Como se dar bem no trabalho? 10 passos para se destacar na empresa

comosedarbemnotrabalho10passosparasedestacarnaempresa

Se você quer construir um plano de carreira de sucesso, precisa se destacar na empresa por sua regularidade técnica e comportamental. Em outras palavras, para se dar bem no trabalho, é necessário demonstrar confiança e seus diferenciais todos os dias, e não somente em situações isoladas, não é mesmo?

Apesar de não ser difícil de explicar, colocar esse conceito na prática, colher resultados (como ser promovido) e reconhecimentos dos gestores não é tão simples e exige algumas mudanças de atitudes e de estratégias. Quer conhecer algumas delas? Fizemos uma lista essencial do que você precisa. Confira.

1. Seja pontual

Pontualidade em empresas com controle de ponto é fundamental, mas não para ter um registro no computador, e sim para que os gestores percebam sua regularidade e saibam que podem confiar em você para acompanhar e participar de projetos relevantes.

Já outras empresas têm adotado o horário flexível, considerando que cada um de seus funcionários tem um estilo de trabalho e, por consequência, performance diferente.

Mas isso não significa que você pode chegar cada dia em um horário, ou fazer uma carga horária menor do que a previamente acertada. Por isso, combine sua jornada de trabalho e esteja sempre disponível para a empresa nesse intervalo.

2. Mostre proatividade

Proatividade não é o mesmo que cometer insubordinação ou não respeitar as etapas do processo, que isso fique claro! Mas existem várias atitudes que podem ser realizadas pelo profissional sem que ele tenha sido requisitado.

Percebeu uma recorrência de reclamação dos clientes em uma loja? Que tal fazer uma análise dos motivos e criar uma solução?

Alguns relatórios precisam ser fechados e dependem da equipe? Que tal se oferecer para dedicar um dia inteiro de trabalho na execução?

Mostrar proatividade significa querer encontrar soluções para problemas. Seguindo essa linha, todas as suas atitudes de proatividade só enriquecerão sua marca pessoal.

3. Tenha atenção ao dress code da empresa

O dress code (código de vestimenta) da empresa não é um mero detalhe e precisa ser seguido. É claro que você não precisa perder seu estilo pessoal, mas no geral, é importante manter uma sintonia com o mercado.

Empresas de tecnologia e startups geralmente são mais descontraídas. No entanto, escritórios de advocacia costumam ser mais formais, por conta dos outros órgãos e das entidades da Justiça que costumam frequentar.

4. Construa seu branding pessoal

Qual é a sua marca pessoal? Como deseja que seus gestores e seus colegas enxerguem você? Com essa projeção, é possível trabalhar seu branding pessoal, criar uma boa reputação e, principalmente, fazer com que ela se propague pela organização. Lembrando que esse desenvolvimento deve ser contínuo para o sucesso da carreira.

5. Seja cordial com todos

Respeito e cordialidade não são requisitos para nenhuma vaga no mercado de trabalho. Sabe o motivo? Porque são atitudes esperadas de qualquer pessoa, seja nas relações dentro da empresa, seja na sua vida pessoal.

E, acredite, elas são observadas e valorizadas. Um profissional educado e cordial no ambiente de trabalho gera empatia e facilita a execução das tarefas e dos processos em equipe.

6. Assuma a posição de facilitador

Você não precisa ser o líder ou o gestor de uma equipe para ajudar a controlar seu bom relacionamento. Para isso, basta assumir a posição de facilitador, favorecendo a resolução de conflitos e negociando questões de forma pacífica e agregadora.

Essa é outra característica da cordialidade. Ela não significa que você deve abrir mão da sua opinião ou de seus direitos, mas sim que deve promover e participar de discussões objetivas, bem como de reuniões produtivas e valiosas para todos os participantes.

7. Mostre abertura para o trabalho em equipe

Existem várias formas de se trabalhar em equipe, sabia? Algumas empresas montam o chamado squad, que é um time com profissionais de áreas e de níveis hierárquicos distintos para, juntos, criarem uma solução.

Em outros casos, a empresa trabalha com múltiplos times em uma mesma área. Seja qual for a formação, mostrar abertura e disposição para o trabalho em equipe é essencial para se mostrar útil à empresa e também para vivenciar experiências de aprendizado.

Ou seja, você vai aprender mais trabalhando em equipe, mostrando seus diferenciais para outros profissionais e fazendo networking interno. São muitos benefícios, não é mesmo?

8. Foque o aprendizado contínuo

É muito importante sempre buscar novos conhecimentos, seja nas experiências de trabalho, seja na formação acadêmica. Uma graduação, por exemplo, pode trazer novas oportunidades de crescimento.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual graduação fazer para complementar seu currículo, uma boa dica é fazer um teste como o giro de profissões, que mistura suas características e preferências pessoais com diversas áreas do conhecimento.

Outra dica é buscar graduação ou especialização que dê para conciliar com seu horário de trabalho, como as opções de curso de ensino a distância (EAD) e semipresencial. Aqui na Anhanguera, você conta ainda com o modelo semipresencial.

9. Peça feedback e reflita sobre ele

Buscar o aprendizado contínuo é muito importante para trabalhar melhor, mas além dos conhecimentos técnicos, também é preciso ter uma atenção voltada para seu desenvolvimento comportamental.

Para isso, nada melhor do que o feedback de seus gestores e de seus colegas de trabalho. Se a empresa tem essa rotina, aproveite esse momento para escutar quais pontos necessitam de desenvolvimento e peça dicas de como fazê-lo.

Porém, se essa não é uma prática da empresa, sempre que possível, peça confirmação sobre a eficiência do seu trabalho, dicas de como ser mais produtivo e estratégico para o negócio, seja para seu gestor, seja para o seu colega de trabalho. Clientes também podem dar feedbacks sobre a qualidade do seu serviço, por isso, não deixe de escutá-los, ok?

10. Esteja atento às oportunidades do mercado

Além de se destacar na empresa, você também precisa estar atento às movimentações e às oportunidades do mercado.

É claro que você precisa oferecer o máximo de sua performance enquanto estiver trabalhando para uma organização, mas muitas vezes, surge no mercado uma oportunidade compatível com sua área profissional. Por isso, acompanhe sites como o Canal Conecta a fim de identificar novas possibilidades para sua carreira.

Com essas atitudes e estratégias pessoais, você consegue se destacar na empresa ainda durante seu estágio, inclusive. Isso poderá garantir sua contratação e o início de uma carreira de sucesso no mercado.

Gostou dessas dicas para se dar bem no trabalho? Então, continue estudando outras boas práticas para se tornar um profissional desejado. Curta nossa página do Facebook e receba novos conteúdos na sua timeline.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content