o seu foco no momento é fazer um curso superior e construir sua carreira, faça nosso quiz para descobrir a área de atuação ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content